Trends

As melhores áreas de TI: 6 carreiras mais promissoras para investir

17 de October de 2019
As melhores áreas de TI: 6 carreiras mais promissoras para investir<

Como anda o mercado de trabalho em TI? Quais são as melhores áreas de TI para seguir carreira? E os serviços de TI mais procurados?

A Tecnologia da Informação é um setor que vem crescendo de forma expressiva nos últimos anos. Somente em 2018, o setor movimentou no Brasil cerca de R$ 479 bilhões, valor que corresponde a quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O órgão também prevê uma média de crescimento anual de 5,7% entre 2019 e 2022. Confira.

Se antes o setor de TI se limitava a setores específicos, agora ele é obrigatório em todas as empresas. E como o profissional de TI pode escolher sua atuação?

Listamos aqui as 6 áreas de TI mais valorizadas e requisitadas atualmente para ajudar nessa escolha.

Confira:

1. Cientista de Dados

A Ciência de Dados é uma das áreas de TI mais valorizadas hoje em dia, principalmente depois que o Big Data se tornou um tema de grande interesse. 

Além disso, essa área é responsável pelo tratamento de dados estratégicos de uma empresa.

O profissional que atua nessa área lida com o processamento de informações valiosas para a organização e que servirão como base para direcionar estratégias de crescimento.

Um cientista de dados precisa ter um perfil analítico, ter familiaridade com números e entender bastante sobre programação.

2. Gerente de TI

Um gerente de TI, como o próprio nome sugere, é responsável por gerenciar todo o departamento de Tecnologia da Informação de uma empresa. Ele coordena o desenvolvimento de soluções de hardware, software, redes, segurança e gestão.

A pessoa que almeja esse cargo precisa ter visão estratégica e espírito de liderança, saber se comunicar bem e possuir conhecimento em outras línguas.

3. Segurança da Informação

Os dados e informações de uma empresa são um dos bens mais valiosos que ela possui. Por isso, é extremamente necessário garantir sua segurança.

Os profissionais especializados em segurança da informação são essenciais para a organização. Eles são responsáveis por desenvolver mecanismos de blindar a empresa contra ataques cibernéticos e fraudes, além de fazer toda a gestão de acesso aos dados da organização.

Este é um dos serviços de TI mais procurados por fintechs, por exemplo, pois com ele é possível proteger a empresa de diversos tipos de ameaças, reduzir os riscos e potencializar os lucros.

4. Gerente de projetos

É função de um gerente de projetos promover o planejamento e o controle de todos os projetos de desenvolvimento de software.

Esta é uma área em expansão crescente, já que cada vez mais as empresas estão optando por desenvolver soluções tecnológicas próprias e, para isso, necessitam da expertise desse profissional.

Um gerente de projetos precisa ter perfil analítico e saber se conectar com as diferentes áreas dentro da empresa. 

5. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma das melhores áreas de TI e uma das mais promissoras. O profissional de IA dedica-se ao desenvolvimento de soluções que simulem o raciocínio humano.

Um exemplo disso são os chatbots, tendência que vem crescendo entre as empresas e que promete otimizar o atendimento ao cliente.

A IA pode ser aplicada em diferentes nichos de mercado, fazendo cruzamento de dados e oferecendo soluções cada vez mais personalizadas.

6. Desenvolvedor mobile

Os smartphones e demais dispositivos móveis se popularizaram nos últimos anos. Isso fez com que a empresas percebessem a necessidade de desenvolver soluções tecnológicas que fossem compatíveis a esse formato.

E é aí que entram os desenvolvedores mobile. São eles que criam softwares e soluções adaptadas para dispositivos móveis.

O que achou dessas 6 melhores áreas de TI para seguir carreira? Já sabe em qual apostar? Você pode encontrar conteúdos valiosos sobre a área de tecnologia e inovações no blog da Take, confira: 4Devs.

Este post foi escrito pela Take, uma empresa que nasceu para facilitar e modernizar a comunicação entre empresas e pessoas.