Bancos Digitais

Next ou Neon? Comparamos prós e contras e ajudamos você a escolher o cartão de crédito feito sob medida para você

7 de March de 2020
Next ou Neon? Comparamos prós e contras e ajudamos você a escolher o cartão de crédito feito sob medida para você<

Desde que as primeiras fintechs foram criadas no Brasil e revolucionaram o mercado financeiro com seu modelo de negócio inovador, a oferta para clientes interessados em migrar para bancos digitais não para de crescer. Nesse cenário, é mais do que natural ter dúvidas sobre qual deles é mais adequado ao seu perfil.

Um dos fatores levados em consideração na hora da tomada de decisão é o cartão de crédito oferecido por essas fintechs. E, nesse segmento específico, uma das perguntas mais comuns é: Next ou Neon?

Nesse post, trazemos um comparativo entre os benefícios e os pontos fracos dos dois cartões para ajudar na sua escolha. Boa leitura!

Next ou Neon? Conheça essas duas fintechs de peso

Tanto o Next quanto o Neon têm a vantagem de serem 100% digitais, mas contam com a estrutura e a segurança de instituições financeiras conhecidas. O primeiro pertence ao Bradesco, enquanto o segundo fechou uma parceria com o Banco Votorantim para realizar suas operações.

Esse respaldo de bancos familiares ao grande público é ainda mais importante por se tratarem de fintechs tão jovens. O Neon foi fundado em julho de 2016, enquanto o Bradesco lançou o Next em junho de 2017.

Aqui no portal já detalhamos os serviços oferecidos por Next e Neon. Agora é hora de nos debruçarmos sobre quais as vantagens dos cartões de créditos dessas fintechs.

Se a escolha for o Next…

Optando pelo Next, a função de solicitar o crédito deve aparecer no app logo depois que sua conta for aprovada. Caso contrário, continue movimentando sua conta para que ela seja novamente analisada e você também tenha direito ao benefício.

Se a opção aparecer, o cliente poderá escolher entre dois tipos de cartão:

– Cartão de Crédito Visa Internacional, que oferece isenção promocional da anuidade por tempo indeterminado, assistência para viagens e os chamados Mimos (descontos em instituições de educação, lojas online, restaurantes e em ingressos para eventos culturais)

– Cartão de Crédito Visa Platinum, cuja mensalidade é de R$ 40,83 e cada dólar gasto vale 1.5 ponto no programa de recompensas da Livelo. Além disso, dá direito aos Mimos, assistência para viagens, cobertura para emergências médicas, seguro para carros alugados, cobertura de emergências na Europa e saque emergencial, entre outras vantagens.

Após decidir por uma das opções, o Next promete analisar e responder o pedido por e-mail entre três e sete dias úteis. Depois da aprovação, o cartão chegará em até 20 dias úteis.

Com o Next, o pagamento da fatura é feito pelo débito automático na sua conta. Já a antecipação de fatura ou de compras parceladas pode ser feita pelo chat, assim como o parcelamento e o crédito rotativo.

Em caso de atraso no pagamento, o Next cobra multa de 2% e uma taxa de 1% de juros de mora.

O vídeo abaixo mostra algumas melhorias recentes implantadas pelo Next:

Se a escolha for o Neon…

Ao optar pelo Neon, o cliente também precisa solicitar uma análise de crédito pelo aplicativo para saber se tem direito ao cartão. E o banco garante uma resposta em aproximadamente sete dias úteis.

Já o prazo de entrega pode variar de acordo com a região do Brasil:

– Sudeste – até 10 dias úteis
– Nordeste – até 14 dias úteis
– Sul – até 11 dias úteis
– Centro-Oeste – até 13 dias úteis
– Norte – até 15 dias úteis

O Neon oferece uma única opção de cartão de crédito, o Visa Internacional, também sem anuidade ou mensalidade. Por outro lado, o banco disponibiliza algumas formas de pagar sua fatura e você pode escolher como prefere pagá-la.

Além do débito automático, o cliente pode pagar a fatura com seu saldo direto no aplicativo ou também por boleto direto no app.

O Neon também permite o parcelamento da fatura. Mas, quando você paga só o valor mínimo (15% do total), o restante da fatura entra no crédito rotativo. Nesse caso, o banco cobra juros de 13,9% ao mês.

Se você não pagar o valor mínimo da fatura ou pagar um valor abaixo disso, a fatura passa a ser considerada “atrasada” e recebe multa de 2%, além da taxa de 1% de juros de mora ao mês sobre o saldo devedor.

Você encontra mais informações sobre o cartão Neon no vídeo abaixo:

Nosso veredito: Next ou Neon?

Na batalha de benefícios dos cartões de crédito, o Next leva a melhor sobre o Neon. Afinal, as tarifas são praticamente as mesmas, mas o primeiro oferece mais vantagens para seus clientes.

Além dos descontos com uma série de parceiros, o Next também disponibiliza uma opção de cartão com mensalidade. Quem pode gastar mais para ter mais benefícios, certamente ficará satisfeito com essa escolha.

Por outro lado, o processo de ativação da conta no Next é mais demorado. O banco pede documento de identidade e comprovante de residência, além da gravação de um vídeo.

Já o Neon pede apenas RG ou CNH válidos no território nacional e uma selfie, além de prometer entregar os cartões em um prazo menor. Para quem quer algo rápido e descomplicado, é uma boa pedida.

Faça sua escolha

Se a dúvida entre Next ou Neon persistir, também recomendamos que vocë visite o site do Reclame Aqui. Sempre vale a pena conferir o nível de satisfação de outros clientes.

(Um rápido spoiler: o Next tem pontuação geral de 6,5 e um índice de solução de 72,9%, enquanto o Neon resolveu 75,8% dos problemas relatados e acumula uma nota de 6,8).

Além disso, recomendamos aos nossos leitores que se informem sobre as principais bandeiras de cartões de crédito no Brasil e descubram qual é o cartão de crédito fácil de ser aprovado pela internet.

Se você gostou desse artigo, assine nossa newsletter e continue ligado no portal da Fintech para saber todas as novidades do mercado brasileiro dos bancos digitais.