Criptomoedas

Bitcoins: o que é e como funciona este mercado

6 de January de 2022
Bitcoins: o que é e como funciona este mercado<

Algum tempo atrás começou a surgir um assunto no mercado que, embora fosse de conhecimento de poucas pessoas, aos poucos foi ganhando seu espaço, e hoje em dia, os Bitcoins estão no imaginário das pessoas, mesmo que nem todas saibam o que elas são.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar o conceito de Bitcoins, o que elas são, como surgiram no mercado, qual o real interesse das pessoas em torno delas, e algumas curiosidades e informações adicionais.

A tecnologia e a internet tem andado lado a lado para fornecer uma vida melhor e novas facilidades para toda a sociedade, e conforme as coisas estão acontecendo, pode-se dizer que com muito sucesso, principalmente nos últimos anos.

Até mesmo a ideia de esteira para movimentação de cargas mudou, e hoje em dia, existem diversos softwares de gestão que as reconfiguram e verificam velocidade, peso e diversos outros aspectos que podem ser essenciais para a maior efetividade da mesma.

Sendo assim, é normal dizer que novas formas de negociação, novos modelos de negócio e estratégias de marketing podem surgir com o tempo.

Uma das coisas que ambas ajudaram a promover e criar, foi o conceito de criptomoedas, conhecidas também como as famosas Bitcoins.

Seja para ser aplicadas em curso pratico de piloto privado ou em outras possibilidades de negócios, as Bitcoins têm ganhado o mercado em uma grande velocidade e, a cada dia que passa, sua influência em tais modelos cresce e desenvolve novas e melhores formas de negociar.

Mas para entrar nesse mundo sem entender o que elas são e qual é, de fato, a sua funcionalidade, faria com que a empresa ou pessoa não entendesse a fundo tudo que as envolvem e como até mesmo empresas que trabalham com filtro de água industrial podem ser afetadas por elas.

Mas, pensando nisso, qual a real ideia das Bitcoins? Elas podem ser compradas, vendidas ou criadas? Qual a sua funcionalidade e porque tantas empresas as buscam cada vez mais? Qual é o seu diferencial e porque seu conceito ganhou tanta força quando surgiu no mercado?

A resposta dessas e de muitas outras perguntas pode ser encontrada nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor desenvolvido, além de explorar algumas informações muito úteis que podem ajudar a melhor administrar seu negócio de adesivo para placa de ACM.

O conceito de Bitcoins

Antes de mais nada, é importante entender o que são Bitcoins e como eles impactam a indústria e o mercado de trabalho em si.

Bitcoins são criptomoedas, também conhecidas como moedas virtuais, que podem ser utilizadas para comprar, vender e comercializar itens e serviços na internet ou em lojas físicas que aceitem elas como moeda de troca.

Elas foram as primeiras moedas digitais da história, surgindo em 2009 em meio a uma crise econômica. 

Desde então, não saíram de circulação e são utilizadas nos mais diversos comércios, desde grandes logísticas até mesmo na compra e venda de balão de gás hélio personalizado.

Porém, sua maior característica e vantagem é ela ser totalmente descentralizada, ou seja, não possui órgão ou governo regulamentarização que influencia no seu uso, fazendo com que seu uso seja livre e que não exista, ao menos diretamente, taxas ou impostos altos sobre a mesma.

Por usar o sistema de criptografia, como o próprio nome já diz, criptomoedas, as transações são asseguradas e feitas de forma anônima, não passando dados pessoais das marcas para nenhum governo ou cliente, sendo muito útil para compra e venda de serviços ou produtos, mesmo para algo simples, como lacre de segurança void.

Além disso, ao trabalharem para resolver os problemas, os computadores passam por um longo processo de mineração que, ao ser finalizado, é conquistado um bloco de bitcoins.

Alguns benefícios e vantagens podem ser usufruídos então ao utilizar tais moedas. 

Podemos destacar, por exemplo:

  • Anonimato nas transações;
  • Sem interrupção ou mediação de governos ou organizações;
  • Fácil transporte de bitcoins;
  • Tecnologia e dinheiro do futuro;
  • Alta segurança digital.

Claro que outros benefícios podem ser destacados, mas esses são os principais. E agora, para ficar por dentro de tudo e saber como utilizá-las em seu serviços de controle de acesso digital, confira algumas informações e curiosidades das criptomoedas.

  1. Alta oscilação

Embora seja uma moeda virtual, ainda estamos falando de dinheiro e, portanto, é comum que a moeda oscile dentro do mercado no qual é utilizada. A diferença é que esse valor pode ser alterado em até 20% durante o dia.

Muitos investidores se aproveitam disso para investir dinheiro no Day Trade, mas cuidado, da mesma forma que você pode lucrar muito, pode acontecer de perder seu dinheiro.

  1. Ótimo para investidores arriscados

Por causa da sua alta oscilação, muitos investidores mais arriscados, que gostam de sentir o risco e poder ganhar muito, os Bitcoins podem ser excelentes para esse perfil de investidor.

Dessa forma, posteriormente, ela pode ser utilizada até mesmo para comprar organizações ou produtos líderes em brindes empresariais personalizados.

  1. Muitas possibilidades

Por ser um mercado em constante crescimento e expansão, a era digital chegou para ficar e para ser aprimorada com o passar dos anos, e as Bitcoins podem ser fundamentais para se ganhar vantagem e sair na frente, encontrando diversas possibilidades e probabilidades de negócios em seu caminho.

  1. Muito acessível

Outra característica de enorme vantagem das criptomoedas é a sua acessibilidade, possibilitando que a sua contagem vá até a oitava casa decimal, facilitando e muito transações e possibilitando que o investidor tenha mais opções na hora de comercializar seus produtos.

  1. Mercado ativo 24 horas

Se tem uma coisa que tanto investidores quanto donos de empresas adoram quando o assunto são as bitcoins é o seu mercado ativo durante o dia todo. Não é todo lugar que o mercado fica operando durante 24 horas nos 7 dias da semana.

Seja por meio de aplicativo da web ou transferências, as bitcoins possibilitam negociações a qualquer horário do dia, criando uma gama de oportunidades.

  1. Ativo deflacionário

Pode-se dizer que embora incrivelmente importantes e importantes para o mercado, as bitcoins são um ativo deflacionário. Em outras palavras, não existirão criptomoedas para sempre, afinal, possuem um limite de quantas podem ser mineradas.

No final, existirão em torno de 21 milhões de criptomoedas no mundo.

  1. O famoso “ouro digital”

Diversos analistas classificam a criptomoeda ao Ouro Digital, por ser fácil de ser transportada, fácil de ser verificável e por não possuir nenhum governo diretamente atrelado ao seu comércio.

  1. Diferencial para a carteira da empresa

Embora possua alta oscilação, o Bitcoin é um verdadeiro diferencial para as carteiras empresariais por causa da pouca influência da cotação em seu valor, fazendo com que sua variância seja mínima em tempos de crise econômica, ou ao menos, seja bem menos impactada por ela.

  1. Investimentos a valores mínimos

Conforme dito anteriormente ao longo do texto, o Bitcoin pode ser dividido até a oitava casa decimal. Isso significa que, diferente de moedas padrões, é possível comprar uma parcela mínima da criptomoeda e utilizá-las como forma de pagamento e negociações.

Isso é uma verdadeira revolução de como o mercado funciona, fazendo com que os mais diversos valores possam ser investidos, podendo utilizá-las, inclusive, como complemento de compra ou venda de itens.

  1. Oferece a possibilidade de Day Trade

O Day Trade nada mais é do que a compra de algo e a venda no mesmo dia, fazendo com que o investidor consiga lucrar com as oscilações que acontecem no mercado no decorrer do período de 24 horas. 

Podemos dizer que a maior vantagem desse tipo de investimento é fazer com que as negociações alavanquem e aumentem cada vez mais, podendo fazer com que parte da renda de um negócio ou pessoa seja baseada nesses investimentos.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou o que são as Bitcoins, como elas funcionam, como o mercado trabalha com elas, contextualizando seus conceitos e ideias, além de explorar 10 informações e curiosidades sobre as mesmas que podem ser essenciais na hora de investir nas criptomoedas.

O simples fato de serem fáceis de comercializar, transportar e os diversos benefícios que as mesmas trazem, conforme descritos ao longo do texto, nos fazem pensar qual o próximo passo da tecnologia e quando surgirá uma nova moeda que fará com que as Bitcoins sejam menos relevantes.

Mas, por hora, utilizemos o conhecimento referente às atuais e comece a estudar como adquirí-las, caso essa for a sua vontade. 

De fato, as mesmas oferecem diversas oportunidades e, com tão poucas no mundo, pode ser que valha muito a pena ter algumas em sua posse.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.