Credit as a Service: o que é e como funciona essa modalidade de crédito?
Para conseguir investir no crescimento do próprio negócio, muitos empreendedores precisam recorrer a linhas de crédito, especialmente em se tratando de pequenas e médias empresas.
Dados de um levantamento da McKinsey mostram que, desde 2017, houve um crescimento médio 15% ao ano na concessão de crédito para PMEs. Até o terceiro trimestre de 2021, o montante já era de R$ 350 bilhões em empréstimos.
Nesse cenário, o modelo de Credit as a Service (CaaS) vem ganhando força. Trata-se de um alternativa para contração de crédito personalizado e que atenda a demandas específicas.
O CaaS é uma tendência que deve se consolidar ainda mais nos próximos anos. E, para que você não fique por fora disso, elaboramos aqui um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre Credit as a Service no Brasil.
Convidamos você a continuar a leitura para descobrir:
- O que é Credit as a Service?
- Como funciona o serviço de Credit as a Service white label?
- Quais são as vantagens do modelo de Credit as a Service no Brasil?
- Que cuidados tomar ao contratar uma plataforma white label de Credit as a Service?
O que é Credit as a Service – CaaS?
Podemos definir o que é Credit as a Service (CaaS) como uma modalidade de contratação de linhas de crédito sob medida, considerando as necessidades específicas de quem solicita esse serviço.
A tecnologia serve como base para o CaaS. Uma fintech (nome dado às startups que oferecem serviços financeiros a partir de recursos tecnológicos) desenvolve uma plataforma de Credit as a Service white label para que outras empresas possam oferecer serviços de crédito para os seus clientes por meio dessa plataforma.
Ou seja, o Credit as a Service é uma modalidade em que a empresa busca oferecer soluções de crédito personalizadas e exclusivas.
Veja também: O que é uma fintech white label? Como escolher a melhor?
Como funciona o serviço de Credit as a Service white label?
O funcionamento do Credit as a Service no Brasil é bastante simples. Como bem mencionamos no tópico anterior, o CaaS é um serviço que opera em uma plataforma white label.
Assim, a empresa interessada em incorporar em seu portfólio o serviço de concessão de empréstimo online contrata essa plataforma já pronta.
Na prática, isso significa que a empresa não precisa desenvolver uma plataforma do zero e dispor de uma infraestrutura tecnológica própria para oferecer linhas de crédito personalizadas aos seus clientes.
É importante ressaltar que o Credit as a Service é uma modalidade de serviço que não se restringe a empresas financeiras. Negócios de qualquer segmento, como varejo e e-commerce, podem investir em uma plataforma de CaaS para fazer operações de empréstimo sob medida para a sua base de clientes.
Resumindo, o serviço de Credit as a Service funciona assim:
- Uma fintech desenvolve uma plataforma de CaaS white label;
- Uma empresa contrata essa plataforma pronta e insere a sua marca;
- Os clientes tem acesso a linhas de crédito customizadas oferecidas por essa empresa contratante pela plataforma white label.
Quais são as vantagens do modelo de Credit as a Service no Brasil?
A modalidade de Credit as a Service pode ser bastante vantajosa tanto para a empresa que incorpora esse serviço no seu portfólio como para os clientes que ela atende.
Confira abaixo quais são as principais vantagens do Credit as a Service:
Experiência positiva para os clientes
A qualidade da experiência que as empresas oferecem para seus clientes é determinante para sua competitividade. Tendo isso em vista,o serviço de Credit as a Service contribui para uma experiência positiva, uma vez que a solução de crédito é pensada sob medida.
Aumento nas vendas
O fácil acesso a linhas de crédito exclusivas e personalizadas pode ser um incentivo para que seus clientes façam mais compras na sua loja. Além disso, a boa experiência favorece o retorno de clientes e o marketing boca a boca, o que impacta no aumento das vendas.
Maior retenção e fidelização dos clientes
O Credit as a Service também tem como vantagem o aumento na retenção e na fidelização dos seus clientes, pois promove o estreitamento das relações entre a empresa e a sua base e gera maior confiança.
Riscos sob controle
A tecnologia utilizada para fornecer o CaaS permite ter acesso a dados importantes sobre os seus clientes. Dessa forma, é possível fazer análises mais detalhadas antes de conceder o empréstimo. Isso ajuda a manter os riscos de inadimplência e fraude sob controle.
Que cuidados tomar ao contratar uma plataforma white label de Credit as a Service?
Apesar das vantagens que citamos acima, é preciso que você tome alguns cuidados caso queira contratar uma plataforma de CaaS white label. Procure ficar atento aos seguintes pontos antes de oferecer Credit as a Service:
Inadimplência dos clientes
Antes de contratar uma plataforma white label de Credit as a Service, você deve considerar o índice de inadimplência dos seus clientes. Para se ter uma ideia, dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 29,6% das famílias brasileiras estão inadimplentes.
Segurança de dados
Outro ponto que você precisa levar em consideração ao contratar uma plataforma de CaaS é a segurança de dados. É muito importante que as informações pessoais e financeiras dos seus clientes sejam preservadas, evitando vazamentos e eventuais fraudes.
Escolha uma plataforma que tenha rígidos protocolos de segurança.
E então, ficou claro para você como funciona o Credit as a Service para empresas?
Se você pensa em inserir o CaaS no portfólio de serviços da sua empresa, saiba que a Gyra+ pode te ajudar. Essa fintech de capital de giro especializada em empréstimo online para micro, pequenos e médios empreendedores desenvolveu uma ferramenta de Credit as a Service: o Toolbox.
Pelo Toolbox da Gyra+, é possível:
- realizar análises de crédito ultravelozes
- ter acesso a múltiplos parâmetros de risco,
- trabalhar com algoritmos de machine learning treinados para reduzir o risco da sua operação;
- fazer integrações além do Open Finance, e muito mais.
Agende uma demonstração gratuita do Toolbox e entenda como essa ferramenta funciona na prática.