Economia

Descubra o que é Bovespa e como funciona os investimentos para iniciantes

17 de March de 2023
Descubra o que é Bovespa e como funciona os investimentos para iniciantes<

Entender o que é Bovespa é estar por dentro do mundo dos investimentos, saber onde colocar o dinheiro e lidar com um mercado em constantes oscilações.

De forma geral, a bolsa de valores é um dos segmentos mais chamativos quando se trata de finanças, principalmente para quem dá os seus primeiros passos para a compra ou venda de ações. Logo, conhecer as estratégias básicas pode facilitar o dia a dia dos clientes.

Não é à toa que o número de investidores na B3, a bolsa brasileira, aumentou 92,1% entre os anos de 2019 e 2020, alcançando mais de 3 milhões de contas. Por outro lado, embora os dados sejam altos, apenas 3% da população brasileira aposta em ações, enquanto nos Estados Unidos são 55%, e no Japão, 45%.

Se você desconhece o que é Bovespa, continue lendo este artigo para descobrir tudo sobre o mercado que pode ser a porta de entrada para mudar sua vida financeira.

O que é Bovespa?

Bovespa é a bolsa de valores de São Paulo. Significa o local onde ocorrem as negociações de ações das empresas brasileiras.

Ela era a única bolsa de valores no Brasil até o ano 2000, quando integrou-se a nove bolsas ativas na época.

Já em 2017, a Bovespa se uniu à BM&f e à Cetip, criando a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), atualmente supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários, uma sociedade de capital aberto.

Vale ressaltar que a B3 tem endereços físicos, mas funciona principalmente por meio digital, onde as transações são todas realizadas por um sistema digital chamado de home broker. 

Outro dado importante sobre o mercado da bolsa de valores é que existem diversos tipos espalhados pelo planeta. Entre as principais estão:

  • NASDAQ (EUA);
  • NYSE (EUA);
  • Shangai (China);
  • Nikkei (Japão);
  • DAX (Alemanha);
  • Merval (Argentina).

Além disso, cada país tem seu sistema individual. No mais, as bolsas acordam mercadorias em mercado de futuro, cotas de fundos, como outros ativos.

E Ibovespa, o que significa?

O Ibovespa representa o índice médio das cotações na bolsa de valores de São Paulo.

Ele é formado pelas ações com alta liquidez, ou seja, o maior número de negociações dos últimos meses. Essa liquidez, por sinal, corresponde à velocidade e à praticidade que um ativo é convertido em caixa.

As cotações das ações registradas são feitas durante o pregão, horário de negócios que sequencialmente são pontuadas no Ibovespa, positiva ou negativamente.

Atualmente, 49 empresas têm participação ativa no índice, o que corresponde a uma média baixa para a lista de mais de 400 ao total.

Leia também: saiba sobre a fintech na bolsa de valores

Como funciona a Bovespa?

Agora que você já sabe o que é Bovespa, entenda um pouco mais sobre o que envolve esse mercado. 

Tratando especificamente sobre ações, a bolsa propõe aos investidores a associação às empresas abertas como sócios minoritários. Quem entra no ramo permanece em contato com pessoas ligadas às finanças e ao empreendedorismo.

O investimento em ações gera ganhos por meio dos dividendos, que são lucros repartidos de acordo com a parcela que o participante possui na empresa. A variação da oferta e da demanda por ações depende do histórico e da saúde financeira da companhia, do setor e da economia em geral. 

Por essa razão, quem aposta na Bovespa precisa ficar atento diariamente às mudanças financeiras ao redor do mundo.

E, lembre-se: o investidor assume todos os riscos como sócio, pois o preço da sua participação também influencia na reação de outros.

Como investir na Bovespa?

1. Tenha conhecimento básico

Busque cursos, treinamentos e vídeos na internet com conteúdos de fácil entendimento. Outra recomendação é conversar com participantes e ex-participantes, pois eles conhecem as estratégias e, provavelmente, darão dicas especiais para você fazer da maneira certa.

2. Faça um planejamento financeiro

Planeje-se o quanto puder, pois será necessário calcular a aplicação a curto, médio ou longo prazo para não mexer no seu orçamento.

Nesse sentido, pergunte-se a si mesmo quando deseja começar a sua participação, quanto pretende incluir mensalmente, quanto tempo deixará o dinheiro na bolsa, e preveja as metas financeiras para o futuro.

3. Analise as ofertas

Decida se o seu contrato será realizado por conta própria, com robô de investimento ou com corretores. 

Caso opte por uma corretora, considere o preço, o atendimento e os serviços oferecidos.

4. Analise o mercado constantemente

Após comprar as suas primeiras ações, atualize-se frequentemente. Informe-se sobre as cotações, o andamento das empresas, o seu desempenho e os índices da Bolsa de Valores de São Paulo.

Neste vídeo saiba mais sobre o que é Bovespa e os indicadores. Assista:

Quer saber mais sobre as principais opções que você tem para investir na bolsa de valores? Então, confira: