Marketing

O que é uma estratégia de marca e qual a sua relevância?

5 de November de 2021
O que é uma estratégia de marca e qual a sua relevância?<

Você já ouviu falar em estratégia de marca? Sabe como ela pode influenciar a visão que o público tem sobre uma empresa? Não? Pois lendo este artigo, você irá compreender como ela  é importante! 

Em primeiro lugar, não é novidade que os hábitos de consumo e os mercados mudam constantemente e o aumento da concorrência em todos os segmentos tornou necessário que as marcas se adaptassem e pensassem em novas maneiras de atrair consumidores, não é mesmo?

Uma das opções encontradas foi pensar em planos de marketing que passassem uma mensagem e agregassem valor além dos produtos ou serviços oferecidos. Ou seja, branding, com o objetivo de atingir, atrair e fidelizar os clientes

Quer aprender mais? Então, siga com sua leitura. Por meio dela, você não só  descobrirá o que é estratégia de marca, como entenderá a relevância e aprenderá os principais passos para criar uma!

O que é estratégia de marca?

Uma estratégia de marca, conceito também conhecido como branding, pode ser definida como vários processos colocados em prática em conjunto para gerar algum valor aos serviços oferecidos por determinada empresa. 

É definir como ela será vista pelo mercado, o que estabelece  toda uma reputação entre consumidores e investidores. Em poucas palavras, esse processo serve para criar ou fortalecer uma marca já existente e nos fazer percebê-la como confiável. 

Para que serve a estratégia de marca? 

Ela serve, de maneira simplificada, para agregar valor. É como se a empresa oferecesse não apenas um produto ou serviço, mas uma experiência completa em cada compra. 

Isso é feito por meio  da adoção de valores, objetivos e de uma mensagem clara e que seja facilmente entendida e assimilada pelo público que ela deseja atingir. Isso serve para mostrar para todos onde aquela marca se encaixa e como é a visão dela a respeito do mundo onde está inserida. 

Como funciona uma estratégia de marca?

Uma estratégia de marca não é algo que pode ser feito em pouco tempo, uma vez que existem muitos passos e é preciso um tempo para que ela surta efeito e você consiga obter os resultados desejados. 

Para entender melhor, o processo de criação funciona da seguinte maneira: existe uma marca, que é mais do que apenas um logo, é algo que os seus clientes irão identificar facilmente.

Portanto, ela tem valores claros que são os mesmos do público que ela deseja alcançar. Essas são coisas que virão primeiro à mente ao pensarmos nela. 

Esses dois aspectos levam a criação de uma personalidade e, consequentemente, a possibilidade de se identificar e conectar com ela. 

Você já escolheu comprar algo apenas porque gostava da marca? Isso acontece graças a um bom branding. O resultado é o que falamos sobre ter uma experiência. Você não consome só um produto, mas todos os valores e emoções que estão por trás da criação dele. 

Como isso influencia as empresas?

A estratégia de marca pode influenciar, positivamente ou negativamente, as empresas. Podemos pegar como exemplo a Apple, que é uma das marcas mais importantes e conhecidas do mundo quando se pensa em tecnologia. 

Ao adquirir um celular feito por ela, por exemplo, você não tem apenas um aparelho, mas um Iphone. Existe um valor, que vai além do financeiro, e isso foi estabelecido por meio  de uma estratégia clara e que é colocada em prática todos os dias. 

Isso traz uma melhora nas vendas e a fidelização dos consumidores, que se sentem representados e ligados com a empresa, em uma espécie de relação emocional.  

A influência do branding vem através de objetivos claros, que possibilitam a criação de todas as ações de marketing, deixa o relacionamento com o cliente mais direto e dá a oportunidade de se destacar dos concorrentes no mercado ao oferecer algo diferente.

Afinal, por que a Coca-Cola continua sendo a mais vendida, quando existem outras marcas no mercado? A resposta é porque ela tem um valor, não é apenas mais um refrigerante, tem uma ideia, um valor por trás dela e isso forma uma base de clientes fiéis. 

Mão segurando uma caneta, com um caderno aberto.
STIL/ Unsplash

Branding e estratégia de posicionamento de marketing são a mesma coisa?

É bem comum se confundir com os dois termos e, mesmo que ambos sejam essenciais para as empresas e funcionem em conjunto, são coisas diferentes. 

O primeiro, diz a respeito como a marca é vista pelo mercado e engloba todas as estratégias a serem adotadas para chegar a isso. Já o posicionamento de marketing é sobre o plano de ação que será posto em prática para que todo o processo saia dentro do planejado.

Isso é, as ações e estratégias adotadas como publicidade. Mas vai além e inclui o preço, o produto em si e até onde e como ele será vendido. Ele está diretamente relacionado com as vendas e não com a experiência. 

Como estabelecer uma estratégia de marca?

Uma boa estratégia deve ter, em primeiro lugar, um propósito claro e que possa ser alcançado. Ou seja, não coloque metas impossíveis, pois isso só gerará frustração e desperdício de tempo e recursos. 

Ter um projeto consistente, que siga passos bem estabelecidos e não fique mudando ao longo do processo também é essencial. Por último, ela precisa ser voltada para o público consumidor. 

Cada um tem suas peculiaridades, que os fazem consumir a publicidade de maneira diferente. Conhecer esses detalhes é algo que pode fazer a diferença entre uma estratégia de sucesso e uma que não entregou resultados. 

Por isso, separamos um pequeno passo a passo com algumas coisas essenciais para construir uma boa estratégia de marca. São elas:

  • ter uma persona (perfil de cliente ideal); 
  • se posicionar em relação aos seus valores e missão; 
  • ter objetivos claros;
  • criar uma identidade, não apenas visual, mas de todos os serviços da marca. Por exemplo, rapidez na entrega e preços baixos;
  • conhecer a concorrência para saber o que e como eles fazem;
  • ser consistente na linguagem e mensagem que serão adotadas;
  • ouvir os clientes para verificar se os valores estão alinhados com os deles;
  • estar sempre preparado para se adaptar. O modo como as pessoas consomem as coisas muda com frequência e é preciso ser flexível para acompanhar esse processo.

E aí, deu para entender o que é uma estratégia de marca? Agora aproveite e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo da Fintech sobre esse e outros assuntos!