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Aprenda como fazer um ótimo marketing digital para escolas e aumente suas matrículas!

27 de December de 2022
Aprenda como fazer um ótimo marketing digital para escolas e aumente suas matrículas!<

Se você trabalha em uma instituição de ensino, sabe o quanto a relevância do lugar importa na hora de alguém fazer uma matrícula. E uma forma muito eficaz de alcançar isso é por meio do marketing digital para escolas.

O setor de educação está em crescimento. Segundo a Think With Google, a consideração por um curso a distância aumentou de 40% em 2020 para 78% em 2021 no Brasil. Além disso, 29 milhões de pessoas estão interessadas em cursos livres no país.

Ou seja, não dá para ignorar essa tendência de crescimento, não acha? Chegou a hora de investir no marketing digital para escolas e transformar esses interessados em matrículas!

É por isso que neste artigo você vai aprender o que é marketing digital, por que é necessário fazer para as escolas e ainda vai conhecer como fazer na sua instituição de ensino!

Gostou? Então continue a leitura!

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma estratégia de promoção de uma marca, produto ou instituição por meio dos canais digitais, ou seja, por meio da internet. Como a internet tem a capacidade de alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo, ela é um ótimo meio de propagação de informação e também de relevância.

Quantas vezes você já pesquisou na internet na hora de adquirir algum produto ou serviço em busca da qualidade da marca, da durabilidade do produto e dos comentários dos outros clientes para formar a sua opinião e fechar negócio? Isso também serve para as instituições de ensino!

Mas quais são as vantagens do marketing digital para escolas, você deve estar se perguntando. E existem diversas! Confira a seguir.

Por que fazer marketing digital para escolas?

Se você ainda não se convenceu de que apostar no marketing digital para escolas é essencial, vamos nos aprofundar um pouco mais nas vantagens. Conheça os maiores benefícios de apostar nesse modelo de divulgação.

  • Necessita menor investimento: no marketing digital existem diversos canais gratuitos que garantem bastante engajamento como é o caso das redes sociais e do Youtube.
  • Aproxima a instituição do público: um canal digital melhora a comunicação com os alunos e permite mais proximidade para eles contratarem serviços e tirarem dúvidas.
  • Alcança mais clientes: a internet tem um alcance enorme e pode atingir mais pessoas em menor tempo, aumentando a captação de alunos.
  • Fortalece a marca e gera autoridade: quando está presente nos canais digitais entregando um conteúdo de valor, a sua marca cresce no imaginário do público e a sua instituição se torna uma autoridade no assunto.
  • Fideliza os alunos: todos os benefícios anteriores oferecem uma entrega de valor diferenciada, o que gera mais confiança dos alunos na instituição. Desse modo, eles não pensarão duas vezes na hora de fazer a rematrícula para o período seguinte.
  • Aumenta a competitividade: com alunos fiéis, grande alcance e autoridade, a sua instituição estará competitiva no mercado frente aos concorrentes.

O que achou dos benefícios? Chegou a hora da gestão escolar da sua instituição apostar no marketing digital, então confira a seguir como implementá-lo.

Como fazer marketing digital para escolas?

Agora que você já aprendeu o que é marketing digital e qual a sua importância para as escolas, que tal aprender como fazer o marketing digital da sua instituição de ensino? Confira as nossas dicas a seguir!

Conheça o seu público-alvo

A sua comunicação não pode conversar com todos (ou ela não conversará com ninguém). Por isso, você precisa ter bem definido quem é o seu público-alvo e quais são os interesses dele para poder estabelecer qual linguagem utilizar, quais os canais você precisa estar presente e qual tipo de conteúdo precisará criar.

Esteja presente em diversos canais

É muito importante estar presente nos canais em que o seu público também está. Ao definir quem ele é, você será capaz de estabelecer também onde você precisa estar. Pode apostar nas redes sociais, no Youtube, em blogs, ter um site e até mesmo investir em anúncios pagos como o Google Ads.

Mantenha frequência de publicação

Não basta apenas criar os canais digitais, é necessário também investir na frequência de conteúdo para criar uma relação com o seu público. Não fique meses sem postar e de repente entregue uma enxugada de conteúdos. Para que lembrem da sua marca, ela precisa se fazer presente diariamente sem saturar.

Entregue conteúdo de valor

Não adianta entregar qualquer conteúdo ao seu público. Você precisa entregar um conteúdo de valor, que realmente agregue aos interesses e objetivos dele. Faça uma espécie de troca: entregue conhecimento gratuito para o público e ele lhe entregará autoridade.

Seguindo essas dicas com planejamento, estratégia e perseverança, a sua instituição de ensino vai se destacar no mercado! Tenha paciência e siga entregando conteúdo de qualidade e suporte ao seu público.

Chegou a hora de colocar em prática o que você aprendeu!

Em resumo, o marketing digital é essencial hoje em dia para qualquer setor que trabalhe oferecendo serviços ou produtos para o público. E com as instituições de ensino não seria diferente.

O marketing digital para escolas está aí para que as instituições tenham relevância no mercado e possam ser encontradas com apenas um clique pelos seus clientes em potencial. Mas não basta estar presente na rede, o percurso precisa ser estratégico para alcançar o seu público-alvo.

É por isso que neste artigo você descobriu tudo sobre o assunto: o que é, por que é importante e como fazer um bom marketing digital para escolas. Agora só falta colocar o que você aprendeu em prática e posicionar a sua instituição de ensino no mercado de uma vez por todas! Mãos à obra!

Este GP foi escrito pela EAD Plataforma, plataforma para hospedagem e gestão de cursos EAD para escolas, universidades, empresas e produtores digitais. Com mais de 1.400 clientes ativos, na EAD Plataforma você encontra uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização!