Finanças Empresariais

O que é contabilidade online? Descubra como esse formato funciona na prática e as vantagens que ele tem a oferecer para a sua empresa

1 de June de 2021
O que é contabilidade online? Descubra como esse formato funciona na prática e as vantagens que ele tem a oferecer para a sua empresa<

Os avanços tecnológicos vêm provocando uma série de mudanças em diferentes aspectos da rotina das empresas. E um deles se refere à gestão contábil.

Nos últimos anos, a maneira de lidar com a contabilidade vem sendo otimizada graças à transformação digital, ao surgimento de novas tecnologias e aplicativos de gestão empresarial e ao maior acesso à internet.

É nesse contexto que a contabilidade online tem ganhado força entre os mais diferentes modelos de negócio, os quais encontraram nesse formato uma oportunidade de promover uma gestão contábil mais eficiente, ágil, desburocratizada e de baixo custo.

Se você ficou interessado nesse tema e deseja saber mais, te convidamos a continuar a leitura deste conteúdo para conferir nas próximas linhas:

  • O que é contabilidade online?
  • Como a contabilidade online funciona na prática?
  • Para quem é a contabilidade online?
  • Quais as vantagens da contabilidade online?

O que é contabilidade online?

O que é contabilidade online pode ser definido como uma modalidade em que a gestão contábil de uma empresa é realizada totalmente à distância por meio da internet.

A contabilidade online é uma alternativa ao modelo tradicional. Isso significa que os escritórios físicos e os documentos em papel são substituídos por uma plataforma virtual e por versões digitais desses documentos.

Todos os processos e obrigações contábeis se dão através da internet e são organizados em um ambiente digital, o que tem como consequência uma significativa economia de tempo e dinheiro para quem contrata o serviço de contabilidade online.

Assim, o empresário ou gestor do negócio gasta menos tempo em burocracias e pode se dedicar àquilo que realmente importa em seu negócio: traçar estratégias e conquistar clientes.

Como a contabilidade online funciona na prática?

Conforme mencionado no tópico anterior, a contabilidade online funciona a partir de uma plataforma digital na qual ficam hospedados todos os documentos relevantes para a gestão contábil da empresa.

Além disso, essa plataforma serve como um canal de comunicação entre o contador e o empresário que contratou esse serviço.

Na contabilidade online, um software possibilita automatizar diversas tarefas manuais e repetitivas. Isso permite que os contadores adotem uma postura mais consultiva, aconselhando o empresário sobre as melhores decisões de cunho fiscal e tributário.

O cumprimento de todas as obrigações da empresa perante o Fisco é feito pela internet. E isso inclui, entre outras coisas, por exemplo:

  • Apuração de tributos de competência municipal, estadual e federal;
  • Escrituração contábil;
  • Balanço patrimonial;
  • Elaboração de demonstrativos de resultado periódicos;
  • Entrega de obrigações acessórias
  • Adequação às leis trabalhistas;
  • Orientação fiscal e tributária;
  • Conciliação.

Ou seja, a contabilidade online funciona de modo a manter a empresa em conformidade com as normas legais e em dia com o Fisco. Tudo isso por meio de uma plataforma virtual e segura.

Com isso, além de mais confiabilidade e menos erros, a empresa tem acesso a tudo isso sempre que precisar, pois os documentos digitalizados ficam arquivados (com segurança) para consultas futuras, até mesmo para serem mostrados para a fiscalização, caso seja necessário.

Para quem é a contabilidade online?

Agora que você já sabe o que é contabilidade online, deve estar se perguntando: será que esse formato é para a minha empresa?

A contabilidade online pode ser adotada por qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

No entanto, ela tende a ser mais indicada para modelos de negócio pouco complexos do ponto de vista fiscal e tributário.

Empresas com um nível maior de complexidade podem ter suas demandas contábeis mais bem atendidas no modelo tradicional. Porém, isso não significa que elas estão impossibilitadas de adotar uma gestão contábil no formato online.

Quais as vantagens da contabilidade online?

A contabilidade online pode trazer uma série de vantagens para as empresas que a implementam.

A maior delas talvez seja a possibilidade de integrar diferentes informações relevantes para a gestão, o que favorece a criação de uma estratégia de negócio mais sólida e fortalecida.

Além disso, na contabilidade online, o contador orienta o empresário a tomar decisões mais ágeis, inteligentes e assertivas.

Cria-se uma relação de confiança entre a empresa e o contador prestador do serviço, sinergia que só tem a ganhar com a agilidade proporcionada pela internet e por outras tecnologias online.

Confira abaixo outras das principais vantagens de adotar a contabilidade online:

  • Maior praticidade e facilidade para acompanhar o andamento da gestão contábil;
  • Centralização de documentos e dados importantes em uma única plataforma;
  • Otimização de tempo e esforços com a automatização de certas tarefas;
  • Redução de custos com a gestão contábil;
  • Atendimento personalizado e com disponibilidade 24/7.

Então, ficou claro o que é contabilidade online, como ela funciona na prática e suas principais vantagens?

Agora que você já conhece mais sobre esse formato, que tal investir na contratação de um serviço de contabilidade online para a sua empresa?* Este post foi escrito pela equipe do Qipu uma solução de contabilidade online usada por mais de mais de 400 mil empreendedores.