Transformação Digital

Trabalho remoto em empresas estrangeiras: como funciona?

29 de September de 2022
Trabalho remoto em empresas estrangeiras: como funciona?<

A princípio, sabemos que a pandemia e a necessidade de isolamento social consolidaram o trabalho remoto. O que, em um primeiro momento, seria temporário, acabou se tornando permanente em muitas empresas. 

 

Dessa forma, companhias estrangeiras têm se interessado na contratação de brasileiros para vagas remotas. Sim, você pode trabalhar ganhando em dólar ou em euro sem sair de casa! 

 

O que tem chamado atenção dos recrutadores é, principalmente, a forma com que nossa população usa a criatividade para resolver problemas. Logo, existem startups especializadas em recrutamento internacional, como a Deel e a Revelo. Portanto, vale a pena ficar de olho nas mídias sociais dessas organizações.

Quais os profissionais mais buscados?

A maior parte das vagas para o trabalho remoto em empresas internacionais são na área da tecnologia. Nesse sentido, oportunidades para desenvolvedores back-end, front-end e full-stack ganham destaque.

 

Tais ofertas são bastante atrativas, já que a remuneração inicial costuma ser por volta de R$ 20 mil. Por outro lado, no Brasil, o valor cai para R$ 8 mil, menos da metade. 

 

Apesar de ser em menor escala, também há procura por profissionais especializados em customer success, marketing digital, design, atendimento, etc. 

Jornada de trabalho flexível 

Geralmente, o trabalho remoto em empresas estrangeiras não possui carga horária estabelecida. Ou seja, o colaborador é quem define os próprios horários, de modo com que as entregas sejam cumpridas dentro dos prazos. 

 

Então, caso seja contratado por esse tipo de vaga, pode dizer adeus às 8 horas seguidas de serviço (a não ser que você escolha seguir atuando dessa forma).

 

Devido aos diferentes fusos, talvez um colega seu o convide para uma chamada de vídeo às 4h da manhã. Por isso, é importante que a equipe esteja ciente da sua disponibilidade. 

Como conseguir um trabalho remoto em companhias internacionais?

Com tudo o que já citamos, certamente você deve ter se interessado por essa modalidade de trabalho. Porém, a questão principal é: como conseguir um trabalho remoto em companhias internacionais?

 

De antemão, existem algumas características fundamentais para se candidatar a esse tipo de vaga:

 

  • Inglês fluente

Dominar o inglês é primordial para que você se comunique bem com gestores e demais colegas, além de exercer as tarefas com êxito. Portanto, invista em formações para aprimorar o idioma.

  • Autogerenciamento 

Como já falamos anteriormente, a relação de horários em empresas estrangeiras que atuam com o trabalho remoto é bem diferente. Dessa forma, você vai precisar organizar sua jornada com foco na produtividade e na conciliação entre vida pessoal e profissional. Além do mais, é necessário saber trabalhar sem a chefia ao seu lado delegando o que fazer. 

  • Conhecimento técnico adequado 

Não se candidate em todas as vagas que surgirem no seu caminho. Faça sua candidatura apenas naquelas que correspondam com o seu perfil e suas habilidades técnicas. Quando você “sai atirando para todos os lados”, os recrutadores podem entender como falta de foco e indecisão. 

  • Networking afiado 

Ter uma boa rede de contatos na sua área profissional é importante para conhecer pessoas influentes, aumentando a possibilidade de uma indicação na empresa desejada. O networking também permite que conhecimentos sejam aprimorados por meio da troca de experiências entre diferentes especialistas. À vista disso, esteja presente em eventos do seu segmento e mantenha seu perfil ativo no Linkedin.

 

Em suma, trabalhar remotamente em uma empresa estrangeira tem uma série de vantagens para a sua carreira. Futuramente, caso vá em busca de novas oportunidades no mercado, possuir essa experiência certamente fará o olho do recrutador brilhar!

 

Este texto foi desenvolvido pela equipe do Blog Fundacred, onde você pode encontrar conteúdos informativos sobre diversos segmentos como educação, inovação, carreira, entretenimento, entre outros.