Trends

Como conseguir empréstimo para autônomo? Online é seguro?

10 de December de 2020
Como conseguir empréstimo para autônomo? Online é seguro?<

Se você está procurando sobre como conseguir empréstimo para autônomo, esse post é para você!

As empresas especializadas em empréstimo online para autônomos estão crescendo cada vez mais no mercado financeiro, apoiando empreendedores em busca de soluções para conseguir capital de giro, investir na ampliação do negócios ou sobreviver a um momento de crise. 

Mas empréstimo online é seguro? Essa é uma das dúvidas frequentes dos autônomos em busca de crédito.

Isso porque mesmo sendo uma alternativa menos burocrática que as instituições financeiras tradicionais, com custo efetivo total (CET) menor e taxas acessíveis, exige atenção em relação a fraudes por parte de pessoas de má fé que aplicam golpes usando a internet. 

Mas se você realmente tiver cuidado e seguir os passos que vamos ensinar nesse post, vai aprender como conseguir empréstimo para autônomo com segurança.

Grande parte do sucesso na empreitada de um empréstimo é escolher bem a instituição financeira. Continue lendo e aprenda como fazer uma transação segura e ter acesso aos benefícios dessa modalidade.

Empréstimo online é seguro? Prós e contras da modalidade

O primeiro passo de como conseguir empréstimo para autônomo é analisar a situação financeira da sua empresa para não se equivocar em relação a quando fazer um empréstimo.

A crise que o Brasil enfrenta em 2020 devido a pandemia da Covid-19 foi o gatilho para muitos autônomos e PMEs decidirem recorrer ao empréstimo para manter seus negócios durante o período de recessão econômica. 

Mas outros momentos importantes para o desenvolvimento como a compra de um novo equipamento ou maquinário, ampliação de estoque para um período de vendas estratégico também são cenários onde o empréstimo é um importante apoio.

Com um fluxo de caixa organizado, é possível incluir a parcela do empréstimo para autônomo nas despesas sem afetar o planejamento financeiro.

Assim, cria-se um cenário positivo com um plano de crescimento baseado em planos que vão ajudar a empresa a vender e lucrar mais

Prós do empréstimo online

Com o financeiro organizado, alguns prós que reforçam que o empréstimo online é seguro para autônomos são:

  • poder conseguir empréstimo para autônomo usando o computador ou o celular, sem precisar ir pessoalmente à sede da instituição financeira. Você faz tudo pelo site oficial do credor na internet;
  • outra vantagem de fazer o processo online é que as empresas que atuam nesse segmento, chamadas de fintechs de capital de giro, conseguem oferecer taxas e juros de operação mais amigáveis, resultando em um custo final menor; 
  • rapidez na análise de risco de crédito; 
  • agilidade também para receber o dinheiro depois que o crédito é aprovado (existem empresas que concluem o processo em até 72h).

Contras do empréstimo online

Diantes desses benefícios, com o que é preciso se preocupar na hora de estudar as possibilidades de como conseguir empréstimo para autônomo usando a internet?

O contra que acende o alerta vermelho neste caso é não ter certeza se empréstimo online é seguro.

Como destacamos no início do post, existem empresas e pessoas que usam a internet para aplicar golpes, e não é possível descartar essa realidade. 

Da mesma forma que você tem cuidado e, às vezes, até receio de fazer uma compra em uma loja online, é preciso ter a mesma atenção com empréstimo para autônomos fraudulentos. 

Saiba quais são os principais fatores para ficar de olho e conseguir empréstimo para autônomo seguro e confiável.

9 fatores para conseguir empréstimo empresarial confiável

Existem alguns processos bem práticos de como conseguir empréstimo para autônomo e conduzir sua solicitação com segurança, passando longe de golpes.

O primeiro ponto é que toda instituição financeira, independentemente de ter um endereço físico ou operar apenas online, precisa ser registrada no Banco Central

Cheque no link acima se a empresa consta entre os cadastrados e também no rodapé do site da instituição sobre a qual está pesquisando. 

Esse cadastro garante que a empresa segue as leis nacionais para a concessão de crédito e que não cobram taxas abusivas, por exemplo. 

Listamos a seguir mais detalhes sobre como conseguir empréstimo para autônomo online com segurança:

  1. não pague antecipado nenhuma taxa ou parcela antes de a empresa credora liberar o empréstimo. As empresas apresentam o plano de pagamento antes da aprovação e ele só começa depois que o montante é liberado. Fique atento!;
  2. antes de dar a confirmação final, analise toda a papelada, principalmente quais taxas e juros estão sendo cobrados, além do custo efetivo total que corresponde ao valor que você terá de devolver com juros e as correções; 
  3. não forneça dados sigilosos da empresa. Se a instituição financeira precisa analisar sua conta bancária, por exemplo, entre em contato com o banco para verificar qual o procedimento para conceder a análise;
  4. dessa forma, nunca forneça a senha que autoriza transferência, apenas as que permitem acesso a conta;
  5. não compartilhe os números do seu cartão de crédito;
  6. não faça negociações de empréstimo online pelo WhatsApp;
  7. verifique na barra de endereços (www) do site da empresa no navegador se existe o desenho de um cadeado. Se sim , a empresa possui um site legítimo e tem um certificado digital que garante a segurança dos dados nas transações;
  8. se exigir informações demais é um alerta, precisar de solicitações de menos para  conseguir empréstimo para autônomo também é. Análise de histórico de crédito é um item, por exemplo, que todas as instituições financeiras pedem; 
  9. verifique a reputação da empresa no site Reclame Aqui.

Como conseguir empréstimo para autônomo?

Com as instruções acima, como conseguir empréstimo para autônomo online é seguro e pode ser o caminho para manter seu negócio ativo e superar momentos de crise interna ou do mercado.

Para não perder o passo do seu planejamento, utilize ferramentas de gestão financeira para pequenas empresas que facilitam o controle do que sai e do que entra do caixa.

A partir do momento que você consegue o empréstimo, precisa honrar o compromisso com as parcelas para preservar seu score de crédito no mercado.

Outra dica importante para quem é empreendedor autônomo ou MEI em tempos de crise é acompanhar as ações do governo para ajudar os negócios em cenários desfavoráveis.

Assim, você pode estudar em quais despesas vai economizar temporariamente, qual suporte vai conseguir e assim solicitar o empréstimo no valor necessário.

Gostou das dicas de conseguir empréstimo para autônomo?

Então quando se trata de como conseguir empréstimo para autônomo é preciso entrar em contato com uma empresa de crédito online:

  • que é segura;
  • que oferece tempo viável de pagamento;
  • que trabalha com taxas e juros menores;
  • seja ágil na liberação do empréstimo.

Fique atento a esses fatores e invista no crescimento do seu negócio. Bos sorte!

Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas para empreendedores digitais em busca de capital de giro.