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Facilitando as vendas: como escolher a melhor máquina de cartão?

19 de July de 2023
Facilitando as vendas: como escolher a melhor máquina de cartão?<

O mercado tem ganhado cada vez mais ferramentas que visam facilitar a vida das empresas e dos clientes o que faz que cada vez menos vendas sejam perdidas. Nesse sentido, vale entender qual é a melhor máquina de cartão para um comércio.

Com o passar dos anos, o mercado ganhou uma série de desdobramentos que, via de regra, trouxe demandas novas para que o mundo dos negócios pudessem oferecer soluções para resolver todos esses problemas.

Isso aconteceu, principalmente, a partir de algumas dinâmicas importantes que foram estruturadas a partir das industrialização, uma vez que ela forneceu ferramentas para que as empresas pudessem crescer cada dia mais.

No entanto, o mundo comercial é muito mais antigo, o que pode levar-nos a considerações históricas cada vez mais importantes, já que, desde que a produção excedente foi descoberta, a venda ou troca passou a ser fundamental.

Esse é um elemento importante que pode ser percebido a partir de alguns registros de moedas na antiguidade e até mesmo rotas comerciais complexas entre povos e nações desse período.

Com isso, uma série de estratégias já eram utilizadas naquela época para que, assim, os produtores e comerciantes pudessem atingir seus clientes de forma cada vez mais qualificada.

Nesse caso, garantir que algumas dessas orientações pudessem ganhar força com o surgimento dos meios modernos de comércio foi um dos fatores que ajudou o mercado contemporâneo a ganhar cada vez mais força.

Diante disso, uma série de estratégias de vendas passaram a fazer parte da vida das empresas, ajudando os funcionários e donos de estabelecimentos a vender cada vez mais e com mais qualidade.

A importância de uma estratégia de venda

Da antiguidade ao mundo contemporâneo, é possível perceber uma série de padrões que foram sendo formulados, garantindo que as pessoas e as empresas pudessem ter um contato cada vez mais sólido.

Diante disso, é possível pensar em algumas estratégias que, por exemplo, já eram utilizadas em outros períodos, como é o caso de uma boa abordagem de vendas para que houvesse uma persuasão maior nesse momento.

Na literatura, essa figura vendedoras pode ser percebida de acordo com a região de cada escrito, como é o caso do caixeiro viajante, muito famoso nos livros de língua alemã e, também, do leste da Europa.

Além disso, é possível perceber alguns resquícios nos dias de hoje de tradições comerciais, por exemplo, nos países do mundo Árabe, onde alguns comércios se sustentam em tradições milenares.

Isso tudo traz algumas pistas para mostrar que essa difusão de ferramentas e estratégias comerciais nos dias de hoje não são particularidades deste tempo, mas, sim, uma necessidade do comércio.

Por exemplo, quando um serviço de táxi para cachorro anuncia seus planos de contratação, isso tem a ver com a necessidade de se vender esse serviço, o que pode ser uma estratégia de venda, também.

No entanto, independente do marketing feito do ponto de vista da comunicação, é preciso que a abordagem de vendas consiga lidar com a experiência do cliente, seja pessoalmente ou de forma digital.

Esse é um aspecto bastante relevante, já que não há como pensar em uma conversão de um cliente que foi atraído sem que ele tenha condições para executar uma compra ou contratação.

Do ponto de vista digital, a busca por um avental de cozinha feminino pode fazer com que ele seja atraído por alguma plataforma que tenha esse item, mas é preciso que ela consiga lidar com suas demandas.

Assim, alguns pontos podem ser percebidos de forma bastante sofisticada na hora de atrair e vender algum tipo de produto.

Já sob uma perspectiva analógica, é essencial que, por exemplo, uma empresa que vende toldo retrátil para garagem tenha uma orientação a respeito de algumas condições para que aquela venda seja convertida.

Nesse caso, o atendimento pode ser fundamental, mas a forma de pagamento precisa estar atualizada dentro dos moldes daquele público.

Forma de pagamento: um ponto importante

Conforme os anos foram passando, as formas de pagamento foram ganhando novas sustentações, uma vez que as tecnologias digitais surgiram para facilitar todos esses processos.

Hoje em dia, é muito comum a redução da utilização de dinheiro físico, uma vez que há algumas orientações que podem ajudar nesse sentido, como é o caso do pix ou da compra no débito.

Além disso, há um sistema de crédito que vem se democratizando cada vez mais, o que faz com que as empresas, também, consigam facilitar suas vendas sem abertura de crediários e outros aspectos nesse sentido.

Por exemplo, é muito comum um cliente que está decorando um ambiente, busca por uma persiana vertical PVC sob medida e optar por pagar no débito.

Esses são fatores essenciais que precisam ser levados em consideração dentro de todos esses aspectos.

Saber como fornecer a melhor opção de pagamento para o cliente é uma das formas de transformar uma estratégia de venda em algo com retorno.

Vantagens e desvantagens da máquina de cartão

É fundamental entender que a máquina de cartão é uma necessidade que pode trazer uma série de vantagens, mas, também, há alguns desafios que podem ser percebidos no curto prazo de uma contratação desse serviço.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que esse é um tipo de recurso que não há mais como fugir, uma vez que os clientes já pressupõem que determinado tipo de produto ou serviço poderá ser contratado ou comprado pelo crédito.

Assim, por exemplo, um serviço de sala de estar planejada pequena precisa ter alguns planos para esse tipo de contratação que passam por esse tipo de sistema.

Desta forma, é possível pensar em algumas vantagens que a empresa pode ter a partir desses mecanismos:

  • Aumento de vendas;
  • Maior controle;
  • Segurança;
  • Alinhamento com o mercado.

Já, em contrapartida, há algumas desvantagens que, via de regra, funcionam mais como desafios do que como fatores prejudiciais.

Por exemplo, ao pesquisar pelo preço de cirurgia de miopia, um cliente pode considerar pagá-la no crédito, o que transforma essa consideração em uma necessidade da clínica adotar esses sistemas.

Nesse caso, há algumas desvantagens que podem ser percebidos ao contratar uma máquina de cartão:

  • Prazos de recebimento;
  • Redução de lucro;
  • Taxas dos banco;
  • Dependência do serviço.

Todos esses pontos, também, precisam ser levados em consideração na hora de pensar na contratação de uma maquininha de cartão.

Modelos de máquinas de cartão

Há, diante de todas as necessidades que o mercado propõe, algumas opções que são essenciais para esse tipo de orientação de contratação.

Entender a respeito de algumas delas pode ajudar na hora de pensar em uma estratégia nesse sentido.

POS

A máquina POS é conhecida, também, como máquina de ponto de venda, uma vez que ela funciona como um dos materiais mais tradicionais, uma vez que ela se conecta a uma linha telefônica ou, nos dias de hoje, a uma rede wi-fi.

Mobile

Já esse modelo tem a ver com a conexão a uma rede móvel a partir de um chip de celular, o que pode facilitar, por exemplo, a venda dentro de uma lógica de rua ou, até mesmo, na entrega.

Máquina sem contato

Atualmente, um dos padrões mais comuns no mercado são as máquinas sem contato, uma vez que elas funcionam a partir da aproximação de cartões e, também, de celulares.

Como contratar esse serviço?

Diante de todos esses pontos, é importante entender como fazer para contratar um serviço de maquininha de cartão.

Procurar um serviço compatível

Hoje em dia, há uma série de serviços que podem ser oferecidos, o que pode fazer referência ao modelo de máquina a ser contratado.

Assim, por exemplo, uma contratação feita em um veterinário próximo de mim pode ter como base uma máquininha POS, mas, em outros casos, é possível ter uma orientação de outras naturezas.

Considerar taxas

Esse é um fator muito importante que precisa ser considerado, uma vez que as taxas dizem respeito ao quanto uma venda terá que perder para esse tipo de orientação.

Regulamentar o comércio

É importante, também, que haja uma compreensão de que o banco só irá disponibilizar esse serviço para quem possui o CPF ou o CNPJ regulamentado.

Dicas para melhorar a segurança

Esse é um fator bastante importante que precisa ser levado em consideração, uma vez que os rendimentos daquele comércio estão vinculados a essa máquina e, portanto, é preciso manter a segurança.

Nesse caso, por exemplo, um estabelecimento que trabalha com chopeira elétrica profissional, certamente, possui seu horário de funcionamento e, por conta disso, é importante que o banco em questão saiba qual é.

Há, nesse caso, a possibilidade de haver algum tipo de identificação de transação suspeita na máquina.

Além disso, é fundamental manter um sistema de segurança, principalmente para aquelas maquininhas que estão em trânsito permanente, inibindo, assim, a sua utilização quando ela se torna uma material de furto.

Considerações finais

Há uma série de orientações que podem fazer com que um comércio tenha uma boa prática dentro de seu mercado.

Esse é um fator importante, uma vez que vender mais e com qualidade pode ser um dos pontos mais importantes para qualquer estabelecimento.

Por esse motivo, é preciso que cada passo seja levado em consideração na hora de pensar a respeito desses itens.

A máquina de cartão, nesse caso, acaba sendo um dos pontos mais essenciais, já que é ela que vai garantir uma viabilidade de venda.

Além disso, ela pode qualificar a experiência do cliente, mas é preciso entender que há alguns pontos de atenção, também.

Seja como for, é importante ter muita responsabilidade ao contratar esse tipo de serviço, uma vez que ele é fundamental para o andamento dos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.