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Vantagens de criar conteúdos evergreen para seu blog

3 de August de 2022
Vantagens de criar conteúdos evergreen para seu blog<

Se você possui um blog, provavelmente já ouviu falar sobre conteúdos evergreen, mas caso nunca tenha visto este termo na vida, chegou o momento de aprender sobre este conceito tão importante para o seu site.  

 

Os conteúdos evergreen são aqueles que se mantêm interessantes para os leitores ao longo do tempo, ou seja, que não é perecível, é um conteúdo que permanece sempre no interesse de determinados usuários. 

 

Por exemplo, uma empresa de consultoria recrutamento e seleção entende que um artigo dando dicas de como fazer um bom currículo sempre estará em alta, afinal de contas, sempre existem pessoas a procura de vagas de emprego e de como fazer um currículo da maneira correta. 

 

O termo surgiu do Inglês, “evergreen”, que significa “perene”, ou seja, “perpétuo”. Você pode publicar esse conteúdo sobretudo no blog de e-commerce da sua marca com o objetivo de atrair mais clientes.

 

Esse tipo de conteúdo é diferente das notícias e atualidades, por exemplo, as quais perdem o interesse do leitor quando aquele tema sai de cena, fazendo com que mais ninguém procure esse determinado tipo de conteúdo após um tempo. 

 

Desse modo, ao invés de ser passageiro, os conteúdos evergreen são duradouros e atemporais, podendo ser consumido de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. 

 

Seja uma empresa que presta consultoria contábil para empresas ou até mesmo uma agência de comunicação, os conteúdos evergreen prometem auxiliar na otimização de processos e atração de novos clientes para a marca. 

 

Além disso, vale ressaltar que os conteúdos evergreen são otimizados com as técnicas SEO para otimizar as buscas orgânicas feitas nos maiores buscadores do mundo como o Google, Bing e Yahoo, entre outros. 

 

SEO é a sigla para o termo Search Engine Optimization, que em portuguese significa Otimização dos Mecanismos de Busca, ou seja, trata-se de um conjunto de estratégias que ajudam o seu site a construir um bom posicionamento e relevância dentro dos buscadores. 

 

Os conteúdos evergreen seguem esse conjunto de estratégia, o que, consequentemente, faz com que o seu site seja visto com bons olhos pelos algoritmos do Google e obtenha um ótimo desempenho para atrair novos usuários. 

 

Ademais, esses tipos de conteúdos também são atualizados com periodicidade. Isso, por sua vez, os torna mais relevantes, gerando cada vez mais visitas de novos usuários em seu site.

 

Os conteúdos evergreen também são muito versáteis, podendo ser utilizados tanto por um site de distribuidora de carnes nobres ou até mesmo por uma escola infantil, basta ser criativo e pensar bem em um conteúdo atemporal dentro do seu segmento. 

 

Em resumo, o evergreen apresenta as funções, as maneiras corretas de uso, os recursos e conceitos ideias para o seu segmento de mercado. Dentro de um e-commerce, o tema tratado pode ser tanto um produto quanto um serviço, oferecendo espaço para todos os tipos de negócios.

 

Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para te ajudar a entender um pouco mais sobre as vantagens dos conteúdos evergreen e como eles podem ajudar a sua marca a crescer ainda mais no digital.  

Aprenda a criar conteúdos evergreen 

Os conteúdos evergreen estão longe de ser materias super complexo de se produzir, isso porque, é possível até mesmo reutilizar outros conteúdos do seu site ou blog para colocar esse conceito em prática. 

 

Por exemplo, vamos imaginar que uma empresa de consultoria em gestão de empresas produziu um artigo dando cinco dicas de como fazer a gestão de uma empresa no segmento de beleza, mas esse conteúdo foi postado há cinco anos. 

 

Porém, não há como negar que em cinco anos muitas coisas acontecem e mudam, não é mesmo? Sem contar que há sempre empreendedores atrás de dicas de gestão para tornar sua empresa um lugar ainda melhor. 

 

Dentro deste cenário, entendemos que nem sempre é preciso produzir exatamente um conteúdo novo e do zero, porque não reaproveitar aquele que foi feito há anos atrás? Já pensou nisso? 

 

Pois bem, é justamente aqui que entra o conceito do conteúdo evergreen, que também defende a ideia da reutilização de conteúdos antigos, para que você atualize os usuários com novas informações e consiga transmitir algo novo a eles. 

 

Claro que criar conteúdos novos sobre a sua empresa de produtos veganos, por exemplo, também é uma ótima pedida, desde que seja um conteúdo atemporal no qual as pessoas possam obter algo novo independente do tempo que passe. 

 

Assim sendo, torna-se ainda mais simples trabalhar com conteúdo evergreen, podendo reutilizar textos antigos e ainda atrair novos clientes para a sua marca através de uma mensagem de qualidade e ajuda para eles. 

Vantagens dos conteúdos evergreen 

Para te provar ainda mais o quanto os conteúdos evergreen são bons para o seu site, selecionamos algumas das diversas vantagens que eles podem oferecer para você. Confira:

Boa performance nos mecanismos de busca

Uma das principais vantagens de fazer um conteúdo completo está relacionada ao poder que eles terão a longo prazo. Isso significa que, o que é publicado hoje, poderá ser pesquisado e encontrado durante muito tempo.

 

Por exemplo, uma padaria que possua um site de vendas na internet sabe que sempre existirão pessoas atrás de um pão francês congelado para assar, portanto, um conteúdo voltado para esse produto se mantém ativo aos usuários por muito tempo.

 

Sem falar que, ao deixar seus conteúdos bem completos e otimizados para o Google, isso  gerará mais visitas para seu site, aumentando sua autoridade perante o buscador e fazendo com que mais pessoas acabem lendo outros conteúdos publicados.

Autoridade no assunto

Assim que você se aprofunda em um determinado segmento e entende bem sobre ele, trazendo informações que ninguém do mesmo nicho além de seu site traz, isso lhe dá autoridade no assunto.

 

Quando uma pessoa pesquisa sobre um determinado tema, é possível que ela encontre diversos conteúdos iguais. Principalmente se for relacionado a algo novo no mercado ou uma tendência que todos desejam.

 

Portanto, quando você abordar esse assunto de uma maneira técnica e trazendo informações relevantes que deixem seu conteúdo mais rico, sua marca é vista como uma autoridade nesse segmento e esse conteúdo poderá ser visto por milhares de pessoas com o passar do tempo. 

Backlinks 

Quanto mais autoral e completo for o conteúdo da sua fábrica de isolante térmico ou seja qual for o seu negócio, maiores são as chances de outros sites fazerem menção a ele, ou seja, criando links e uma relevância para sua marca.

 

Obter backlinks é importante não só pelo ponto de vista de influência da sua marca, como também de autoridade e relevância perante o Google. 

 

Isso acontece porque as chances que seu conteúdo possui de aparecer nos primeiros resultados de busca aumentam conforme maior for o número de outros sites que apontam para o seu.

Mais leads 

Os leads podem ser entendidos como usuários que realizam alguma ação perante a sua marca e, a partir disso, podem ser identificados como possíveis clientes, ou seja, pessoas que possuem interesse no seu serviço ou produto. 

 

Essas ações variam bastante, mas algumas das mais comuns dentro de um site são:

 

  • Assinar uma newsletter;
  • Solicitar contato;
  • Preencher formulário;
  • Deixar um e-mail ou número para contato;
  • Colocar um produto no carrinho de compras;
  • Favoritar algo no site, entre outros. 

 

Os conteúdos evergreen também auxiliam no aumento de leads para o seu site, além de converter leads em fiéis clientes da sua marca.

 

Essas são apenas algumas das diversas vantagens que os conteúdos evergreen podem trazer para o seu negócio, fazendo apenas um contudo trazer imensos benefícios por muito tempo.  

Veja como não datar seus conteúdos

Quando falamos sobre não datar os conteúdos, nos referimos a deixá-los com uma data específica de postagem, pois assim você conseguirá atualizá-los sempre que desejar ou precisar. 

 

Um site de impressão em chapa de acrílico pode utilizar datas concretas para a publicação de seus conteúdos. Por exemplo, ao invés de colocar que o conteúdo foi postado ontem, você pode colocar exatamente a data na qual ele foi postado, com mês e ano. 

 

Além disso, é recomendado evitar alguns termos como: “atualmente”, “nos dias de hoje” e outros que deem a entender que aquele conteúdo só seria útil exatamente na época em que foi lançado. 

 

Ações simples como essas mencionadas acima fazem toda a diferença para que os usuários, ao lerem esse conteúdo, saibam que ele serve para todo e qualquer tipo de momento, sendo útil e valioso para todos.  

 

Dessa maneira, é possível contar com conteúdo que serão sempre úteis para os seus usuários e que renderam ótimos resultados para a sua empresa, independente de quanto tempo se passe. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.