Investimento

Como diversificar investimentos?

19 de April de 2022
Como diversificar investimentos?<

Para quem investe e almeja alcançar ótimos resultados tanto no longo quanto no curto prazo Veja as principais práticas para ter uma carteira diversificada!, precisa montar uma carteira de investimentos diversificada.

 

Quando os investidores apostam nessa proposta, eles conseguem proteger melhor seu dinheiro das flutuações do mercado, além de alcançar rentabilidades maiores ao aproveitar o retorno de produtos financeiros.

 

Quer aprender como começar a diversificar os seus investimentos? Neste artigo, separamos os passos essenciais para montar uma carteira desse tipo e assim aproveitar melhor os ativos do mercado.

Desenvolva objetivos para alcançar com sua carteira

Para diversificar seus investimentos, o primeiro ponto a considerar é olhar mais para dentro do que para fora. Antes de começar a pesquisar sobre os ativos que mais valem a pena investir hoje, é necessário entender melhor o resultado que você deseja alcançar.

 

Dessa maneira, é preciso traçar os seus objetivos e definir em quanto tempo deseja alcançá-los. Ao fazer isso, no momento de escolher os ativos, você conseguirá filtrar melhor aqueles que mais se enquadram nos seus planos.

 

Se os seus objetivos forem de longo prazo, você pode apostar em aplicações que duram mais tempo. Caso você pense no curto prazo, deve buscar aquelas que entregam a melhor rentabilidade no tempo que lhe for disponível.

 

Assim você não perde tempo com investimentos que não se encaixam no seu objetivo, e investe nos ativos certos para você.

Saiba qual é o seu perfil de investidor

Todos nós temos um perfil de investidor, que basicamente nos diz a forma que nos comportamos frente às mudanças do mercado. Basicamente existem três perfis distintos.

 

O primeiro deles é o conservador, aquele que não gosta de correr riscos e perder dinheiro, tem receio que as mudanças no mercado o assustem e ele não consiga manter o dinheiro aplicado em um ativo muito volátil.

 

Já o segundo é o moderado, aquele que aceita correr algum tipo de risco para receber mais, porém gosta de ter seu dinheiro investido em ativos menos voláteis que entreguem a rentabilidade esperada.

 

Por fim tem o perfil agressivo, que geralmente é aquele que investe a mais tempo no mercado e não tem medo de se arriscar. Quando ele se depara com uma mudança, consegue avaliar melhor o risco dela e manter suas aplicações sem maiores problemas.

 

Ao criar sua conta em uma corretora, você já consegue saber qual é o seu perfil a partir de um teste rápido. Assim, todos os investimentos disponíveis na plataforma vão mostrar um aviso informando se aquele ativo condiz ou não com o seu perfil.

Aprenda a avaliar os ativos

Na hora de investir é importante que você saiba o significado das siglas e números de cada ativo. Essas informações são fundamentais para serem analisadas e fazer uma escolha mais objetiva.

 

Além das siglas, também é importante entender a correlação que existe entre os investimentos para poder identificar como uma mudança no mercado pode acabar afetando dois ou mais ativos.

 

Um exemplo bem básico dessa correlação tem a ver com a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Quando ela sobe, isso indica que os títulos de CDB (Certificados de Depósito Bancário) e do Tesouro Direto poderão ter uma rentabilidade maior. Já quando ela desce, os mesmos títulos diminuem sua rentabilidade, já que eles estão diretamente relacionados.

 

Ao entender a correlação, você percebe melhor quando investir em um ativo é diversificar e quando não é. No exemplo acima, investir no Tesouro Direto e em CDBs não deixará sua carteira diversificada, já que ela vai depender do mesmo indicador, no caso a taxa Selic.

 

No entanto, se você investir em CDBs e ações, por exemplo, sua carteira ficará diversificada, já que nos momentos em que a Selic estiver baixa as ações poderão subir, o que faz com que você perca um pouco de um lado, mas ganhe de outro. Isso é a diversificação.

Sempre acompanhe sua carteira

Por fim, após escolher seus ativos e investir seu dinheiro, sempre volte à sua conta da corretora para acompanhar a sua carteira e ver quais resultados ela está alcançando.

 

Fazer essa análise é importante para identificar o desempenho dos ativos e realizar mudanças quando necessário, assim como acompanhar as novas oportunidades do mercado que podem ajudar a sua carteira a melhorar.

 

Para isso, você não precisa ficar 24 horas do seu dia acompanhando a flutuação dos investimentos. Você pode observar por alguns dias e conferir se está tudo caminhando para que seu objetivo seja alcançado!