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Saiba o que é e como criar um keyword map

3 de August de 2022
Saiba o que é e como criar um keyword map<

O keyword map, ou mapa de palavra-chave, pode ser definido como um documento que concentra todas as palavras-chave das quais o site deseja ser ranqueado pelo algoritmo de um mecanismo de busca na internet.

 

Nesse documento é necessário inserir algumas palavras estratégicas (sempre relacionadas ao assunto abordado naquele determinado texto) que irão servir para aumentar as posições de pesquisa do site, ou seja, ser um dos primeiros a aparecer na lista de sites quando buscarem aqueles termos.

 

No desenvolvimento do keyword, é necessário colocar algumas informações importantes para ajudar no ranqueamento. São elas:

 

  • Título de páginas;
  • URLs;
  • Palavras-chave;
  • Volume de busca;
  • Dificuldade de indexação.

 

Com o decorrer da criação desse material, é natural colocar outras informações que sejam pertinentes ao site. Esse tipo de ferramenta não tem utilidade só para compreender a estrutura do site, na verdade ele vai muito mais além.

 

Quando colocado em prática, muitos empreendedores puderam observar um aumento nos seus resultados, e isso está conectado diretamente com o posicionamento do site nos rankings de pesquisa.

 

Por exemplo, uma loja virtual que vende camisas de silicone a pronta entrega, fazendo um estudo rápido sobre as suas principais palavras-chave, o dono do site já consegue alcançar um público maior pelo simples fato de utilizar um termo que é usado diariamente nas pesquisas pelo seu público-alvo.

 

Quando utilizado, ele se torna um recurso estratégico para analisar o SEO de cada página, e posteriormente melhorar a performance. Um keyword map é um documento muito dinâmico, isso porque ele precisa ser atualizado quase que diariamente para não perder relevância.

 

Dessa forma, o mapa de palavras-chave acaba sendo essencial para na rotina de trabalho de qualquer equipe de marketing. 

 

De uma forma direta, fazer o keyword map do seu site é como investir em balões infláveis para propaganda, isso porque a ferramenta consegue desenvolver um trabalho que ajuda a sua página a ter um posicionamento mais favorável dentro das posições que o Google considera relevante.

 

Até então você pode ter uma noção sobre o que é o keyword map, mas como esse documento é desenvolvido? Abaixo você vai entender melhor o processo de desenvolvimento desse recurso que está sendo utilizado por várias empresas.

Mapeia suas palavras-chave

Quando um trabalho de SEO é iniciado, é preciso começar através de uma auditoria de site a fim de fazer o mapeamento das palavras-chave para as quais cada página ranqueia.

 

Quando você começa a realizar pesquisas, será perceptível que a sua lista de palavras-chave será ampliada, isso porque você vai adquirir mais conhecimento sobre a área e entender o que as pessoas querem ao buscar determinado termo na internet.

 

Caso o seu site seja dedicado à sua empresa de projetos hidráulicos, por exemplo, com o tempo você vai perceber que terá uma infinita gama de palavras-chave que podem ser utilizadas em momentos específicos para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca.

 

Com essa pesquisa, fica mais fácil entender qual a posição do seu negócio na internet e identificar quais os principais termos que estão ligados à sua empresa.

 

Esses termos principais podem ser identificados, de maneira mais fácil, com plataformas dedicadas. Caso opte por essa opção mais fácil, se você tiver um negócio como uma fábrica de placas de sinalização, por exemplo, perceberá que terá mais tempo para lidar com outras questões administrativas.

 

Na prática, otimizar os trabalhos diários de uma empresa é essencial para que alguns pontos possam ser consertados, a fim de trazer uma qualidade melhor de serviços prestados para os clientes.

 

Ao pesquisar, é possível observar que o empreendedor tem várias opções de plataforma para identificar os termos, e consequentemente os preços são os mais variados. 

 

Ou seja, é como se o usuário pesquisasse algo como “sacolas e mochilas personalizadas”, então automaticamente o Google irá direcioná-lo para uma série de produtos relacionado aos termos buscados e com vários preços diferentes. 

 

Dependendo do ramo do seu mercado, você pode se deparar com milhares de palavras-chave. É nesse momento que se inicia o trabalho de seleção para a montagem do seu mapa de palavras-chave.

 

Lidando com volume de buscas, dificuldade de indexação e intenção de usuário, você vai identificar quais são as melhores palavras-chave que serão trabalhados no seu site. É importante verificar:

 

  • Existe um bom volume de buscas?
  • Existe um grande número de sites competindo pela mesma palavra-chave?
  • A palavra-chave mostra claramente a intenção de busca do usuário?

 

Vale lembrar que palavras-chave muito disputadas são mais difíceis de ranquear. Em outras palavras, significa que demoram mais tempo para que a empresa consiga perceber os novos resultados justamente porque várias pessoas usam aquele mesmo termo.

 

Para os iniciantes em SEO que têm o objetivo de melhorar a presença digital de uma maneira mais rápida, é necessário se concentrar em termos de busca menos competitiva. Estamos falando das palavras-chave long tail, ou de cauda longa.

 

Dentro do marketing de conteúdo e consequentemente de SEO, palavras-chave long tail é uma estratégia para escolher termos que contam com quatro ou mais palavras para fins de criação de conteúdo.

 

Dito isso, através das palavras-chave long tail você consegue ganhar um destaque maior entre a concorrência.

 

Sabemos que o destaque é um fator determinante, visto que a competitividade está cada vez maior, portanto procure analisar melhor quais as palavras-chave que mais se encaixam na área em que a sua empresa atua.

 

É possível identificar termos mais relevantes em qualquer segmento, mesmo que a sua empresa seja focada em negócios específicos como trabalhar em embalagens de papel cartão personalizadas, ou qualquer outro tipo de empreendimento.

Determina a relevância de cada página

Inicialmente você precisa saber que cada página criada no seu site deve ser pensada para posicionar uma determinada palavra-chave, ou talvez um conjunto de palavras-chave que podem impulsionar a sua posição.

 

Caso você já tenha um site no ar, mas não saiba avaliar se as páginas criadas estão sendo ranqueadas para os termos que você deseja, considere fazer o seguinte teste: abra o navegador e digite: site: nomedosite.com.br palavra-chave.

 

Dependendo da palavra-chave que você colocar na pesquisa, o algoritmo do Google irá te direcionar diretamente para o seu site. E é exatamente nessa parte que você deve se atentar e colocar a palavra-chave mais usada dentro do segmento de uma fábrica de capachos personalizados, por exemplo.

 

Na sequência, como de costume, virá outras páginas que o Google também considera relevantes para o usuário, mas o mais importante é o seu site aparecer como uma das primeiras opções no resultado.

 

Com base nessa análise, você consegue verificar se suas páginas estão bem otimizadas ou se será necessário desenvolver novas estratégias para melhorar o resultado do seu SEO.

 

Baseando-se na sua lista de palavras-chave, também é possível atribuir novos termos semelhantes para uma mesma página, de modo em que sua semântica seja fortalecida.

Comece seu mapeamento de palavras-chave

Até essa parte você provavelmente criou uma lista enorme de palavras-chave, das quais foram priorizadas de acordo com a intenção do usuário, volume de buscas e a competitividade.

 

Em seguida, você também analisou se cada página do seu site é relevante para a principal palavra-chave para o qual ela deve ranquear e decidiu que a palavra “preço” é a mais utilizada em pesquisas como “tinta industrial preço”.

 

Contudo, a pergunta que fica é: o que fazer com todos esses dados que foram coletados? Antes de mais nada, você precisa montar uma planilha.

 

Independente do programa que você for usar para montar essa planilha, ela irá te ajudar para que você possa ter um olhar mais analítico para o SEO do seu site.

 

Cada linha corresponde a uma página do seu site. Nas colunas você deve inserir informações que irão te ajudar a entender qual a posição da sua página e o que fazer para melhorar a sua performance.

 

Na prática, você precisa identificar as colunas partindo da coluna A, em seguida inserir os seguintes dados:

 

  • Título da página;
  • URL;
  • Palavra-chave principal;
  • Volume de buscas;
  • Dificuldade de indexação;
  • Posicionamento na data MM/AA;
  • Palavras-chave secundária;

 

Além desses dados que foram citados, caso prefira você pode acrescentar outros, como: data de publicação da página, tags utilizadas e taxonomia de conteúdo. Nessa parte, você precisa inserir elementos que considera relevantes para ter uma visão abrangente sobre o SEO do seu site.

Quais pontos devem ser observados no keyword map?

Após você ter feito todo o passo a passo para criar o mapeamento das suas palavras-chave, é importante verificar:

 

  • Se existem páginas ranqueando com a mesma palavra-chave;
  • Se existem títulos iguais ou semelhantes;
  • Se o posicionamento das páginas varia com o tempo;
  • Identificar se há melhorias a se fazer nas páginas;
  • Se os títulos são atrativos e correspondem com o conteúdo.

 

É possível ir além e combinar dados do Google Analytics (ferramenta de monitoramento e análise de sites) e do Search Console (serviço para webmasters) com dados que você coletou no seu mapa, como:

 

  • Tráfego gerado na página mês a mês;
  • Backlinks conquistados;
  • Taxa de rejeição;

 

De acordo com a maneira que você vai explorando os dados e as oportunidades, pode ir melhorando o seu keyword map e transformando ele em um dashboard para tomadas de decisão em SEO.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.