Transformação Digital

“Internetês”: veja como funciona a comunicação na web

25 de May de 2022
“Internetês”: veja como funciona a comunicação na web<

Com o objetivo de acelerar as interações escritas nas plataformas digitais, o “internetês” tem sua origem associada ao surgimento das tecnologias de comunicação. Sua presença nas demais esferas sociais é cada vez mais discutida por especialistas, dividindo opiniões.

Trata-se de uma espécie de simplificação informal da língua, comparado por alguns às gírias e até a um idioma dominado por usuários assíduos dessas novas plataformas.

Neste artigo você conhece um pouco mais da origem desse fenômeno, suas principais características e seus aspectos positivos para alguns e negativos para outros.

COMO DEFINIR ESSA NOVA FORMA DE COMUNICAÇÃO?

É fato que a velocidade das interações sociais aumentou com a popularização das plataformas digitais.

Utilizando um buscador online, por exemplo, em questão de segundos você pode encontrar a melhor definição para um termo qualquer, sem que seja necessário folhear as páginas de um dicionário. Já os chats são capazes de simular diálogos síncronos, como se acontecessem ao vivo.

Também chamada de “pt-sms”, essa nova forma de interação consiste na criação de signos linguísticos, a partir do emprego diferenciado dos caracteres alfanuméricos, com a finalidade de simplificar a comunicação escrita.

Seu uso também pode ser associado aos espaços da web ocupados por adolescentes, como os fóruns, os blogs e principalmente as redes sociais.

A iconografia é mais uma das ferramentas do internetês, como as letras em caixa alta, que representam a fala gritada, e os emoticons, que representam sentimentos variados.

O QUE PODE SER VISTO COMO NEGATIVO?

Popularmente, e até no meio acadêmico, discute-se se esse novo tipo de linguagem prejudica a língua portuguesa em um contexto mais amplo. As críticas são comumente relacionadas ao uso excessivo das simplificações, ou abreviações.

Outro debate comum é o que envolve o uso da linguagem de internet pelo sistema educacional, tratando o fenômeno como um sintoma do chamado “rebaixamento da língua”.

Para muitos, é necessário tratar o internetês como se trata o registro oral, como temporário e normalmente efêmero. Na opinião desses teóricos, quando esse tipo de linguagem é tratado com a permanência e a estabilidade do registro escrito, o processo de alfabetização pode ser prejudicado.

Este também pode ser um problema no meio corporativo, por conta da hegemonia da modalidade padrão da língua portuguesa.

QUAIS SÃO OS PONTOS POSITIVOS DO INTERNETÊS?

Embora a língua padrão seja a mais usada no meio corporativo, há contextos em que o internetês é explorado, como na publicidade. Textos redigidos para o meio digital costumam abusar de abreviações e simplificações, na tentativa de aproximar o conteúdo dos leitores mais jovens.

Para entender melhor quando o texto deve ser adaptado, são contratados especialistas na otimização de textos para a web, como a consultoria SEO, responsável por desenvolver estratégias que melhoram a posição desses conteúdos nos buscadores.

O uso contextual da língua é pouco explorado pelas escolas e pelo sistema educacional como um todo, isso porque o uso padrão ainda é dominante, por conta do mercado de trabalho e dos vestibulares, que na maioria das vezes exigem domínio da norma culta.

 

Como alternativa às gramáticas normativas, existem estudos que exploram a importância do contexto para o domínio da língua, além de considerar as mudanças da língua com o tempo, como as gramáticas descritivas e internalizadas.

Não se trata de excluir as estruturas e as regras da língua, mas de priorizar o domínio da língua como um todo, inclusive o que é visto por muitos como “analfabetismo virtual” ou “empobrecimento”.

Vale lembrar que a língua segue um processo natural e que historicamente se desenvolve. O pronome de tratamento “você”, por exemplo, chegou neste formato depois de passar por termos como “vossemecê” e “vosmecê”.

E QUAIS SÃO AS SIMPLIFICAÇÕES MAIS COMUNS DO INTERNETÊS?

  • O uso do “k”: palavras como “aqui” e “quem” costumam ser substituídas por “aki” e “kem”;
  • Sinais gráficos: o símbolo “+“ como substituto da palavra “mais”, assim como “-” é usado para substituir a palavra “menos”;
  • Número e letras combinados: “9dades” substitui “novidades”, enquanto “4U” é uma simplificação de “for you”, ou “para você”;
  • Estrangeirismos: usar “estar away” significa estar online mas não estar no computador naquele momento;
  • Abreviações: “bjs” substitui “beijos”, “blz” substitui “beleza”, “vc” substitui “você”, “kd” substitui “cadê”;
  • Reprodução de sons (onomatopeias): “hahaha”, “hehehe” e “kkk” são tipos de risadas.

Pronto, você já sabe quais são os pontos positivos e os pontos negativos atribuídos à comunicação online, também sabe quais são as expressões mais usadas pelos usuários. Só o tempo nos dirá os efeitos que esse tipo de interação produzirá!