Business

Como ser empreendedor bem-sucedido no mundo digital?

18 de December de 2021
Como ser empreendedor bem-sucedido no mundo digital?<

Principalmente, em tempos difíceis como o que vivemos em decorrência da Covid-19, muitos brasileiros veem no empreendedorismo digital uma oportunidade para melhorarem de vida ao abrirem seu próprio negócio.

De acordo com relatório do Global Entrepreneurship Monitor de 2020/2021, a taxa de brasileiros que afirmaram terem a intenção de começar o seu empreendimento nos próximos três anos teve um aumento bastante significativo, de 30% em 2019 para 53% em 2020.

No entanto, a pergunta que não quer calar: como ser empreendedor de sucesso na era digital, em que a competitividade está muito mais acirrada?

Embora não haja uma “receita de bolo” de como ser empreendedor, há algumas habilidades e práticas que podem ajudar você nessa jornada. Assim, depois de ler este artigo, você saberá:

  • O que é empreender e como ser empreendedor?;
  • Como ser um empreendedor digital?;
  • Como ser empreendedor de sucesso no meio digital?;
  • Práticas que contribuem para o sucesso do empreendedor digital.

O que é empreender e como ser empreendedor?

A resposta para o que é empreender passa pelo conceito de empreendedorismo, que foi popularizado pelo economista autríaco Joseph Schumpeter com base em sua Teoria da Destruição Criadora, que data da década de 1950.

Em seu artigo intitulado “A Resposta Criativa na História Econômica” (no original: The Creative Response in Economic History), o autor afirma que o agente do empreendedorismo, o empreendedor, tem como sua “característica definidora simplesmente o fazer de coisas novas ou o que já está sendo feito de uma nova maneira (inovação)”. 

Nesse sentido, se ser empreendedor envolve o fazer de coisas novas ou algo que já estava sendo feito com uma nova abordagem, empreender está diretamente ligado a inovar. 

Segundo o Manual de Oslo, Schumpeter propôs uma relação de vários tipos de inovações, que se configuram como oportunidades a partir das quais os empreendedores podem atuar:

  • introdução de um novo produto ou mudança qualitativa em produto existente;
  • inovação de processo que seja novidade para uma indústria;
  • abertura de um novo mercado;
  • desenvolvimento de novas fontes de suprimento de matéria-prima ou outros insumos;
  • mudanças na organização industrial.

Mas, como isso se traduz na prática no cenário contemporâneo do empreendedorismo digital? É o que veremos na sequência! 

Como ser empreendedor digital?

O empreendedorismo por si só envolve aplicar inovação para criar um novo produto ou melhorar um existente, inovar um processo, abrir um novo mercado, desenvolver novas fontes de suprimento ou mudar a organização da indústria. Já o empreendedorismo digital engloba  tudo isso e  vai além, uma vez que se utiliza das tecnologias disponíveis no ambiente conectado. 

Assim, a internet e suas ferramentas digitais abriram oportunidades antes inimagináveis para empreendedores e o público em geral. Do ponto de vista dos serviços digitais que emergiram com a internet, há três categorias principais prevalecentes, que podem se sobrepor: 

  1. serviços pagos pelo usuário: quando o fluxo de receita é gerado a partir do pagamento dele pelo acesso ao serviço digital; 
  2. serviços de solução de problemas: concede aos usuários acesso a ferramentas digitais úteis para problemas específicos, podendo ser serviços pagos pelo usuário ou gratuitos; 
  3. serviços que conectam consumidores e fornecedores: representados por muitos serviços diferentes, em que o objetivo é conectar o consumidor com o fornecedor de uma nova forma.

Fintechs, como a Zoop, surgiram  nesse cenário conectado, muitas delas, criando novos mercados ao oferecerem serviços que resolvem problemas e atendem às necessidades dos consumidores.

Como ser empreendedor de sucesso no meio digital?

Para saber, de fato, como ser empreendedor de sucesso, é fundamental antes entender que  esse tema envolve habilidades e práticas que devem ser levadas em consideração por  todos os tipo de negócio que desejam ser relevante na internet

Quais são elas? Continue a leitura e descubra!

Invista em marketing digital 

Não basta ter um produto ou desenvolver um serviço sem uma boa base de clientes. E uma das formas de se atrair consumidores no meio digital é por meio de conteúdo. 

Por isso, é preciso que você saiba (ou tenha na sua equipe alguém que saiba) o que são e como aplicar Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Marketing (SEM) e Social Media Marketing (SMM) ao seus conteúdos. 

A partir desses processos, é possível construir uma presença online robusta do seu negócio em termos de classificação nos mecanismos de busca como o Google e, assim, atingir um público que se engaje com a sua marca.

Seja criativo  

Ser um empreendedor de sucesso envolve ser criativo, no sentido de criação e curadoria de conteúdo. Isso é fundamental para cativar o público e atraí-lo para o site ou página de mídia social do seu negócio. Quer você escreva um blog ou um roteiro de vídeo, esse material deve ser atraente. 

Assim, no ambiente digital, é importante que você  aprenda habilidades de redação e edição para criar um conteúdo que instigue e encante o seu público, podendo convertê-los em seus clientes no futuro.

Não se esqueça das habilidades analíticas

Analisar dados é muito importante para aprender com eles sobre o movimento do público, seus interesses, assim como dados demográficos e tendências de mídia social. 

O Facebook e o Instagram fornecem análises em sua página de negócios. Já para entender o tráfego do seu blog ou site, cadastre-se na ferramenta gratuita do Google Analytics e sincronize com a sua URL. 

Com base na leitura dos dados, você vai poder aprender o que está dando certo e manter o curso do negócio ou poderá repensar práticas que não estejam funcionando bem. Importante manter constante o processo de aprendizagem e tomada de decisões a partir disso. 

Além dessas habilidades e conhecimentos acerca de como criar um conteúdo para encantar e engajar o público, que em última instância, fará com que o seu negócio seja relevante no ambiente da internet, há algumas práticas que irão ajudá-lo a ser um empreendedor digital bem-sucedido. 

Leia também:

Práticas que contribuem para o sucesso do empreendedor digital

Os empreendedores em geral e os digitais, em particular, precisam de rotinas para economizar tempo, estarem atualizados em seu setor e se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente conectado. 

Embora, como mencionado anteriormente, não haja uma fórmula mágica para fazer com que o seu negócio online tenha sucesso da noite para o dia, existem certas semelhanças entre as pessoas que criaram negócios digitais com sucesso nas últimas décadas, cujas práticas apresentamos a você:

  1. Construa sistemas: é crucial criar sistemas que funcionem a seu favor e garantam que você não se esqueça de nada importante. Ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Trello, podem ajudá-lo a organizar tarefas, colaborar com equipes e ter uma boa visão geral dos projetos em andamento.
  1. Identifique o que funciona e repita: essa prática consiste em descobrir o que funciona e repeti-lo até encontrar algo que funcione ainda melhor. Por exemplo, se as manhãs são a hora mais produtiva do seu dia, é melhor você usar esse tempo para realizar as tarefas essenciais do seu negócio. O mesmo vale para projetos e plataformas.
  1. Peça ajuda: a maioria dos modelos de negócios digitais é complexo e é impossível ser um especialista em tudo. Construir um negócio digital bem-sucedido e escalável requer mais de uma ou duas competências. Por isso, grandes empreendedores digitais se cercam de grandes mentes que amplificam e completam seu conjunto de habilidades.
  1. Priorize sua saúde: embora seja comum aos novos empreendedores sacrificar sua saúde e seu corpo para trabalhar mais horas, essa prática pode acabar sendo prejudicial cedo ou tarde. Empreendedores digitais eficazes sabem que um corpo saudável leva a uma mente afiada e a resultados de alta qualidade.

VisualizarAtualizarAdicionar título

Principalmente, em tempos difíceis como o que vivemos em decorrência da Covid-19, muitos brasileiros veem noempreendedorismo digital uma oportunidade para melhorarem de vida ao abrirem seu próprio negócio.

De acordo com relatório do Global Entrepreneurship Monitor de 2020/2021, a taxa de brasileiros que afirmaram terem a intenção de começar o seu empreendimento nos próximos três anos teve um aumento bastante significativo, de 30% em 2019 para 53% em 2020.

No entanto, a pergunta que não quer calar: como ser empreendedor de sucesso na era digital, em que a competitividade está muito mais acirrada?

Embora não haja uma “receita de bolo” de como ser empreendedor, há algumas habilidades e práticas que podem ajudar você nessa jornada. Assim, depois de ler este artigo, você saberá:

  • O que é empreender e como ser empreendedor?;
  • Como ser um empreendedor digital?;
  • Como ser empreendedor de sucesso no meio digital?;
  • Práticas que contribuem para o sucesso do empreendedor digital.

O que é empreender e como ser empreendedor?

A resposta para o que é empreender passa pelo conceito de empreendedorismo, que foi popularizado pelo economista autríacoJoseph Schumpeter com base em sua Teoria da Destruição Criadora, que data da década de 1950.

Em seu artigo intitulado “A Resposta Criativa na História Econômica” (no original: The Creative Response in Economic History), o autor afirma que o agente do empreendedorismo, o empreendedor, tem como sua “característica definidora simplesmente o fazer de coisas novas ou o que já está sendo feito de uma nova maneira (inovação)”. 

Nesse sentido, se ser empreendedor envolve o fazer de coisas novas ou algo que já estava sendo feito com uma nova abordagem, empreender está diretamente ligado a inovar. 

Segundo o Manual de Oslo, Schumpeter propôs uma relação de váriostipos de inovações, que se configuram comooportunidadesa partir das quais os empreendedores podem atuar:

  • introdução de um novo produto ou mudança qualitativa em produto existente;
  • inovação de processo que seja novidade para uma indústria;
  • abertura de um novo mercado;
  • desenvolvimento de novas fontes de suprimento de matéria-prima ou outros insumos;
  • mudanças na organização industrial.

Mas, como isso se traduz na prática no cenário contemporâneo do empreendedorismo digital? É o que veremos na sequência! 

Como ser empreendedor digital?

O empreendedorismo por si só envolve aplicar inovação para criar um novo produto ou melhorar um existente, inovar um processo, abrir um novo mercado, desenvolver novas fontes de suprimento ou mudar a organização da indústria. Já o empreendedorismo digital engloba  tudo isso e  vai além, uma vez que se utiliza das tecnologias disponíveis no ambiente conectado. 

Assim, a internet e suas ferramentas digitais abriram oportunidades antes inimagináveis para empreendedores e o público em geral. Do ponto de vista dos serviços digitais que emergiram com a internet, há três categorias principais prevalecentes, que podem se sobrepor: 

  1. serviços pagos pelo usuário: quando o fluxo de receita é gerado a partir do pagamento dele pelo acesso ao serviço digital; 
  2. serviços de solução de problemas: concede aos usuários acesso a ferramentas digitais úteis para problemas específicos, podendo ser serviços pagos pelo usuário ou gratuitos; 
  3. serviços que conectam consumidores e fornecedores: representados por muitos serviços diferentes, em que o objetivo é conectar o consumidor com o fornecedor de uma nova forma.

Fintechs, como a Zoop, surgiram  nesse cenário conectado, muitas delas, criando novos mercados ao oferecerem serviços que resolvem problemas e atendem às necessidades dos consumidores.

Como ser empreendedor de sucesso no meio digital?

Para saber, de fato, como ser empreendedor de sucesso, é fundamental antes entender que  esse tema envolvehabilidades e práticas que devem ser levadas em consideração por todos os tipo de negócioque desejam ser relevante na internet

Quais são elas? Continue a leitura e descubra!

Invista em marketing digital 

Não basta ter um produto ou desenvolver um serviço sem uma boa base de clientes. E uma das formas de se atrair consumidores no meio digital é por meio de conteúdo. 

Por isso, é preciso que você saiba (ou tenha na sua equipe alguém que saiba) o que são e como aplicar Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Marketing (SEM) e Social Media Marketing (SMM) ao seus conteúdos. 

A partir desses processos, é possível construir uma presença online robusta do seu negócio em termos de classificação nos mecanismos de busca como o Google e, assim, atingir um público que se engaje com a sua marca.

Seja criativo  

Ser um empreendedor de sucesso envolve ser criativo, no sentido de criação e curadoria de conteúdo. Isso é fundamental para cativar o público e atraí-lo para o site ou página de mídia social do seu negócio. Quer você escreva um blog ou um roteiro de vídeo, esse material deve ser atraente. 

Assim, no ambiente digital, é importante que você  aprenda habilidades de redação e edição para criar um conteúdo que instigue e encante o seu público, podendo convertê-los em seus clientes no futuro.

Não se esqueça das habilidades analíticas

Analisar dados é muito importante para aprender com eles sobre o movimento do público, seus interesses, assim como dados demográficos e tendências de mídia social. 

O Facebook e o Instagram fornecem análises em sua página de negócios. Já para entender o tráfego do seu blog ou site, cadastre-se na ferramenta gratuita do Google Analytics e sincronize com a sua URL. 

Com base na leitura dos dados, você vai poder aprender o que está dando certo e manter o curso do negócio ou poderá repensar práticas que não estejam funcionando bem. Importante manter constante o processo de aprendizagem e tomada de decisões a partir disso. 

Além dessas habilidades e conhecimentos acerca de como criar um conteúdo para encantar e engajar o público, que em última instância, fará com que o seu negócio seja relevante no ambiente da internet, há algumas práticas que irão ajudá-lo a ser um empreendedor digital bem-sucedido. 

Leia também:

Práticas que contribuem para o sucesso do empreendedor digital

Os empreendedores em geral e os digitais, em particular, precisam de rotinas para economizar tempo, estarem atualizados em seu setor e se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente conectado. 

Embora, como mencionado anteriormente, não haja uma fórmula mágica para fazer com que o seu negócio online tenha sucesso da noite para o dia, existem certas semelhanças entre as pessoas que criaram negócios digitais com sucesso nas últimas décadas, cujas práticas apresentamos a você:

  1. Construa sistemas: é crucial criar sistemas que funcionem a seu favor e garantam que você não se esqueça de nada importante. Ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Trello, podem ajudá-lo a organizar tarefas, colaborar com equipes e ter uma boa visão geral dos projetos em andamento.
  2. Identifique o que funciona e repita: essa prática consiste em descobrir o que funciona e repeti-lo até encontrar algo que funcione ainda melhor. Por exemplo, se as manhãs são a hora mais produtiva do seu dia, é melhor você usar esse tempo para realizar as tarefas essenciais do seu negócio. O mesmo vale para projetos e plataformas.
  3. Peça ajuda: a maioria dos modelos de negócios digitais é complexo e é impossível ser um especialista em tudo. Construir um negócio digital bem-sucedido e escalável requer mais de uma ou duas competências. Por isso, grandes empreendedores digitais se cercam de grandes mentes que amplificam e completam seu conjunto de habilidades.
  4. Priorize sua saúde: embora seja comum aos novos empreendedores sacrificar sua saúde e seu corpo para trabalhar mais horas, essa prática pode acabar sendo prejudicial cedo ou tarde. Empreendedores digitais eficazes sabem que um corpo saudável leva a uma mente afiada e a resultados de alta qualidade.
  5. Conte com poucas fontes, mas de qualidade, para se manter atualizado: é crucial manter-se atualizado sobre as últimas notícias sem perder muito tempo, percorrendo as páginas de notícias e feeds de mídia social. Por isso, escolha algumas fontes que melhor se adaptem ao seu negócio para fazer disso uma prática diária.

Agora  você já sabe como ser um empreendedor, certo? Porém, não basta ler esse conteúdo, é preciso ir a fundo e mergulhar no aprendizado para não ficar para trás! Em relação a isso, podemos te ajudar! 

No blog da Fintech, temos conteúdo atualizado sempre, como esse post sobre dicas para obter sucesso financeiro em seu negócio

Busque por artigos como esse no nosso blog e assine a nossa newsletter para não perder nada!