Marketing

Aprenda a conquistar mais clientes com os 7 melhores livros sobre marketing digital

9 de November de 2021
Aprenda a conquistar mais clientes com os 7 melhores livros sobre marketing digital<

A chegada da internet e da era digital colocou o nível de competitividade entre negócios e serviços nas alturas. O consumidor mudou de comportamento e a importância do marketing ficou ainda mais evidente nesse cenário.

Se você é dono de uma empresa ou um profissional do marketing é primordial que esteja atento a essas mudanças. Para te ajudar nessa caminhada vamos listar sete dos melhores livros sobre marketing digital que vão abrir portas de possibilidades para conquistar novos clientes.

Qual é a importância do marketing digital?

Pode não parecer, mas o termo “marketing digital” existe desde os anos 90, com a criação da internet. O avanço tecnológico deixou o acesso à internet mais democrático, fazendo com que o estudo sobre marketing ficasse mais acessível.

Atualmente não é difícil encontrar cursos gratuitos sobre marketing digital, livros sobre o assunto também ficaram mais acessíveis. Além disso, basta pesquisar no Youtube “o que é marketing digital” para encontrar centenas de conteúdos.

Com essa imensidão de serviços e informações você precisa se destacar. Uma boa estratégia de marketing digital te ajuda com isso. Mas esse não é o único benefício de se debruçar sobre o assunto, existem outros como:

  • presença qualificada na internet;
  • segmentação mais eficiente do seu público;
  • mensuração de resultados;
  • fidelização de clientes.

Entendeu um pouco da importância do marketing para o sucesso da sua empresa? Continue por aqui para conferir os melhores livros sobre marketing digital e ficar três passos à frente da concorrência.?

Melhores livros de marketing digital para iniciantes e veteranos

Em primeiro lugar não precisa se assustar com o assunto, todo início é assim mesmo. Porém só o estudo e a prática vão te fazer perder esse medo.

Pronto para aumentar os leads e conversões da sua empresa? Confere abaixo a nossa lista de ouro com os sete melhores livros sobre marketing digital.

Aproveite e confira: Microempreendedor aumente suas vendas com o marketing para MEI

melhores livros sobre marketing digital

1- A bíblia do marketing digital

O primeiro livro da nossa lista serve mais para quem está começando na área. Com o nome de “A bíblia do marketing digital”, o autor Cláudio Torres organizou um guia de boas práticas na área.

O livro aborda as principais estratégias, ações e ferramentas de marketing digital e guia o leitor para saber utilizá-las. Se você atua na área, é um micro ou pequeno empreendedor ou é um estudante, esse livro vai funcionar como um norte para entender todos os aspectos digitais de uma empresa.

2- Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar

O segundo dos dez melhores livros sobre marketing digital também é direcionado para um público de iniciantes. O livro “Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar”, do escritor Seth Godin mostra que o foco de toda estratégia de marketing deve ser o cliente.

A premissa do autor é mostrar que todo o trabalho do marketing deve ser feito para ajudar o consumidor. Portanto é preciso enxergar a dor desse potencial cliente para que então sua empresa seja vista.

3- Content Inc.

Se você é um dos apaixonados pelo marketing de conteúdo ou simplesmente enxerga grande potencial nessa estratégia, esse livro é leitura obrigatória. “Content Inc.” foi escrito por Joe Pulizzi, criador da Content Marketing Institute.

O autor mostra como foi a criação da sua empresa e como a alavancou com o marketing digital. Para isso, ele baseia a leitura em seis passos práticos. São eles:

  • o “ponto ideal”;
  • inclinação do conteúdo;
  • construção da base;
  • coleta de audiência;
  • diversificação;
  • e monetização.

O livro ainda não tem tradução para o português, mas você pode encontrar ele em inglês aqui.

Para aprender ainda mais continue acompanhando a nossa lista com os melhores livros sobre marketing digital.

4- Contágio: por que as coisas pegam

Caso ainda desconfie do poder do boca a boca esse é o livro que vai te convencer da importância de ser bem visto na praça. “Contágio: por que as coisas pegam”, do autor e professor de marketing Jonah Berger pode ser considerado um livro sobre marketing e vendas.

Contágio tem a intenção de te explicar como alcançar uma boa visibilidade. Com esse livro você vai entender como construir conteúdos que serão compartilhados e consumidos com mais frequência.

Se quer fazer da sua empresa conhecida no mercado e trazer clientes que poderão se fidelizar, essa leitura é obrigatória!

5- Marketing 4.0: do tradicional ao digital

Quase no final da nossa lista com os melhores livros sobre marketing digital, está o livro do autor Philip Kotler, “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”. Considerado o pai do marketing moderno, Kotler mostra todos os aspectos de mudança do marketing tradicional para o digital.

O autor, que também é professor de marketing, já escreveu mais de 50 obras acerca dos movimentos e funcionalidades do marketing. O anterior ao Marketing 4.0, o livro “Marketing 3.0”, mostra bem toda a transição do marketing. Confira abaixo:

  • marketing 1.0: orientado ao produto;
  • marketing 2.0: focado no consumidor;
  • marketing 3.0: centrado no ser humano.

Com o Marketing 4.0 e o foco no ambiente digital, Kotler procura fazer o leitor refletir sobre as mudanças sociais. E, para além disso, como ter sucesso em um ambiente que está em constante movimento.

Também pode te interessar: Como investir em marketing nas pequenas empresas?

6- Nocaute: como contar sua história no disputado ringue das redes sociais

É claro que nessa lista privilegiada dos melhores livros sobre marketing digital, não poderia faltar algum que falasse sobre as redes sociais. Mas você pode estar se perguntando: por que é tão importante criar conteúdo nas redes sociais?

Um estudo feito pela Hootsuite e WeAreSocial revelou que o Brasil é o terceiro país que mais usa rede social no mundo. Brasileiros utilizam uma média de 3h42m do seu dia para navegar em alguma rede.

Como chamar a atenção nessas quase 4 horas? O livro “Nocaute: como contar sua história no disputado ringue das redes sociais”, de Gary Vaynerchuk é uma boa opção para sair na frente nessa disputa.

O autor explica que o marketing digital atual precisa fazer o consumidor se sentir valorizado. Além disso, Vaynerchuk mostra com exemplos boas e más iniciativas desse ambiente competitivo.

7- O cientista do marketing digital: como vender para mais pessoas, mais vezes e pelo maior valor

O último da nossa lista pode ser considerado um livro sobre marketing e vendas. Na obra “O cientista do marketing digital”, de Dener Lippert, você vai entender os fundamentos e estratégias que podem ser utilizadas para trazer mais vendas ao seu negócio.

O autor baseia seu conteúdo em metodologias científicas, nas estratégias e ferramentas do marketing digital e nos quatro pilares do método V4. São eles:

  • tráfego;
  • engajamento;
  • conversão;
  • e retenção.

Se você procura montar um plano eficaz de vendas, esse é o livro certo para aprender o passo a passo.

Agora que sabe quais são os melhores livros de marketing digital, o que acha de aprender um pouco mais? Entenda como montar um plano de negócios para sua fintech ou empresa.