Startup

O que é insurtech? Entenda o conceito e conheça suas vantagens!

4 de February de 2022
O que é insurtech? Entenda o conceito e conheça suas vantagens!<

A tecnologia avança a uma velocidade surpreendente, ocupando espaços que nunca imaginamos e transformando processos burocráticos e estagnados, utilizando uma metodologia muito mais funcional e prática, otimizando a rotina das pessoas.

Bancos, restaurantes, atendimento à saúde, corretora de seguros, universidades. Toda a sociedade está em uma crescente expansão, em meio ao fluxo intenso de automação vindo da recente indústria 4.0, que utiliza formatos como o uso de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, computação em nuvem, entre outros.

Neste cenário as insurtechs nasceram para transformar o setor de seguros e automatizar os sistemas tradicionais, tornando-os mais acessíveis e ágeis. Ficou curioso para entender de uma vez o que é insurtech? Continue lendo o artigo e vamos te explicar tudo sobre essa nova tendência.

O que é uma insurtech?

Insurtech é o resultado da união entre os termos “insurance” – que significa seguro – e “technology” – que significa tecnologia. Ou seja, as insurtechs são startups que tem como objetivo automatizar processos dentro da corretora de seguros, agilizando e melhorando a experiência dos clientes.

Vemos aos montes, startups dos mais diversos setores e com o foco em uma diversidade enorme de benefícios, surgindo em todo o mundo e no Brasil não é diferente. 

Atualmente setores como contabilidade, financeiro, recursos humanos e seguros, estão recebendo uma ajuda extra da tecnologia para facilitar os formatos de trabalho e melhorar os resultados.

Uma insurtech garante tal melhoria no vínculo com os clientes, controle de processos, contratação digital, além de simplificar sistemas de gestão tradicionais e burocráticos, que são as principais dores de cabeça para corretoras e clientes.

A realidade das insurtechs brasileiras

Para compreendermos esse gigantesco mercado e entendermos de uma vez o que é insurtech, precisamos pensar não só nos serviços e benefícios oferecidos, mas na forma como o Brasil tem se destacado frente a outros líderes de mercado.

Segundo o estudo Insurtech Report 2020, realizado pela Distrito – Hub de inovação tecnológica – o Brasil conta com 113 insurtechs, que em sua maioria estão centralizadas na região sudeste do país. Grande parte destas startups surgiram há cerca de 4 anos e estão crescendo rapidamente.

Atualmente, a América Latina conta com cerca de 350 insurtechs, porém 32% delas estão sob liderança brasileira, segundo dados publicados no estudo “Latam Insurtech Journey”. 

Com isso o Brasil se torna líder de mercado na região e não é atoa, afinal o país tem feito largos investimentos no setor, uma movimentação ambiciosa que garante a colocação frente a outros países.

Ainda segundo a Distrito, até o presente momento já foram investidos mais de US$ 349 milhões em insurtechs, sendo que metade deste valor se aplica aos dois últimos anos. 

A tendência é que esta expansão se torne ainda mais forte para os próximos anos, rompendo o silêncio e anonimato de muitas empresas, conquistando mais espaço e investimento em escala mundial.

Para que serve uma corretora de seguros?

Uma corretora de seguros tem como objetivo principal intermediar a relação do cliente com as seguradoras, garantindo uma gestão funcional e confiável para ambas as partes, podendo atender tanto pessoas físicas quanto jurídicas, ocupando uma função indireta no mercado.

Para compreender o que é insurtech, é preciso primeiro conhecer o setor de seguros e compreender as necessidades que precisam ser supridas, principal objetivo para a inserção tecnológica. 

As insurtechs assumem o controle destes processos e aliam seus serviços a tecnologia, com o objetivo de acelerar o setor e torná-lo mais eficiente com relação a desempenho e resultados.

Quem precisa destes serviços?

Muitas empresas ainda resistem à chegada das startups no mercado, afinal sua implementação impacta diretamente nas rotinas e na metodologia utilizada até então. Mas o fato é que os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem um atendimento que vá muito além do convencional.

Estamos em uma época onde a experiência do cliente dita suas preferências e a forma como consome produtos e serviços. Uma empresa que ainda utiliza pilhas de papéis e sistemas desatualizados como método de trabalho, tem muito a perder, não só com relação a crescimento, mas também a fidelização e promoção por parte dos clientes.

A real preocupação da persona está além de saber o que é insurtech, a sua busca é por entender o que ela pode agregar para sua empresa e de que forma isso pode impactar nos rendimentos e na redução de custos.

É aí que se destacar faz toda a diferença. As insurtechs existem para auxiliar empresas e pessoas físicas, inserindo a tecnologia em seus processos e otimizando tempo e recursos financeiros, que muitas vezes as impedem de escalar seus negócios.

Essa personalização dos serviços muda por completo a comunicação entre corretoras de seguros e clientes, de forma a compreender melhor suas dores e expectativas, agregando a personalização e exclusividade, uma grande sacada frente aos concorrentes que ainda utilizam o convencional.

Quais os benefícios de contratar uma insurtech?

Agora que você já sabe o que é insurtech, está na hora de entender quais as motivações para essa contratação e compreender de uma vez se esse formato serve ou não para você e sua empresa.

  • autogestão na contratação;
  • custo reduzido;
  • 0% de burocracia, 100% de eficiência;
  • clareza na cobertura de sinistros;
  • comunicação objetiva;
  • serviço personalizado e funcional;
  • simplificação e acessibilidade dos processos;
  • crescimento da rentabilidade;
  • fidelização dos clientes.

Insurtech Brasil: startups que inovam no país

Como líder da América Latina, o Brasil possui uma carteira de insurtechs muito ambiciosa e que tem movimentado milhões todos os anos, aplicando processos inovadores no setor e se destacando no mercado de tecnologia. Veja abaixo algumas das empresas de seguros e tecnologia mais importantes do país.

Ciclic

A primeira insurtech brasileira a trazer para o país o atendimento online de saúde, a chamada telemedicina, através do Saúde Protegida. A Ciclic oferece também outros serviços como Saúde Pet – uma tendência em crescimento – além dos seguros mais comuns, como seguro viagem, residencial, celular e equipamentos portáteis.

“Descomplicamos o universo desses produtos para que você comece hoje a proteger seu presente e planejar o seu futuro com  transparência, confiança e o melhor custo/benefício do mercado.”

Minuto Seguros

A Minuto Seguros possui atualmente parceria com 13 seguradoras brasileiras e recebe propostas de fundos estrangeiros, interessados em investir na insurtech. Agora a empresa está buscando novas e mais ambiciosas aquisições aos seus serviços, como a utilização de inteligência artificial, com o objetivo de melhorar sua oferta de produtos.

“Investimos bastante na construção de uma plataforma tecnológica. Nosso modelo de negócio conseguiu chegar nas pessoas que até então não tinham nenhum seguro.”

Akur8

Falando em inteligência artificial (AI), a Akur 8 utiliza essa poderosa tecnologia para precificar seus seguros, automatizando a modelagem para clientes e seguradoras, utilizando como base o valor da vida útil do cliente, através do Machine Learning e Atuarial.

“Acreditamos que a sofisticação de preços deve ser uma prioridade para as seguradoras que desejam ficar à frente da concorrência e gerar um valor tremendo, ao mesmo tempo em que oferecem mais justiça aos seus clientes.”

Conclusão

Agora que você já sabe o que é insurtech, conhece o cenário brasileiro, entende o papel das corretoras de seguros, já consegue visualizar o perfil do cliente, os benefícios desta contratação e já conhece algumas das principais insurtechs brasileiras, está na hora de buscar pela startup que mais tem a sua cara.

Insurtech Brasil é um mercado milionário que busca oferecer serviços variados, pensando na experiência do cliente e na otimização das operações, a fim de facilitar a rotina de empresas e pessoas, que por muitas vezes se veem limitadas pelos processos burocráticos e demorados de corretoras tradicionais.

Ao escolher a sua insurtech ideal, busque analisar os pontos favoráveis e aqueles que pesam contra, para que consiga contratar a empresa que mais atende às suas necessidades.

Para aqueles que ainda se veem utilizando serviços analógicos e sofrendo com as dores de cabeça que essa contratação resulta, repense sobre isso. A tecnologia pode facilitar e muito a sua vida, reduzir custos desnecessários e ainda te manter atualizado em tempo real sobre seus investimentos de forma muito mais segura.

Para te ajudar a ampliar seus conhecimentos sobre tecnologia e o mercado de insurtechs, temos um conteúdo feito exclusivamente para você: Fintechs de seguros que estão mudando o mercado brasileiro.