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Como montar uma proposta comercial de sucesso e fechar mais negócios?

24 de July de 2022
Como montar uma proposta comercial de sucesso e fechar mais negócios?<

Como montar uma proposta comercial de sucesso e fechar mais negócios?

Se você trabalha com vendas, provavelmente já passou pela experiência de perder uma venda por falta de interesse ou falta de entendimento do potencial cliente nos seus produtos ou serviços.

Se você sabe como montar uma proposta comercial de sucesso, consegue suprir essas lacunas de dúvidas ou hesitações, e fechar mais contratos.

Continue acompanhando para saber o que é uma proposta comercial, como fazê-la, melhorá-la e apresentá-la da melhor maneira possível!

O que é uma proposta comercial?

A proposta comercial é uma ferramenta essencial para conquistar mais clientes para sua empresa.

Esse documento apresenta o produto ou serviço, seus benefícios, valores, condições e o que mais for importante para fechar o negócio, além de uma introdução sobre a empresa.

A ideia aqui é encantar o potencial cliente para que ele faça uma compra.

Por isso, nada de templates prontos ou apresentações muito simples!

Neste artigo você poderá entender melhor como fazer uma proposta comercial, a melhor forma de apresentá-la e algumas dicas para se destacar dos concorrentes.

Como fazer uma proposta comercial?

É possível usar alguns modelos de propostas comerciais, mas é importante que você adicione personalidade e intenção no seu documento  para se destacar.

Então, nada de pressa para enviar o quanto antes aos clientes.

Lembre-se de que a proposta funciona como um cartão de visitas da empresa e deve ser feita com capricho e dedicação.

Use a identidade visual do negócio, imagens e logos em alta resolução, gráficos e tabelas, tudo isso vai dar um ar profissional à sua apresentação.

As propostas comerciais variam dependendo do produto, serviço, nicho ou tamanho da empresa.

Mas há algumas informações que não podem faltar e é isso que veremos no próximo tópico.

O que não pode faltar em uma proposta comercial?

Introdução e resumo

Antes de ir direto ao ponto, foque em fazer uma introdução geral sobre o produto ou serviço e um breve histórico da empresa.

Resuma em um slide só e em poucas palavras o que você vai apresentar e um sumário da proposta.

Essa é uma boa hora para agradecer o tempo que eles abriram na agenda para te receber e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Diferencial e benefícios do produto ou serviço

Depois, é hora de explicar o que sua empresa oferece de melhor e que seus concorrentes não tem.

Dê exemplos, explique o funcionamento do produto ou serviço e como ele poderá resolver problemas ou dores desse cliente.

É importante deixar bem claro por que eles devem fechar o negócio com você.

Detalhamento e cenários

É hora de explicar exatamente o que você está oferecendo em sua proposta comercial e os detalhes dessa negociação.

Se possível, simule mais de um cenário ou possibilidade de fechamento do negócio, para abrir espaço para uma negociação.

Valores e datas

Estamos quase chegando ao final da proposta, por isso, chegou a hora de apresentar valores completos, possíveis adições ou condições.

Inclua também uma data de validade da proposta, assim você cria um senso de urgência e estabelece limites para obter uma resposta.

Fechamento

Para fechar, lembre o cliente da empresa que ele está tratando, o seu nome ou da pessoa que ficará encarregada da negociação e outros detalhes necessários para que a proposta avance.

Seguindo esses passos, você poderá entregar uma proposta comercial completa, com todas as informações necessárias para convencer o potencial cliente da compra.

Agora, se você procura se destacar e apresentar uma proposta ainda melhor, confira as próximas dicas.

Como deixar sua proposta ainda melhor?

Conheça o cliente e faça uma proposta comercial personalizada

É muito importante conhecer a fundo o cliente antes de fazer uma proposta comercial.

Essa pesquisa precisa responder algumas perguntas:

  • O que, de fato, ele precisa?
  • Qual o comportamento desse consumidor?
  • Como minha empresa pode ajudá-lo?
  • Quais são suas principais dores?
  • Quais seus principais desejos e sonhos?
  • Quais necessidades eu posso oferecer e minha concorrência não?
  • O que ele busca em uma empresa ou parceiro?

Respondendo essas questões, você terá em mãos todas as informações necessárias para montar uma proposta comercial de sucesso!

Escolha diferentes formatos e modelos

A maioria das propostas no mercado está  no formato de powerpoint.

Então, uma forma de se destacar pode ser usar outros formatos e modelos para atrair o clientes.

Apresentar um vídeo curto sobre a empresa ou utilizar apresentações animadas podem transformar sua apresentação e deixá-la mais dinâmica.

Use técnicas de Storytelling

Storytelling é a habilidade de narrar histórias com enredo elaborado e narrativa envolvente.

Sabe aquela narrativa que te prende e te faz se imaginar no lugar do personagem?

Isso é Storytelling!

Você também pode usar recursos audiovisuais, textos persuasivos e outras técnicas desse tipo de narração para prender seus ouvintes.

Organize o follow-up

O follow-up, ou FUP, é o acompanhamento de um processo após a execução da etapa inicial.

Em outras palavras, é a forma como você acompanha esse cliente em potencial depois da apresentação da proposta comercial, fazendo com que ele feche o negócio.

É essencial ter um processo de follow-up bem estruturado para garantir que o interessado avance no processo de vendas e realize a compra.

Aprenda a negociar

É na negociação que muitos vendedores perdem o cliente, mesmo tendo feito uma boa apresentação.

Conhecer técnicas de negociação, além de evitar fechar propostas que não beneficiem a empresa, te deixará mais confiante na apresentação.

Para isso, estabeleça os critérios de negociação com antecedência e ofereça opções para o potencial cliente, de forma que os dois se beneficiem da negociação, mas que ninguém saia no prejuízo.

Como apresentar uma proposta comercial?

Agora que você aprendeu como montar uma proposta comercial, precisa pensar na melhor forma de apresentá-la ao cliente.

Sempre que possível, negocie presencialmente, já que o contato pessoal garante mais segurança e compromisso na negociação.

Quanto maior o custo do produto ou serviço, maior deve ser o nível de detalhamento da proposta comercial.

Invista em imagens, gráficos ou até um glossário para que o potencial cliente entenda todas as informações de forma rápida e aumente o interesse na proposta.

Na hora de apresentar, seja sucinto, demonstre confiança e interesse, e esteja sempre aberto para dúvidas ou contato da outra parte.

Essas foram as principais dicas para montar uma proposta comercial de sucesso.

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