Gadgets

Ar-condicionado portátil é a mesma coisa que climatizador?

29 de March de 2022
Ar-condicionado portátil é a mesma coisa que climatizador?<

Saiba quais são as diferenças entre esses aparelhos e como eles podem ajudá-lo no período de calor.

 

Nas épocas mais quentes do ano, muitas pessoas pensam no que pode ser feito para combater o calor. Existem vários produtos que podem ajudar a tornar a sua casa ou ambiente de trabalho mais agradável, sendo que dois dos que mais se destacam são o ar-condicionado portátil e o climatizador de ar.

 

Porém, alguns ainda acreditam que esses aparelhos são o mesmo, o que não é o caso. As funções e os usos deles são para situações distintas, sendo importante conhecer as principais características de cada um deles para que o consumidor possa escolher aquele que melhor atenderá às suas necessidades no dia a dia.

 

Para que não reste dúvidas, o texto abaixo caracteriza os dois produtos e em quais cenários o uso de cada um deles é mais recomendado.

Ar-condicionado portátil

O funcionamento do ar-condicionado portátil acontece da mesma forma que o dos aparelhos de janela e split, retirando o ar quente do ambiente e substituindo-o pelo gelado. Ele é equipado com uma tubulação desmontável acoplada, além de possuir um reservatório para a água condensada.

 

A tubulação desmontável deve ser colocada em uma porta, janela ou em um furo na parede, permitindo a saída do ar quente. A grande vantagem desse aparelho em relação aos demais tipos de ar-condicionado é que ele pode ser levado para diferentes cômodos da casa, oferecendo conforto no ambiente em que a pessoa está.

Vantagens

A portabilidade desse aparelho permite que ele possa ser bem utilizado em diversas situações, amenizando o calor, sobretudo durante o verão. Com isso, o usuário tem a praticidade para controlar a temperatura do ambiente em que ele está, podendo levá-lo para o escritório da sua casa durante o dia e trazendo-o para o quarto à noite, por exemplo.

 

Também é importante destacar que ele se adapta a qualquer condição climática, uma vez que existem modelos que oferecem a opção de esquentar, ideal para ser utilizada nos dias mais frios. A fácil instalação desse aparelho em qualquer cômodo também é um dos seus pontos positivos, sendo que ele ainda é leve, o que facilita sua locomoção para outros cômodos da casa.

 

Quando se fala em ar-condicionado, muitos pensam no gasto energético que esse produto apresenta. Há modelos da versão portátil que são equipados com um sistema que desliga o aparelho automaticamente após a temperatura desejada ser alcançada, proporcionando economia de energia.

Climatizador de ar

Já o climatizador de ar é um aparelho que utiliza a água para amenizar a temperatura do cômodo onde ele se encontra. Nele, há um ventilador que leva o ar para dentro do equipamento. Esse ar é devolvido ao ambiente junto das gotículas de água armazenadas e evaporadas em seu reservatório, de forma que a atmosfera do ambiente fica mais umidificada e a temperatura fica um pouco mais amena.

Vantagens

Por reunir uma série de funcionalidades específicas, o climatizador é uma ótima indicação para quem necessita de determinados cuidados ligados à qualidade de ar. Por exemplo, ele é indispensável para pessoas que têm algum problema respiratório, aliviando os sintomas e as complicações dessa condição.

 

O climatizador melhora a qualidade do ar de espaços fechados, permitindo que os usuários respirem um ar livre de sujeiras e microrganismos. Assim como é o caso do ar-condicionado portátil, ele também é fácil de transportar, de modo que pode ser instalado no ambiente em que a pessoa passa mais tempo.

 

Ele também tem a versatilidade de poder ser utilizado tanto em dias quentes quanto frios, com opções de liberar ar quente e frio. Porém, é importante entender que nem todos os modelos apresentam essas funcionalidades, sendo necessário conhecer bem as características do produto antes de levá-lo para casa.

 

No caso de quem vive em locais com temperaturas mais baixas, é recomendado optar por um aquecedor, já que o climatizador quente pode não atender suas necessidades.