Como lidar com a instabilidade do mercado de criptomoedas
As criptomoedas são moedas digitais e que dependem da criptografia para suas transações. Não possuem autoridade central para emissão ou regulação e usam um sistema descentralizado para registrar as transações e criar unidades novas.
O mercado cripto tem chamado a atenção de muitos investidores por se tratar de uma nova modalidade e que promete ser extremamente rentável. Mas, ao mesmo tempo que chama a atenção das pessoas, também levanta muitas dúvidas e questionamentos.
Muitos se sentem incertos sobre a viabilidade desse investimento, principalmente pelo fato de que se encaixa na modalidade de investimentos de alto risco, assim como acontece com a bolsa de valores e a compra de ações.
Mas com a aproximação do metaverso e a evolução constante da tecnologia, muitas pessoas começaram a compreender a importância de investir nas criptomoedas. Mas para fazer bons negócios, é indispensável ter acesso à informação.
Esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e ficar por dentro dele é a melhor forma de saber se vale a pena ou não investir e se preparar para lidar com as instabilidades desse mercado.
Para ajudar os investidores, este artigo vai explicar o que são criptomoedas, como elas funcionam, como verificar sua situação no momento e falar um pouco mais sobre a instabilidade que apresentam.
O que são criptomoedas?
Criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não sofre a interferência de bancos para realizar suas transações. Trata-se de um sistema ponto a ponto que permite enviar e receber pagamentos.
Só que ao invés de usar dinheiro físico comum no mundo real, os pagamentos são feitos por meio de valores digitais, dentro de um banco de dados online, que armazena as transações realizadas.
Se uma marca de calça de lycra masculina transferir dados de criptomoeda, essas transações serão registradas em um livro contábil aberto ao público, e a quantia fica armazenada nas carteiras digitais dos investidores.
A criptomoeda recebe esse nome porque depende da criptografia para verificar as transações, que nada mais é do que uma codificação avançada que envolve o armazenamento e a transmissão de dados entre as carteiras e livros contábeis.
O único objetivo da criptografia é garantir a segurança e proteção durante as transações, e isso desde que surgiu a primeira criptomoeda no mundo. Conhecida como bitcoin, foi criada em 2009 e continua sendo a mais conhecida.
Muitas pessoas se interessam pelas criptomoedas por conta da negociação de mercado, sempre tendo em mente o lucro e pelo fato de que o preço é sempre impulsionado.
Funcionamento da criptomoeda
As transações com moedas virtuais acontecem de uma pessoa para outra, mas sem a interferência de um banco ou qualquer outra instituição financeira ou governamental como intermediário.
O preço que um fabricante de toalha de mesa redonda oxford para festa vai pagar por seu investimento nas criptomoedas depende das mesmas regras de mercado, considerando as leis de oferta e demanda.
Em outras palavras, quanto maior for a procura, maior será o valor cobrado por essas moedas, além do mais, as transações são realizadas por meio de um código, construído por números e letras.
Existem diferentes moedas, e no caso do bitcoin, esse código é conhecido como BTC e cada um possui entre 26 e 35 caracteres alfanuméricos. Eles podem ser convertidos em QR codes para facilitar ainda mais o processo.
É como se fosse um código de barras em 2D que é escaneado pelo usuário, por meio da câmera de seu smartphone.
Nas transações realizadas com cripto ativos, a identidade do comprador e do vendedor é mantida em total sigilo, visto que tudo acontece por meio da criptografia. Esse sistema codifica as mensagens enviadas e assegura a integridade do conteúdo.
Eles só são decodificados quando chegam ao seu destino e toda a transação fica registrada em uma rede blockchain, sendo um tipo de livro contábil aberto ao público.
Um fabricante de empilhadeira retrátil still pode ficar tranquilo em relação a esse processo porque a intenção é justamente evitar fraudes durante as transações, além de manter os dados em uma corrente de blocos.
Qualquer operação que seja realizada em criptomoeda não pode ser modificada ou cancelada. Além do mais, sua movimentação é totalmente rastreável, embora as informações contidas nela sejam anônimas.
Para muitos investidores, comprar e negociar criptomoedas é uma alternativa para aumentar seu capital, mas esses recursos também podem ser usados para comprar os mais variados produtos e serviços no mundo todo.
No Brasil, já existem estabelecimentos que aceitam as moedas virtuais como pagamento, mas as regras de negociação variam em cada transação.
O fato é que as criptomoedas serão muito usadas no metaverso, espaço onde as pessoas poderão interagir umas com as outras e com as marcas.
Por exemplo, uma empresa de portaria controlador de acesso poderá ter acesso aos seus consumidores dentro do metaverso e fechar negócios por lá.
As moedas digitais servem para as transações ou até mesmo como um modelo de investimento e especulação dentro do mercado financeiro.
Como verificar a situação das criptomoedas?
Antes de investir ou quem já investe nas criptomoedas precisa acompanhar a situação dessas moedas virtuais, para isso, podem recorrer às seguintes possibilidades:
Corretoras
O valor das moedas digitais depende da oferta e demanda, assim como muitas outras coisas no mercado. Mas existe apenas uma forma de negociação e por isso não existe um preço fixo e único para os cripto ativos.
Isso acaba registrando diferenças nas cotações mostradas entre uma plataforma e outra. Mesmo assim, o investidor pode acompanhar os preços por meio de exchanges e ainda é possível negociar o ativo pelo mesmo preço da cotação.
Uma empresa de tratamento de piso ardosia pode fazer isso por meio de gráficos completos das moedas e tokens listados, usando estratégias avançadas.
Alguns canais também trazem conteúdos sobre a performance das maiores criptomoedas do mundo, notícias relevantes sobre o setor, entre outras informações que ajudam os investidores a se manterem atualizados sobre os movimentos do mercado.
Rastreador de preço
Outra possibilidade é usar os rastreadores de preço, que nada mais são do que sites ou aplicativos que atualizam o preço das criptomoedas constantemente, unindo informações como capitalização de mercado e volume de negociação.
Esses canais são muito vantajosos porque também permitem comparar preço e desempenho de diferentes corretoras.
Entendendo a instabilidade das criptomoedas
Antes de saber um pouco mais sobre a instabilidade das criptomoedas, é fundamental conhecer as mais populares no mercado. São elas:
- Bitcoin;
- Ethereum;
- Litecoin;
- Ripple.
Mas independentemente do tipo de criptomoeda na qual o indivíduo pretende investir, o fato é que o valor de mercado é bem volátil. Um fabricante de separador de pó ciclone precisa estar atento a isso porque trata-se de um investimento de alto risco.
A inflação afeta bancos no mundo todo, e o Brasil é um país que sofre muito com as taxas de juros, antes mesmo de isso acontecer.
Existem muitas incertezas no cenário global, e vários acontecimentos ao redor do mundo, como os resquícios da pandemia e as guerras provocam muita instabilidade nos demais governos.
Entretanto, o mercado de cripto ativos ainda não é muito afetado, por essa razão, mesmo sendo de alto risco, ainda apresenta-se como uma boa oportunidade para diversificar a carteira de investimentos.
Mas antes de comprar qualquer moeda virtual, uma farmácia de remédio homeopático para refluxo precisa se lembrar que Especialistas acreditam que a queda nos cripto ativos é uma fase.
Além disso, os altos valores no mercado devem voltar, assim que houver uma estabilização econômica. As crises sempre existiram e muitas ainda vão passar pelo mundo, por isso, o papel do investidor é manter a vigilância e se preparar.
De qualquer forma, as criptomoedas fazem parte de um esquema de pirâmide que promete o pagamento de altos juros em pouco tempo. Também não existe um valor intrínseco porque não existe fonte de renda para ser devolvido aos investidores.
De qualquer forma, um fabricante de cartucho para impressora a laser também precisa saber que existem arbitrariedades na precificação do bitcoin por conta da falta de dados e teorias para se chegar a um preço justo da criptomoeda.
É algo que depende exclusivamente do sentimento e da situação financeira do investidor, que muitas vezes não sabe como estabelecer um preço justo.
Considerações finais
Embora os investimentos em criptomoedas pareçam um assunto muito complexo, na verdade, os investidores que começam a trabalhar e que buscam informações sobre o assunto, logo se acostumam e começam a tomar decisões certeiras.
De qualquer forma, é inegável que esse tipo de investimento tenha se transformado em uma grande tendência e promete rentabilidade, mesmo diante dos altos riscos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.