Business

TeamGuide ou Sólides? Entenda como eles auxiliam na gestão

29 de January de 2022
TeamGuide ou Sólides? Entenda como eles auxiliam na gestão<

No mercado de trabalho é comum se deparar com diversos tipos de líderes e gestores. Mas, entre as instituições preocupadas com o desenvolvimento de seus funcionários, uma área em comum ganha maior atenção: a de gestão de pessoas.

Entender que as pessoas são, de fato, a parte mais importante de uma organização é um passo e tanto para o seu crescimento. Para deixar essa tarefa mais simples e otimizada muitos aplicativos foram criados.

Você conhece algum?

Se a resposta foi não, esse conteúdo é perfeito para você! Duas plataformas que auxiliam o trabalho de quem atua na gestão de pessoas de uma empresa se destacam nesse meio: TeamGuide e Sólides.

Preparamos um guia completo para decidir qual entre TeamGuide ou Sólides é o melhor para o seu caso. Continue a leitura para entender sobre os tópicos abaixo.

  • TeamGuide ou Sólides: o que são?;
  • Como funcionam?;
  • Qual o melhor? TeamGuide ou Sólides?
  • Vantagens do TeamGuide;
  • Vantagens do Sólides.

Boa leitura!

TeamGuide ou Sólides: o que são?

Antes de escolher qual dos aplicativos é o melhor para a situação da sua empresa é preciso entender o que eles são. Como comentamos acima, TeamGuide ou Sólides funcionam com o objetivo de auxiliar a área de gestão de pessoas de uma instituição.

Mas, como atua esse tipo de gerenciamento?

Essa área tem como objetivo ampliar os resultados de uma empresa tendo como foco o bem-estar das pessoas. Ainda ficou confuso? Veja o exemplo abaixo.

O RH da empresa X percebe que muitos funcionários estão atrasando suas demandas. Caso seja uma organização focada na gestão de pessoas, eles irão aplicar métodos para entender o porquê de isso estar acontecendo. 

Um gerenciamento eficiente pode oferecer diversos benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários. Entre eles podemos citar:

  • mais engajamento;
  • funcionários mais felizes;
  • aumento de produtividade.

Ainda não ficou convencido dos benefícios de uma gestão de pessoas? Confira o vídeo abaixo. Aperte o play!

Como funcionam?

Agora que já tem uma maior noção da importância do setor de gerenciamento de pessoas, vamos para outra etapa. Afinal, como funcionam os aplicativos que auxiliam nessa tarefa?

TeamGuide e Sólides possuem a característica em comum de ajudar gestores e Recursos Humanos (RH). Mas ambas as plataformas tem seu jeito único de fazer isso. 

Quer saber como? Continue por aqui para não perder nada!

TeamGuide

O trabalho do TeamGuide é ajudar com o engajamento dos colaboradores de uma empresa. Para fazer isso, a plataforma foca em três módulos de operação. 

  • Pesquisas de engajamento;
  • Reuniões 1-1 constantes;
  • Plano de ação e acompanhamento individual.

Entenda melhor como cada um funciona a seguir.

Pesquisas de engajamento

O primeiro módulo são as pesquisas de engajamento. Com ela, gestores e RH têm acesso ao que os funcionários pensam acerca dos processos da empresa.

Além disso, com as questões é possível analisar onde ou o que está mais impactando o engajamento dos colaboradores. E isso é feito sem dificuldade, pois o próprio TeamGuide manda os resultados em formatos gráficos e de fácil compreensão. 

Reuniões 1-1

As reuniões entre liderança e liderados são uma das partes mais importantes de uma gestão de pessoas eficiente. A plataforma disponibiliza uma série de ferramentas que apoiam a gestão das reuniões para garantir que elas aconteçam cada vez mais e com melhor qualidade na empresa. O objetivo é tornar mais fácil e rápido agendar reuniões, conduzir as conversas e acompanhar os próximos passos definidos pelos participantes.

Nesse sentido, gestores e RH já terão uma maior noção sobre o que perguntar. Além disso, conversando com os funcionários menos engajados cria-se um ambiente mais com relações internas mais saudáveis. 

Plano de ação e acompanhamento individual

Com uma percepção mais apurada dos motivos que levam a falta de engajamento dos funcionários, avança para o outro módulo. É hora de agir!

Aqui serão aplicadas as melhorias propostas. Além disso, é importante que se acompanhe o desenrolar delas para analisar se estão sendo benéficas ou não.

Também pode te interessar: TeamGuide: conheça as vantagens do app para sua empresa

Sólides

O Sólides também atua no desenvolvimento de equipes, mas não apenas isso. A plataforma tem como objetivo auxiliar todos os serviços do RH de uma empresa. São eles:

Mas, como é feito isso? Simples! Com o uso de diversos produtos pensados pela Sólides. Entenda os detalhes dos três principais abaixo.

Profiler

O Profiler é um produto de mapeamento de perfil comportamental. Com ele o gestor consegue com precisão e rapidez entender as principais características do profissional. 

É válido citar que este produto pode ser usado de duas maneiras. 

  • Para compreender as necessidades dos funcionários;
  • No recrutamento e seleção de novos talentos.

Avaliação de desempenho

Para os processos serem melhorados uma parte importante a ser analisada é o desempenho de quem faz parte dela. Com o Sólides o gestor pode customizar essa avaliação dependendo do que mais for interessante para a empresa.

Com a análise dos resultados de desempenho individual de cada funcionário, traçar melhorias fica mais simples. Além de compreender com mais clareza onde os colaboradores querem chegar na empresa.

Pesquisa de clima

O terceiro principal produto do Sólides é a pesquisa de clima. Com ela é possível avaliar o ambiente organizacional, para assim criar estratégias de engajamento. 

Assim como a avaliação de desempenho, as pesquisas podem ser customizadas e realizadas com a frequência que achar necessário. É importante estabelecer esse espaço para que a comunicação e processos sejam melhor realizados.

Qual o melhor? TeamGuide ou Sólides?

Até aqui você já entendeu o que são as plataformas e como elas funcionam. Mas, concorda que ainda falta alguma coisa para conseguir escolher entre TeamGuide ou Sólides?

Sim, né? Para te dar uma ajuda, confira as vantagens de cada um dos aplicativos. 

Vantagens do TeamGuide

Entre as diversas vantagens do TeamGuide, duas se destacam. São elas:

  • simplicidade;
  • humanização.

A primeira pode ser observada ao utilizar a plataforma. Tudo é feito de maneira que facilite o trabalho do gestor e do RH. Além disso, por ser otimizada, o tempo que se leva para conseguir resultados na plataforma é bem menor do que fazer sem ela.

A humanização de processos é outro ponto forte do TeamGuide. As reuniões 1-1 e o acompanhamento individual são provas disso. 

Vantagens do Sólides

O Sólides também apresenta muitas vantagens, entre elas estão:

  • auxílio completo de RH;
  • foco nas pessoas.

Diferentemente do TeamGuide, o Sólides tem como objetivo ser um suporte para todo o trabalho do RH. Isso é uma vantagem muito importante para empresas que não possuem esse setor tão bem estruturado.

Além disso, os principais produtos da plataforma são focados no pessoal. Ou seja, entender o que se passa e as avaliações dos funcionários da empresa são pontos altos do aplicativo. Essa característica promove um sentido de pertencimento entre os colaboradores.  

Gostou do conteúdo? Agora que sabe qual app entre TeamGuide ou Sólides é o melhor para sua empresa, o que acha de colaborar com o aprendizado dos funcionários? 

A Fintech pode te ajudar nisso! Entenda o que são plataformas LMS para empresas e por que vale a pena investir em uma