Investimento

Diversificação de investimentos: reduzindo riscos e ampliando ganhos

24 de July de 2023
Diversificação de investimentos: reduzindo riscos e ampliando ganhos<

Diversificação de investimentos é um conceito muito conhecido entre os investidores para proteger suas estratégias de investimento e garantir bons ganhos. Isso significa que não se deve colocar todo o patrimônio na mesma opção.

Diversificar traz muitos benefícios, e um deles é diluir riscos e sofrer menos com as altas e quedas do mercado. Mas antes de entrar um pouco mais nesse assunto, primeiro é importante compreender a importância de investir.

Os investimentos aumentam as chances de melhorar a saúde financeira, conquistar independência financeira, alcançar objetivos, ter mais segurança em relação ao dinheiro e criar uma reserva de emergência.

Diante da instabilidade econômica do país, fazer investimentos é fundamental para ter mais segurança, mas o que impede muitas pessoas de partir para essa solução é a falta de conhecimento.

Muitos acabam escolhendo uma opção pouco vantajosa, como no caso da poupança, que cobre apenas a inflação, outros até mesmo deixam o dinheiro parado na conta-corrente, o que reduz o poder de compra.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é diversificação de investimento, como investir com pouco dinheiro, mostrar algumas estratégias de diversificação, falar sobre os riscos dos investimentos e dar algumas dicas sobre o assunto.

O que é diversificação de investimento

Com uma carteira de investimentos diversificada, o dinheiro é distribuído para diferentes ativos, e isso reduz os riscos das aplicações, além de aumentar a rentabilidade em médio e longo prazo.

É possível diversificar dentro de uma única categoria de produtos, por exemplo, uma pessoa pode fazer isso trabalhando com renda fixa, como no caso do Tesouro Direto.

Uma clínica de atendimentos veterinários domiciliares também pode diversificar aplicando parte de seus recursos em renda fixa e outra parte em renda variável, mas tudo depende do perfil de investidor.

Como investir com pouco dinheiro

Para investir com pouco dinheiro, primeiro é necessário trabalhar o tripé de investimentos, pois independentemente de qual seja a meta, ele deve ser considerado.

Primeiro se deve analisar a segurança, pois garante que o investidor receba o retorno esperado. A liquidez é outro fator essencial porque ajuda a transformar os recursos aplicados em dinheiro novamente.

Por fim, é fundamental pensar na rentabilidade, o que trata da remuneração sobre o investimento, levando em conta em cargos e impostos.

Outra coisa muito importante é analisar o perfil de investidor, pois existem os conservadores, os moderados e os arrojados.

Os conservadores são pessoas que prezam pela segurança nas aplicações, enquanto os moderados equilibram segurança e rentabilidade, diversificando o portfólio, e os arrojados conseguem correr mais riscos para aumentar a rentabilidade.

Por fim, é interessante diversificar a carteira entre renda fixa e renda variável. Na renda fixa estão títulos de créditos emitidos por bancos, empresas e governo.

A definição da taxa de juros é feita no ato da aplicação e se os recursos forem aplicados até a data de vencimento, a taxa não se altera.

Uma empresa de enfermagem domiciliar pode trabalhar com renda variável, em que o retorno pode variar de acordo com as oscilações do mercado. O conceito é muito positivo se a empresa puder usar a volatilidade dos títulos.

Estratégias para diversificar os investimentos

Para diversificar a carteira de investimentos, independentemente do perfil de investidor, existem algumas estratégias que precisam ser seguidas. São elas:

  • Definir os objetivos;
  • Conhecer o perfil de investidor;
  • Selecionar bons ativos;
  • Acompanhar a carteira.

A primeira coisa é saber o objetivo que se pretende alcançar com o investimento, assim, fica mais fácil definir o tempo que ele vai durar, o valor para alcançar essa meta, entre outros pormenores.

Depois de saber quais são os objetivos, chegou o momento de entender o perfil de investidor, algo fundamental para alcançar o propósito definido. Além do mais, ter esse conhecimento vai ajudar a selecionar os ativos certos.

Isso serve tanto para uma pessoa quanto para uma empresa, como no caso de uma clínica de fisioterapia respiratória.

Em seguida, é o momento de selecionar os melhores ativos, uma etapa em que muitos costumam travar porque não sabem muito bem o que escolher.

Quem estiver nessa situação pode contar com ajuda especializada de investidores mais experientes e obter algumas recomendações.

Por fim, é fundamental acompanhar a carteira de perto, porque o investimento não é só aplicar o dinheiro e esperar as coisas acontecerem. Na verdade, é necessário fazer um acompanhamento para saber como está o movimento do mercado.

É assim que o investidor vai saber quando deve encerrar para aproveitar os lucros e partir para novas oportunidades. Esse movimento é conhecido como rebalanceamento da carteira e precisa ser feito de tempos em tempos.

Riscos dos investimentos

As organizações, como uma empresa de aluguel de equipamento hospitalar, podem obter benefícios muito maiores se conhecerem os diferentes riscos de investimentos.

Um deles é o risco de crédito, e ele envolve a possibilidade de determinada empresa ou instituição não honrar o pagamento aos investidores. É muito comum na renda fixa, uma vez que apresenta títulos de dívida.

Bancos e instituições financeiras se comprometem a devolver o dinheiro investido e pagar a rentabilidade, no entanto, podem simplesmente não honrar o compromisso, e quanto maior for o risco de crédito, maiores as chances de descumprimento.

O risco de liquidez é um dos conceitos mais falados porque está relacionado a facilidade com a qual o ativo financeiro pode ser convertido em dinheiro, e quanto mais rápida conversão, maior a liquidez.

A poupança é uma aplicação de alta liquidez, tendo em vista que o resgate pode ser feito a qualquer momento, assim como o Tesouro Selic e o Tesouro Direto.

Agora, se uma clínica para fazer exame demissional quiser investir em imóveis, então vai trabalhar com um investimento de baixa liquidez, isso porque demora muito mais tempo para que uma venda aconteça.

Quanto às ações, possuem alta liquidez durante as negociações na bolsa de valores. Também existe o risco de mercado, que nada mais é do que a possibilidade de perder o dinheiro por conta de oscilações no mercado financeiro.

Podem acontecer por conta de mudanças bruscas e repentinas nas taxas de juros e são muito comuns na renda variável, como no caso do investimento em ações.

Dicas para diversificar os investimentos

Para diversificar a carteira de investimentos, alcançar os objetivos e construir riqueza, algumas das dicas mais importantes são:

Diversificar classes de ativos

A maneira mais efetiva de diversificar os investimentos é distribuir o dinheiro em diferentes classes de ativos, colocando uma parte na renda fixa, outra parte na renda variável, outra em fundos de investimento e assim por diante.

Para um profissional que trabalha como cuidador de idoso noturno, é uma forma de fazer com que os ativos estejam mais dispersos e minimizar a possibilidade de variações que possam afetar o patrimônio.

É fundamental respeitar o perfil de investidor antes de fazer qualquer mudança, pois no caso de um investidor sofisticado, aplicar em renda variável e fundos é uma boa opção.

Por outro lado, se uma pessoa tem um perfil mais moderado ou conservador, uma boa ideia é equilibrar entre fundos e renda fixa.

Fazer a gestão de risco

É imprescindível acompanhar os investimentos e fazer a gestão de risco, pois isso traz uma visão maior sobre a rentabilidade e o retorno que as aplicações podem gerar, além de acompanhar a volatilidade para prevenir perdas.

Uma escola de curso de dublagem online deve fazer a gestão de riscos porque se trata de um processo estratégico tanto quanto a gestão de investimentos para construir riqueza.

Diversificar as opções de ativos

Outra maneira de se proteger contra os riscos é diversificar os ativos da mesma classe, depois no caso da renda variável, o investidor pode comprar ações de diferentes setores econômicos, como empresas de portes diferentes.

É uma maneira inteligente de garantir que a volatilidade do mercado não vai afetar as opções compradas, por outro lado, em se tratando de renda fixa, existe a possibilidade de variar entre os títulos pré e pós fixados, além das taxas associadas.

Mas quando se trata de fundos, uma empresa especializada em instalação para loja pode diversificar tanto no tipo de fundo, como no caso de renda fixa, renda variável e multimercado, enquanto nas organizações que gerem esses fundos.

É uma prática que garante a sustentabilidade do património em longo prazo, além de trazer mais segurança para a carteira de investimentos.

Considerações finais

Investir é uma forma de colocar o dinheiro para trabalhar, ou seja, fazer com que as aplicações gerem lucros que possam ser aproveitados futuramente.

Fazer investimentos é tão importante quanto manter as contas em dia, pois eles ajudam a valorizar o dinheiro.

Existem diversas opções de investimento disponíveis no mercado e elas podem ser aproveitadas por todos os perfis de investidores.

Basta conhecer quais são essas opções e usar as melhores para diversificar a carteira e com isso ter mais segurança e saúde financeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.