Investimento

Em cada etiqueta de preço, existem juros embutidos. Como comprar melhor?

26 de May de 2022
Em cada etiqueta de preço, existem juros embutidos. Como comprar melhor?<

A cultura brasileira é a da compra parcelada e consequentemente a do pagamento de juros,  os bancos brasileiros são os mais lucrativos do mundo por conta da nossa tendência a comprar produtos parcelados. Praticamente tudo no Brasil pode ser parcelado, até mesmo impostos e multas de trânsito.

Para quem já tem um certo tempo de experiência de vida, é mais fácil perceber como  cresceu a aplicação de juros em todos os preços de produtos e serviços nos últimos anos,  o motor da economia brasileira é o juros, talvez este fato explique por si só, o tamanho do lucro e a saúde financeira dos bancos nacionais.

 

Praticamente qualquer coisa pode ser comprada de forma parcelada,  quem trabalha no comércio ou no setor de vendas nas transportadoras de motos, sabe muito bem que para se obter um volume de vendas consistente é necessário parcelar o custo do item a ser vendido, em muitas parcelas.

 

A necessidade de providenciar um certo volume de vendas diário aliada ao interesse dos bancos em parcelar as compras criou uma verdadeira cultura nacional pela compra parcelada,  então em cada etiqueta de preço existe uma taxa de juros embutida, e mesmo quando a pessoa faz um pagamento à vista, acaba pagando juros.

 

Todas as etiquetas de preço, de todos os produtos, vendidos no Brasil já tem uma taxa de juros calculada,  na média o juros embutido na taxa de preço é 25% do preço do item,  justamente porque as pessoas costumam parcelar tudo em pelo menos 12 vezes.

O que significa juros?

Segundo a wikipedia, juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

 

O juro pode ser compreendido como uma espécie de “aluguel” de dinheiro. A taxa é uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).

 

Logo, todo e qualquer preço onde se avista que pode ser pago em parcelas, significa que neste preço, por óbvio, já está lançado os juros. E por conta da nossa cultura de parcelamento de produtos, que mesmo quando você quer pagar à vista, você não consegue um desconto proporcional, o próprio sistema de vendas da loja impede de você comprar à vista, com desconto proporcional.

Juros em serviços: Como comprar melhor

No caso do comércio de serviços, também já possuem taxa de juros embutida em seus preços. Eu procurei mais informações junto às transportadoras como exemplo para ilustrar este texto,  e observei que serviços de transportes também podem ter o seu custo parcelado, como no caso do serviço de transportadoras de carros.  

 

Neste caso, itens de serviço com maior valor agregado podem ser parcelados em até 24 vezes,  justamente para incentivar o cliente a fazer a sua compra imediatamente. Observei a mesma questão do parcelamento e do juros, sendo trabalhada em outros tipos de serviços de transportes como o caso de transporte de mudanças Brasília df .

A Cultura, como máquina de venda de juros.

Para quem já viajou para outros países é mais fácil observar a nossa cultura do parcelamento, é muito mais raro obter itens com pagamento parcelado no exterior, mas o sistema financeiro do Brasil vem trabalhando para exportar esta cultura do parcelamento para outros países.

 

Situação esta que acaba transformando cada lojista que existe, em um funcionário do banco, trabalhando de graça para o sistema financeiro, vendendo juros, das mais variadas formas possíveis e imagináveis. Uma das  principais missões de quem trabalha numa agência bancária é vender dinheiro,  é para isso que serve o gerente do banco,  mas ele recebe um salário por esse serviço.

 

Já o simples comerciante, este sim, trabalha de graça para o banco vendendo juros os produtos que comercializa.

É possível se livrar dos juros?

Possível é, mas dá muito trabalho.  Em tempos de economia digital e compras feitas por intermédio de aplicativos, a cobrança de juros em cada item comprado online é líquida e certa. Não existe nenhum espaço de negociação, a automação no processo comercial praticamente extinguiu a compra à vista.

 

Só é possível comprar à vista, sem juros, das Micro e Pequenas Empresas, que por um motivo ou por outro fazem ainda um atendimento personalizado a seus clientes. Quanto mais automatizado for o processo comercial, mais juros embutidos são lançados.

 

Praticamente não existe nenhum sistema de gestão financeira ou de vendas pela internet que não calcule o juros automaticamente quando os preços são lançados na plataforma,  desconfio sem apresentar provas, de que o desenvolvimento desses softwares de gestão comercial são financiados também pelo sistema financeiro nacional.

Economia digital: Automatiza a cobrança de juros e de impostos

A economia digital não automatiza apenas o processo de compras,  mas também todo o interesse da cadeia econômica,  incluindo a cobrança de juros.  O governo vem se esforçando e investindo muito, para otimizar a economia digital, porque além dos juros cobrado automaticamente os impostos também o são, seguindo o mesmo ritmo,  reduzindo muito a evasão fiscal. Ponto para o governo. 

 

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing digital, é também mantenedor de diversos sites na internet.