Business

O que são plataformas LMS para empresas? Por que vale a pena investir em uma?

5 de January de 2022
O que são plataformas LMS para empresas? Por que vale a pena investir em uma?<

Como está a capacitação dos seus funcionários? Difícil conciliar entre o pessoal que está in loco e no home office? Talvez seja hora de conhecer as plataformas LMS para empresas – as tecnologias que aliam aprendizado, praticidade e redução de custos.

Se você tem interesse em saber mais, continue conosco. Na matéria de hoje, falaremos sobre:

  • o que são plataformas LMS para empresas, em detalhes;
  • quais são os principais tipos de LMS;
  • quais as vantagens dessa tecnologia para o seu negócio;
  • como escolher a plataforma LMS perfeita para sua companhia.

Pronto para conferir? Boa leitura!

O que são plataformas LMS para empresas?

LMS significa Learning Management System – isto é, Sistema de Gestão de Aprendizagem. Na prática, as plataformas LMS para empresas são ferramentas que fornecem todos os recursos necessários para a educação corporativa a distância.

Se a capacitação de funcionários sempre foi importante, hoje contar com o EAD é fundamental. Afinal, um estudo do Buffer mostrou que 98% das pessoas gostariam de trabalhar de casa, pelo menos uma vez, antes do fim de suas carreiras

As plataformas LMS permitem que você ministre treinamentos para sua equipe de forma totalmente remota, a partir de um site corporativo exclusivo – no qual é possível hospedar conteúdos gravados e também transmitir ao vivo.

Além disso, há a possibilidade de incluir cursos online nas plataformas. Assim, se sua empresa oferecer ensino de outros assuntos – inglês ou finanças pessoais, por exemplo – o professor pode dar aulas a distância e ter todo o controle do desempenho dos alunos.

Nos dois casos, o responsável pela capacitação tem um Ambiente Virtual de Aprendizagem à disposição, que simula uma sala de treinamento presencial e ainda traz diversas funcionalidades. Algumas delas são:

  • chat para interação em tempo real;
  • possibilidade de adicionar vários palestrantes;
  • fórum para discussão (sobre o tema da capacitação e outros assuntos diversos).

Quais são os 8 principais tipos de LMS?

Certas especificações relacionadas ao LMS são importantes para levar em conta na hora de escolher o seu sistema. Veja os detalhes de cada tipo!

1. LMS online

As plataformas LMS para empresas, quando online, geralmente são mais baratas e permitem que os fornecedores façam a manutenção a qualquer momento – mesmo remotamente.

É um dos tipos com melhor custo-benefício, pois dispensa a necessidade de instalação e sobrecarga dos seus servidores.

2. LMS instalado

As opções instaladas são salvas diretamente nos servidores da sua companhia. Apesar de fornecer total controle a você, as melhorias, os reparos e as implementações devem ficar a cargo da sua equipe de TI (e não do fornecedor).

3. LMS hospedado 

Se você optar por um LMS hospedado em um domínio na internet de sua escolha, a vantagem é que sua empresa pode controlar todas as especificações do servidor.

Porém, as atualizações de versão, manutenções e outras necessidades da plataforma também ficam sob responsabilidade da sua equipe técnica.

4. LMS em nuvem

O LMS em nuvem, ao contrário do hospedado, faz com que você economize tempo do seu time de TI. Isso porque o fornecedor da tecnologia assume todas as questões de implementação/melhorias – bem como as referentes à segurança do LMS.

5. LMS gratuito 

Algumas plataformas LMS para empresas não têm custos – o que traz mais acessibilidade para as companhias.

Entretanto, os recursos geralmente são limitados (e a instalação, a configuração e a manutenção devem ser feitas pelo contratante).

6. LMS comercial

As plataformas LMS comerciais são pagas, mas vêm com funcionalidades mais avançadas do que as gratuitas – como recursos de comunicação entre os envolvidos nos conteúdos (como chat e fórum), além de assistência técnica e outras vantagens.

7. LMS de código aberto 

O LMS de código aberto permite que você realize modificações na configuração do sistema, de acordo com suas necessidades.

Apesar de exigir conhecimento técnico, a plataforma oferece mais flexibilidade para o contratante.

8. LMS de código fechado

Já o LMS de código fechado é uma opção mais prática, pois já vem com as configurações preestabelecidas e prontas para uso. 

Ainda assim, essas plataformas permitem que você altere certos recursos – como cores, botões, domínio etc. –, mas o manuseio é mais prático.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

Segurança

Uma plataforma LMS de qualidade leva a segurança das informações muito a sério. Certos sistemas apresentam o certificado SSL instalado, que se baseia em criptografia e protege os dados da sua empresa.

Esse certificado, inclusive, impede a interceptação de informações por terceiros durante a transferência dos conteúdos – o que garante a privacidade. 

Robustez e integração

As plataformas contam com uma API muito bem desenvolvida, o que deixa a programação robusta e estável. Você também pode integrar o LMS com sistemas externos já implementados em sua companhia, facilitando a gestão dos treinamentos.

Acompanhamento de perto

Outra vantagem do LMS para empresas é que ele permite saber se o conteúdo está sendo realmente bem aproveitado pelos colaboradores. 

A plataforma fornece relatórios de desempenho – com dados sobre frequência, conclusão, avaliação e muito mais. Assim, é possível corrigir rotas no meio do caminho e fazer um alinhamento mais detalhado com cada pessoa, caso necessário.

Comunicação

Como a tecnologia oferece os recursos de chat ao vivo e fóruns online, a comunicação entre os envolvidos se torna muito mais fácil. 

Durante os treinamentos, é possível tirar dúvidas e interagir em tempo real – e depois fortalecer o conhecimento ao discutir o assunto nos fóruns.

Responsividade

Em um mundo em que os dispositivos móveis assumem o protagonismo, o design responsivo de uma plataforma LMS é indispensável.

O sistema é capaz de fornecer a mesma qualidade de aprendizado em computadores, celulares e tablets – o que facilita uma boa experiência para todos.

Redução de custos

Por fim, optar por uma plataforma LMS, com ensino totalmente online, poupa os custos com deslocamentos para a empresa, além de outros gastos corporativos – como energia elétrica e aluguel de salas.

Por mais que você faça um programa de capacitação híbrido (mesclando o online e o presencial), ainda assim boa parte desses custos será diminuída.

E então, pronto para contratar sua plataforma LMS?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as plataformas LMS para empresas, é hora de avaliar as opções para implementar o ensino a distância na sua companhia.

Dica: algumas oferecem testes gratuitos e permitem avaliar os recursos aplicados à realidade da sua organização.

Com um ciclo de treinamentos estruturado – apoiado por tecnologia de ponta – é muito mais fácil manter seus funcionários sempre atualizados e qualificados.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe em suas redes sociais. Até a próxima!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.