TeamGuide ou Qulture Rocks? Entenda o impacto delas em uma empresa
Se você é dono ou ocupa um cargo de alta gerência em uma empresa ou fintech, é muito importante se preocupar com o desenvolvimento da equipe. Afinal, engana-se quem pensa que essa tarefa é apenas do setor de Recursos Humanos (RH).
CEOs, por exemplo, também podem fazer parte desse processo de gestão de pessoas. Em um ambiente em que o desenvolvimento de equipes ganha importância, aplicativos e plataformas foram criadas para auxiliar nesse trabalho.
Entre esses apps podemos citar o TeamGuide e o Qulture Rocks.
Você conhece algum deles? Se a resposta for não, chegou ao lugar certo!
Preparamos um conteúdo completo onde, além de entender sobre os dois, você vai conseguir ter a resposta da seguinte pergunta: TeamGuide ou Qulture Rocks, qual é o melhor?
Confira abaixo os tópicos que serão abordados.
- TeamGuide e Qulture Rocks: o que eles são?;
- Qual o melhor? TeamGuide ou Qulture Rocks?
- TeamGuide;
- Vantagens do TeamGuide;
- Qulture Rocks;
- Vantagens do Qulture Rocks.
Boa leitura!
TeamGuide e Qulture Rocks: o que eles são?
Antes de saber qual é o melhor para a situação da sua empresa, TeamGuide ou Qulture Rocks, é preciso entender primeiro o que eles são. Como já adiantamos ali em cima, os dois são aplicativos que podem auxiliar no serviço de gestão de pessoas.
Ou seja, a principal função deles é fazer com que gestores e donos entendam o que pode melhorar na empresa para os funcionários. Analisando os fatores que podem estar gerando desconforto nos colaboradores fica mais fácil resolvê-los e gerar assim um melhor ambiente de trabalho.
Simples assim? Pode ser, mas isso não significa que é algo rápido. Para ter um resultado positivo é preciso levar a proposta a sério e escutar de fato feedbacks e propostas de melhorias dos funcionários.
Continue a leitura para saber qual entre TeamGuide ou Qulture Rocks é o melhor, além de entender todos os detalhes e vantagens de cada um dos aplicativos.
Qual o melhor? TeamGuide ou Qulture Rocks?
Em primeiro lugar, para decidir qual entre TeamGuide ou Qulture Rocks é o melhor aplicativo para ajudar o seu negócio é preciso entender os detalhes de cada um. Afinal, mesmo com um propósito base em comum eles oferecem vantagens diferentes.
Para escolher com propriedade qual é o melhor para a situação da sua empresa, continue a leitura.
TeamGuide
O TeamGuide, ou guia de equipe traduzido para o português, é um aplicativo que auxilia CEOs no engajamento da sua equipe. Ele serve, principalmente, para otimizar o trabalho dos funcionários e, consequentemente, melhorar os resultados da companhia.
Mas você deve estar se perguntando: como um aplicativo pode fazer isso?
Simples! Ele tem como base de seu funcionamento três ações. São elas:
- pesquisa de feedback;
- reuniões 1-1, entre líder e liderado;
- plano de ação.
A pesquisa de feedback é o primeiro passo a ser dado pelo CEO ao começar a usar o TeamGuide. Nela, ele terá ciência da opinião dos funcionários acerca dos processos realizados pela empresa e também do nível de engajamento de cada um.
Tendo essas informações, a liderança poderá marcar reuniões com cada um dos colaboradores. As reuniões 1-1 são marcadas no próprio aplicativo que, inclusive, oferece opções de temáticas para serem abordadas a fim de promover ideias para a solução da falta ou baixo engajamento.
O terceiro passo é o plano de ação. Aqui é hora da companhia agir com base em tudo o que foi visto e discutido nos dois primeiros passos.
Vantagens do TeamGuide
Para decidir com propriedade entre TeamGuide ou Qulture Rocks é preciso entender também quais são as vantagens de cada um. Vamos começar pelas vantagens do TeamGuide e mais para frente vamos comentar também as vantagens do Qulture Rocks.
O TeamGuide oferece diversas vantagens para a empresa e também para os funcionários da mesma. Mas, entre as principais, podemos citar três:
- usabilidade da plataforma;
- otimização de tempo;
- proximidade entre líder e liderado.
Confira os detalhes de cada uma abaixo.
Usabilidade da plataforma
Por ser uma plataforma simples e otimizada, tanto líderes quanto colaboradores não têm dificuldades em seu uso. Além disso, o TeamGuide apresenta todas as funcionalidades e maneiras de se utilizar o aplicativo ao CEO antes de começar o processo de engajamento da equipe.
Otimização de tempo
Outro fator é que o tempo é totalmente otimizado com o aplicativo. Isso porque, todas as informações são mostradas em formatos visuais que facilitam o entendimento do engajamento dos funcionários.
Com isso, o CEO percebe mais facilmente o que deve ser melhorado e inicia os outros processos mais rapidamente.
Proximidade entre líder e liderado
As reuniões 1-1 são o ponto chave do TeamGuide. Com elas, líderes e liderados ficam mais próximos e a empresa ganha com a humanização de seus processos.
Leia também: TeamGuide: o que é? Funciona para empresas? Guia completo
Qulture Rocks
O Qulture Rocks também tem o objetivo de auxiliar líderes no desempenho de suas equipes. O foco aqui é fazer com que funcionários se sintam cada vez mais parte do todo.
Para ter sucesso nesse objetivo, o Qulture Rocks oferece cinco estratégias. São elas:
- avaliação de desempenho;
- feedbacks;
- gestão de metas;
- conversas entre líder e liderado;
- planos de desenvolvimento individual.
Na primeira etapa de avaliação de desempenho o líder reconhece as competências de cada funcionário. E não apenas o líder, essa análise pode ser feita pelo próprio analisado e também por outros funcionários. Assim, se apresenta uma avaliação mais completa.
Os feedbacks também são importantes no Qulture Rocks. Aqui todos podem mandar e pedir feedbacks, o que ajuda no potencial de crescimento do negócio
O gestor de metas nada mais é do que o acompanhamento do cumprimento das tarefas no tempo previsto. A análise desse fator é muito importante para avaliar o engajamento do funcionário.
As reuniões entre líderes e liderados é a parte mais humanizada do processo de desenvolvimento da equipe. Cria-se uma maior proximidade e um sentimento de pertencimento.
Como desenvolver uma equipe sem ter noção do que ela quer?
É pensando nisso que o aplicativo tem um espaço próprio para funcionários colocarem que tipos de habilidades querem melhorar. Neste ambiente avaliar se a empresa está oferecendo o desenvolvimento necessário para o funcionário fica mais simples.
Vantagens do Qulture Rocks
Como já comentamos acima, saber as vantagens de cada um dos aplicativos deixa a decisão entre TeamGuide ou Qulture Rocks mais simples. Assim como o TeamGuide, o Qulture Rocks possui três vantagens que se evidenciam. Confira quais são a seguir.
Relatórios
Na maioria dos processos realizados no Qulture Rocks são apresentados relatórios visuais. Essa maneira de apresentar as análises facilita o entendimento do que está acontecendo na empresa.
Preocupação com o desenvolvimento individual
Um outro ponto forte do aplicativo é o espaço para os funcionários expressarem seus desejos de desenvolvimento individual. É importante entender que, mesmo que o trabalho seja em equipe, existem unidades com necessidades diferentes.
Praticidade
Tudo no aplicativo é simples de ser utilizado. Essa praticidade deixa as ações mais ágeis e as melhorias também.
Gostou do conteúdo? Agora que já sabe qual entre TeamGuide ou Qulture Rocks é o melhor para a sua empresa, confira essas outras dicas para investir no crescimento da sua empresa.