Entenda se a Bitso é confiável e saiba tudo sobre a exchange

As criptomoedas estão com tudo. Hoje, quase todo mundo conhece alguém que compra cripto e, nas notícias, vemos pessoas famosas dos negócios entrando nessa também. Só que é um mundo novo e, aí, muita gente se pergunta como começar com criptomoedas com segurança e como saber se uma exchange é confiável.

Para te ajudar, aqui vamos falar sobre a Bitso, que chegou ao Brasil em dezembro de 2020 e abriu suas portas virtuais para o público no primeiro semestre de 2021.

A Bitso é uma exchange de criptomoedas internacional, com foco de atuação na América Latina. No mercado há mais de 7 anos, o foco dessa corretora é a segurança de seus clientes: a ideia é que você tenha um ambiente tranquilo para operar com ativos digitais e possa confiar no serviço. Vamos explicar melhor.

Como a Bitso funciona?

Para você saber se a Bitso é confiável, o primeiro passo é entender como ela funciona. Como o foco dessa exchange é justamente ter sua confiança, conhecer o processo da Bitso pode te ajudar.

A Bitso é uma plataforma em que você pode comprar, vender, guardar, enviar e receber ativos digitais.

Para começar a usar os serviços da exchange, o primeiro passo é se registrar na plataforma – pode ser tanto pelo site da corretora de cripto quanto pelo app (disponível para Android e iOS). 

  1. Criando sua conta na Bitso

Acessando o site ou o aplicativo da Bitso, para se registrar e criar sua conta, você precisa inserir seus dados: nome, e-mail, telefone celular, dentre outros. Também é necessário declarar se você é PEP (pessoa politicamente exposta) – isso faz parte do processo de segurança, para garantir um ambiente que mereça sua confiança.

Ao terminar o cadastro, você vai chegar aos termos de uso: para prosseguir, é preciso aceitar, como em qualquer serviço. Aí, em seu e-mail, você receberá um código de verificação para ativar a conta e poder configurar seu PIN mobile de acesso ao app. Se estiver fazendo esse processo do celular, em seguida, também pode já configurar o acesso por impressão digital.

  1. Meios de pagamento

Com a conta criada, é necessário fazer um depósito para começar a comprar e vender criptomoedas.

Na Bitso, para você se sentir confortável, é possível iniciar com um depósito de R$25 apenas, que você pode fazer via PIX ou TED. É importante ressaltar que esse depósito precisa ser feito a partir de uma conta bancária com o mesmo titular da conta na Bitso. Mais um fator de segurança, certo?

  1. Criptomoedas disponíveis

Com saldo na Bitso, você já pode comprar criptomoedas. Basta clicar em “converter” ou “comprar”, selecionar o ativo e o valor que quer gastar para fazer a transação.

A exchange orienta cada cliente a começar a comprar apenas depois de conhecer a moeda digital e entender se ela se encaixa na sua estratégia. Os dez principais ativos digitais que a Bitso oferece são:

  • Bitcoin
  • Ether
  • Litecoin
  • Mana
  • BAT
  • Dai
  • Compound
  • Chainlink
  • Chiliz
  • Uniswap

O preço de algumas criptomoedas, como o Bitcoin, é bem volátil e varia bastante, podendo subir ou cair rapidamente. Por isso, em questão de segundos, o valor da sua transação ou de seu saldo equivalente em reais pode mudar.

Por outro lado, as stablecoins são criptomoedas mais estáveis e simulam uma paridade com outros ativos – por exemplo, no caso de Dai, TrueUSD ou Tether, também disponíveis na Bitso, a paridade é com o dólar norte-americano (USD).

  1. Entrando em contato com o Suporte

Parte importante de ser uma empresa confiável é ter um atendimento a clientes com o qual você possa contar de verdade. Até porque você pode ter dúvidas ou problemas técnicos na criação da conta ou na hora de comprar, e ter ajuda vai ser essencial.

Na Bitso, esse atendimento acontece com uma equipe brasileira treinada, qualificada, disponível por e-mail ou chat na Central de Ajuda.

Também é possível falar com a Bitso pelos perfis oficiais da empresa nas redes sociais – lembre que um perfil oficial de qualquer empresa é aquele marcado pelo tick azul ao lado do nome e, independente da empresa com que está falando, use sempre apenas os canais oficiais dela, certo?

Como saber se uma exchange de criptomoedas é segura

Ser segura e ser confiável, em se tratando de dinheiro, são qualidades praticamente sinônimas. Por isso, para além de te contar se a Bitso é confiável, vamos explicar como saber se qualquer exchange é segura.

1. Tempo no mercado

Como qualquer empresa, o tempo de atuação no mercado é um grande indicativo de segurança. A Bitso iniciou suas operações em 2014 e, desde então, só tem crescido. Hoje, a exchange conta com mais de 3 milhões de pessoas registradas na plataforma, além de ter atuação internacional.

Claro que há empresas novas que são incríveis. Porém, o tempo de atuação no mercado indica solidez, e é uma forma interessante de avaliar se o serviço merece sua confiança.

2. Segurança digital

Como você sabe, criptoativos são ativos digitais que, por conta de sua característica virtual, precisam ser mantidos de forma digital também, já que não têm forma física. Então, muito do que mostra se a exchange é segura é justamente notar essa estrutura digital.

As perguntas para se fazer nesse sentido são bem diretas:

  • O site tem HTTPs (o certificado SSL) para garantir sua navegação privada?
  • O app está listado nas lojas oficiais dos smartphones (PlayStore e AppStore)?
  • A empresa tem informações importantes sobre si, como as taxas e os termos de uso, em seus canais digitais?
  • É fácil de encontrar as formas de entrar em contato no site ou app?
  • Caso você precise de um local para armazenar seus ativos, a exchange também oferece uma wallet ou carteira digital como parte do serviço?

3. Ser realista ao orientar sobre comprar e vender criptomoedas

“Do your own research” é uma frase que quem está sempre falando ou lendo sobre cripto escuta. Significa “faça sua própria pesquisa”, o que deve ser entendido como: não caia em mentiras, conheça bem o projeto de moeda digital antes de comprar.

Na Bitso, esse conselho é levado a sério. Ninguém da equipe tem autorização para dar consultoria financeira ou prometer retornos. Aliás, fuja de toda e qualquer pessoa ou empresa que fizer isso! Criptomoedas são voláteis e oferecem risco, ou seja, não é possível prever um retorno, muito menos dizer de quanto ele será.

Para se manter em segurança e entender se um ativo digital vai atender suas expectativas, a melhor pessoa para saber sempre será você. Para isso, acompanhe o mercado, confira suas fontes de informação, siga podcasts, blogs e portais especializados, influenciadores de renome como Fernando Ulrich ou o canal UseCripto.

Por que a Bitso é confiável?

A Bitso é uma exchange que veio para o Brasil com a promessa de libertar as pessoas do sistema financeiro tradicional, com o principal diferencial sendo justamente conquistar a confiança do público ao oferecer um ambiente seguro de operação com criptoativos.

Dentre os aspectos listados para que uma exchange de criptomoedas mereça sua confiança, avaliamos que a Bitso cumpre todos e ainda vai além. A corretora segue todas as regulações de cada país em que está presente e verifica cada cliente para ter certeza de que todos na plataforma tenham um ambiente seguro.

Regulações

Além das normas locais, para validar sua estrutura de segurança, a empresa ainda segue as exigências da GFSC (Comissão de Serviços Financeiros de Gibraltar), órgão que tem regras sérias e bem avançadas, específicas para empresas que trabalham com cripto, o que garante que a Bitso tenha a licença do órgão para custódia de moedas digitais.

Seguro para criptomoedas

Outro ponto importante que traz confiança para as pessoas que usam a Bitso é o fato de a empresa oferecer, sem custo, seguro para criptomoedas selecionadas, protegendo os ativos guardados na carteira digital na plataforma.

Esse conjunto de características da empresa junto ao fato de que o seu seu principal objetivo é levar as criptomoedas para o dia a dia das pessoas de forma últi e transparente, possibilitando que as pessoas tenham uma alternativa ao sistema financeiro tradicional mostram um serviço sério e que, sim, a Bitso é confiável e segura.

Porém, é a sua opinião que vale: visite o site da empresa, conheça o app, acesse a equipe de suporte para tirar as dúvidas, acompanhe as redes sociais oficiais e confira. É importante fazer como se faz no mundo de cripto para ter certeza da sua escolha: do your own research (faça sua própria pesquisa) sempre e deixe a sua opinião aqui embaixo para ajudar outras pessoas também.

Comentários