Investimento

As melhores escolhas de investimentos para iniciantes

11 de May de 2023
As melhores escolhas de investimentos para iniciantes<

Muitas pessoas pensam em fazer um investimento, mas, por conta da falta de conhecimento, acabam desistindo e perdem boas oportunidades. Também existem aquelas que não investem, porque acreditam que isso só serve para quem tem muito dinheiro.

Esses pensamentos são limitadores e fazem o indivíduo perder tempo e oportunidades de melhorar sua realidade financeira. Investir é pensar no próprio futuro para ter uma vida mais tranquila e não correr atrás do dinheiro o tempo todo.

Qualquer pessoa pode investir porque existem diferentes opções no mercado financeiro, desde as mais simples e acessíveis até as mais sofisticadas e arriscadas. Para começar, primeiro é necessário conhecê-las.

Isso vai ajudar a fazer boas escolhas, definir prioridades e alcançar objetivos de vida em curto, médio e longo prazo. Independentemente do valor do salário que o indivíduo recebe todos os meses, sempre haverá uma possibilidade de investir.

Compreender o assunto e buscar informações é a melhor forma de começar com o pé direito e fazer cada centavo valer a pena.

Para ajudar quem está começando agora, este artigo vai explicar como começar a investir, quais são os tipos de investimentos, o que ter em mente ao investir e qual é a importância dessa prática.

Como começar a investir?

Para começar a investir, a primeira coisa é ter um planejamento financeiro para mapear as finanças, considerando as entradas e saídas de dinheiro. É possível fazer isso com uma planilha ou aplicativos específicos no celular.

Todos os gastos e ganhos devem ser anotados, desde os recorrentes na até os esporádicos, como:

  • Aluguel;
  • Financiamento;
  • Alimentação;
  • Cartão de crédito.

Até aquele cafezinho na padaria pela manhã precisa ser colocado na planilha de ganhos e gastos, depois, assim como faz uma empresa de antt renovação, é necessário analisar o quanto da renda é possível investir.

Um dos melhores métodos para isso é conhecido como 50 – 30 – 20, onde 50% do rendimento é destinado aos custos de vida e gastos essenciais, 30% para o estilo de vida e 20% para poupança ou investimentos.

A distribuição deve ser feita de acordo com a realidade, e depois que isso está bem organizado, chegou o momento de estudar os tipos de investimentos.

Existem duas modalidades, sendo os de renda fixa, em que o percentual de rendimento é pré-fixado, permitindo que o investidor saiba o quanto vai resgatar; e a renda variável, que como o próprio nome sugere, possui rendimento variável.

Um bom exemplo de renda fixa é o Tesouro Direto, CDB e fundos pré-fixados, quanto à renda variável, seu maior exemplo é a Bolsa de Valores.

Para quem nunca investiu antes e precisa arcar com outros custos do cotidiano, como perfuração de mini poço artesiano para a coleta de água, o ideal é começar com investimentos de baixo risco.

Tipos de investimentos

Conforme mostrado anteriormente, uma das coisas mais importantes para começar a investir é conhecer os tipos de investimentos, que são renda fixa e renda variável.

Na renda fixa, uma das opções mais comuns é a poupança, visto que é isenta do imposto de renda e não é necessário um valor mínimo para começar a aplicar, entretanto, possui rendimentos limitados.

Outra opção é o Tesouro Direto, uma opção criada pelo Tesouro Nacional que permite a pessoas físicas terem acesso aos títulos públicos, como se estivessem fazendo um empréstimo para o governo financiar a dívida pública.

Futuramente, o valor é devolvido com juros, mas é importante estar atento porque cada título público possui prazos e rendimentos diferentes.

A renda fixa também oferece como opção ou CDB (Certificado de Depósito Bancário), também um título de dívida comprada pelos bancos. O investidor pode conhecer seu rendimento logo no momento da aplicação e seguir indicadores da economia.

Existem muitos outros exemplos de investimentos de renda fixa, mas se uma empresa de lavagem de persiana vertical quiser aumentar seus lucros, deve investir em renda variável.

As ações são umas das mais famosas e costumam fazer parte da carteira de investimentos de pessoas mais experientes.

Para compreender ela, basta imaginar que uma organização seja dividida em várias partes e cada uma delas representa um capital que pode ser comprado por qualquer um que esteja interessado.

A partir do momento em que o investidor compra uma ação, se torna dono daquela pequena parte, por isso, passa a ter alguns direitos como receber parte dos lucros e dividendos.

Outra opção são os fundos de investimento, que se mostram como uma modalidade de aplicação coletiva, portanto, onde diversas pessoas investem no mesmo fundo.

Os valores aplicados são administrados por um gestor e passam a ser investidos em outros produtos que podem variar de acordo com o tipo de fundo e a proposta apresentada por ele.

O proprietário de uma loja com fachada glazing residencial pode fazer esse investimento que será administrado por um especialista que cuida de todo o patrimônio informa de ações, títulos públicos, imóveis e outros.

Uma opção de renda variável que tem chamado a atenção de muitas pessoas são os fundos imobiliários, que costumam ser a primeira opção variável de quem investe há pouco tempo.

Consiste na reunião de pessoas interessadas e gestores que se responsabilizam pelo controle e gerenciamento do dinheiro aplicado. As aplicações são voltadas para o setor imobiliário, tanto para empreendimentos quanto para aplicações financeiras relacionadas.

No que pensar ao investir?

Para começar a investir, é muito importante ter em mente algumas questões. Uma das mais importantes é eliminar as dívidas, pois com elas é difícil acumular um patrimônio realmente sólido.

Mesmo que o tipo de investimento tenha uma alta rentabilidade, os juros cobrados pelas dívidas trazem muitos prejuízos, principalmente se estiverem relacionados a bancos e financeiras.

No dia a dia, as pessoas pesquisam informações sobre os mais variados produtos e serviços, como aluguel piscina de bolas infantil valor, mas na hora de fazer qualquer aquisição, é importante ter um fundo de reserva.

Esse dinheiro vai ajudar a fazer compras à vista e evitar situações complicadas, caso alguma emergência apareça.

Mesmo quem está começando agora também precisa diversificar seus investimentos, pois é assim que as pessoas conseguem obter bons rendimentos, independentemente do que esteja acontecendo no mercado.

A diversificação também aumenta o fluxo de caixa, formando entradas recorrentes provenientes das remunerações. É um dinheiro que pode ser usado como investimento ou para pagar as contas.

Por fim, é muito importante ter paciência e disciplina, caso contrário, fica difícil se tornar um investidor de sucesso. As decisões precisam ser baseadas nos objetivos definidos.

Assim como uma clínica de mastopexia interna precisa de tempo para obter lucros, os investidores, principalmente aqueles que trabalham com renda fixa, precisam de paciência até que os retornos comecem a aparecer.

Importância de investir

Fazer investimentos é uma estratégia importante para melhorar o planejamento das finanças porque eles ajudam as pessoas a se aproximarem mais de seus sonhos.

Investimentos são maneiras simples e inteligentes de acumular patrimônio, principalmente em longo prazo. A carteira de investimentos ajuda a alcançar os objetivos pessoais e a construir um futuro mais tranquilo.

Quem deseja aumentar seu capital ao longo do tempo, deve começar a investir aos poucos. Muitos investidores de sucesso e experientes começam com opções de baixo risco e vão aprendendo sobre o mercado para variar a carteira.

Quando chegam nas opções de alto risco, por exemplo, comprando ações de um fornecedor de coxinhas congeladas para revenda, já possuem um patrimônio seguro e conseguem obter excelentes ganhos.

Qualquer pessoa pode chegar nesse nível, basta começar a investir em opções mais simples e se manter informado sobre o mercado financeiro. Aos poucos, será possível variar a carteira de investimentos e conseguir os melhores resultados.

Investir também é importante, porque é a melhor forma de valorizar o próprio dinheiro, pois o capital investido aumenta ao longo do tempo, permitindo que a pessoa tenha acesso a um valor muito maior no final.

É como colocar o dinheiro para trabalhar em vez de ficar correndo atrás dele o tempo todo. Quem faz investimentos também se sente mais seguro para suas necessidades diárias, como no caso de alguém que está pesquisando implante capilar feminino valor.

Embora muitas pessoas acreditem que o mercado de investimentos é acessível apenas para quem tem muito dinheiro, essa ideia é equivocada, pois qualquer um pode investir.

Basta escolher a modalidade certa e ter prudência para cuidar do próprio dinheiro, de modo que ele se multiplique e traga bons retornos.

Considerações finais

Fazer investimentos é a melhor forma de valorizar o próprio dinheiro e conseguir ganhos maiores para o futuro. É uma ação que ajuda a alcançar propósitos de vida, como comprar uma casa, ter uma aposentadoria melhor, entre outros.

Independentemente de qual seja a realidade financeira do indivíduo, é perfeitamente possível encontrar uma modalidade de investimento cabível e que traga excelentes retornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.