Finanças Pessoais

Cartão Proteste é seguro e confiável? 5 dicas para descobrir

17 de May de 2021
Cartão Proteste é seguro e confiável? 5 dicas para descobrir<

A pergunta que não quer calar é: será que o cartão Proteste é seguro? De fato, o pré-pago é uma alternativa para fugir das dívidas e controlar os gastos com o cartão. Sendo assim, preparamos um post para te mostrar se essa é uma opção realmente segura e confiável.

Aliás, a Proteste fez uma pesquisa com foco no endividamento durante a pandemia de covid-19. Para 81% dos entrevistados, o mau uso do cartão de crédito convencional é um dos principais vilões. Justamente por isso, muitas pessoas têm substituído esse dinheiro de plástico pela versão pré-paga.  

Por sinal, quer saber se cartão Proteste é seguro para os adultos e até mesmo para as crianças? Nesse sentido, assista um vídeo que fala sobre o pagamento de mesada com um pré-pago. Com isso, você ainda aposta na educação financeira desde as etapas da infância e da adolescência. 

Como saber se o cartão Proteste é seguro?

Ao fazer a solicitação do Proteste Card, você pode fazer compras internacionalmente, em lojas físicas e online. Contudo, é comum se perguntar se o cartão Proteste é seguro, assim como os outros produtos financeiros. Enfim, é essencial se preocupar com a cibersegurança, para evitar fraudes nos meios de pagamento digitais. 

5 dicas de segurança para todos os cartões

Além de saber se o cartão Proteste é seguro, seguem 5 dicas para evitar fraudes em todos os tipos de cartões:

  1. Não informe para terceiros aqueles dados impressos no seu cartão, principalmente o CVV. Isto é, o Card Verification Value. Em português, a sigla se traduz como Valor de Verificação do Cartão.
  2. Desconfie dos links que chegam em e-mails e mensagens, inclusive os que parecem promoções. No fim das contas, essa é uma tática bastante usada para a clonagem dos cartões
  3. Redobre a atenção na hora de fazer compras online. Por exemplo, veja se o cadeado de segurança está constando no site, geralmente no topo da página. 
  4. Fique atento ao extrato do cartão, para verificar lançamentos indevidos. E, se você não reconhecer uma compra, entre em contato com a operadora, o quanto antes.
  5. Se você receber um alerta SMS da operadora do cartão, confira se a compra foi sua (ou não). Se necessário, faça a contestação da despesa.

+5 dicas para conferir se o cartão Proteste é seguro

A seguir, listamos 5 questões para responder a pergunta: será que o cartão Proteste é seguro?

1. Lei Geral de Proteção de Dados

A legislação brasileira de segurança da informação, conhecida pela sigla LGPD, entrou em vigor em 2020. Portanto, isso também se aplica ao Proteste Card, incluindo as Políticas de Privacidade e de Segurança.

Considerando esses 2 normativos, os principais pontos são:

  • Transparência na coleta e no tratamento de dados pessoais.
  • Prevenção de fraudes, atos ilícitos e crimes de ordem financeira.
  • Autenticação do cliente no momento do uso do cartão pré-pago.
  • Cumprimento das obrigações legais e da regulação do setor.
  • Conexão segura com o certificado SSL, sigla para Secure Socket Layer. Isso acontece por intermédio de certificados digitais e chaves de criptografia. Logo, os servidores impedem que os dados sejam interceptados ou alterados indevidamente. Tudo isso garante a segurança, o sigilo e a integridade no tráfego de informações, inclusive nas senhas. 
  • Se você ficar em dúvida, vale conferir alguns itens na barra de endereço do browser. São eles: o cadeado verde e a sigla “https” que fica ao lado do endereço do site. Tais pontos comprovam que a navegação acontece em um ambiente digital seguro.
  • Outra verificação de segurança é a validade do certificado digital. Para isso, basta clicar no selo que fica no rodapé do site.
  • Por fim, há o padrão de segurança PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard). A propósito, esse sistema assegura as transações com cartões pré-pagos e de crédito. No caso, o foco é impedir a violação de: senha, número do cartão e código de segurança.

2. Saldo e extrato no aplicativo

O aplicativo do Proteste Card está disponível para Android e iOS. Dessa maneira, fica mais fácil acompanhar o saldo disponível e o extrato de lançamentos, a qualquer momento. Em paralelo, você pode fazer a recarga de crédito e configurar o alerta SMS de compras e saques. 

3. Transações feitas com senha

Para fazer compras e saques, é preciso usar uma senha pessoal, que é de responsabilidade do titular do cartão. Portanto, sempre vale lembrar: 

  • Guarde seu cartão em um local seguro;
  • Não permita que outras pessoas usem o cartão;
  • Memorize sua senha e mantenha em sigilo;
  • Não anote ou guarde a senha junto com o cartão.

4. Credibilidade da Proteste

A Proteste é considerada a maior associação de defesa dos consumidores da América Latina. Como parte do Grupo Euroconsumers, a entidade tem 1,5 milhão de associados em 5 países. De modo geral, a proposta é colocar “o consumidor no centro da economia digital”.

5. Parceria com a rede Mastercard

Para finalizar essas dicas, não poderíamos deixar de citar a bandeira do pré-pago. Afinal, uma das provas de que o cartão Proteste é seguro é a parceria com a gigante Mastercard. Em outras palavras, isso significa que o dinheiro de plástico pode ser usado no mundo todo. Para tal, basta que o estabelecimento faça parte da rede Mastercard. 

E então, o que achou dessas dicas para descobrir se o cartão Proteste é seguro? Além disso, listamos outros diferenciais do Proteste Card:

  • Não é necessário ter uma conta corrente no banco;
  • Sem análise de crédito para a liberação do cartão;
  • Isenção de mensalidade e anuidade neste pré-pago;
  • Compras acumulam pontos, seja em sites nacionais ou internacionais;
  • Sistema cashback para receber de volta uma parte do valor gasto;
  • E assim por diante.

E, se você gostou dessas dicas, aproveite para conferir outros conteúdos do nosso Blog: