Finanças Empresariais

Como as empresas de cashback ganham dinheiro? Top 3 formas

2 de March de 2022
Como as empresas de cashback ganham dinheiro? Top 3 formas<

O cashback é uma operação que traz vantagens para lojistas, empresas e clientes. Ainda assim, muitos não sabem como as empresas de cashback ganham dinheiro, tais como a Ame Digital e Méliuz.

Para se ter noção da importância, dados da Cuponomania divulgados em reportagem do Jornal Extra indicam que os cupons de desconto online e as operações de cashback geraram R$ 10 bilhões em vendas apenas em 2021. Ao mesmo tempo, fizeram com que consumidores economizassem R$ 80 milhões.

Além de darem suporte às operações, as chamadas empresas de cashback são relevantes na divulgação de serviços e comércios online, aproximando lojistas e clientes qualificados. A economia gerada nas compras, bem como a possibilidade de aumentar o ticket médio das lojas, também é uma grande vantagem do serviço.

Ainda assim, mesmo com todos os benefícios, persiste a dúvida sobre a segurança do serviço oferecido, bem como a forma pela qual as grandes big techs que oferecem o cashback conseguem seus lucros.  

Por isso, neste artigo, mostraremos como as empresas de cashback ganham dinheiro a partir de quatro modos e dicas para que os clientes consigam escolher a empresa mais vantajosa para realizarem o cashback. 

Nossa proposta é que você consiga ter embasamento para escolher entre a Méliuz ou o Picpay, ou entre a Ame e a Méliuz, por exemplo.

O que são as empresas de cashback?

A tradução de cashback é, literalmente, “dinheiro de volta”. De modo resumido, é por meio desse sistema que o consumidor realiza a compra e a seguir, recebe uma parcela do valor gasto, por meio de bônus ou depósito em conta corrente. 

Além dessas possibilidades, é possível que parte do dinheiro investido nas compras possa ser revertido para uma instituição de caridade, a escolha do lojista ou do cliente final.

O modelo foi implementado no Brasil em 2011, mas já é utilizado nos EUA, Europa e Ásia desde os anos 90 do século passado. Por aqui, foi uma forma de oferecer uma solução competitiva aos programas de fidelidade e também dos melhores programas de milhas.

Elas podem ser oferecidas por duas categorias principais de empresas:

De acordo com pesquisas, o serviço é mais utilizado em setores como o de celulares, eletrodomésticos, informática e cosméticos.

https://smarterpix.com/en/photo/p28377050

Se você quiser saber um pouco mais sobre a operação de cashback, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema: O que é cashback: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Afinal, como as empresas de cashback ganham dinheiro?

Existem diferentes formas pelas quais as empresas de cashback conquistam valor. Entender um pouco melhor como elas funcionam possibilita que consumidores e lojistas façam a melhor escolha, na hora de associarem-se a uma dessas marcas.

  1. Cobrança de comissão aos comerciantes

A principal maneira de aquisição de renda para as empresas de cashback é a cobrança de uma comissão aos comerciantes. Ou seja, quando o cliente, por meio do aplicativo da empresa, acessa a uma loja e finaliza sua compra, o comerciante retorna uma porcentagem daquela compra para a empresa.

Esse valor pode variar bastante, e influenciar nos preços finais oferecidos para o consumidor. Aos associados ao PicPay, por exemplo, o valor é de 5%. Já para os lojistas ligados ao Méliuz, o valor fica em 1%.

  1. Serviços específicos aos comerciantes nos aplicativos

Por serem empresas de grande porte e ligadas ao segmento “tech”, elas conseguem oferecer um bom marketplace para seus clientes B2B. 

Isso, em meio à competição do mercado, auxilia tanto na divulgação dos produtos, quanto na melhora e desenvolvimento de serviços e atendimento, como o pagamento em cartão, online ou QR Code, propagandas mais específicas, entre outros.

Um exemplo é a já citada Méliuz, que oferece um portfólio completo de empresas de áreas diversas como cosméticos, alimentos e vestuário.

  1. Coleta de dados e desenvolvimento de produtos

Com o constante cadastro de usuários nas plataformas das empresas de cashback, esses grandes empreendimentos se beneficiam da coleta direta e indireta de dados. A análise do material coletado faz com que haja um entendimento completo do cliente ideal para cada marca. 

Por isso, ao se cadastrar na plataforma da empresa de cashback, o cliente precisa afirmar que concorda com as regras de uso e compartilhamento de seus dados. Muitas vezes, por estar em meio a contratos de difícil compreensão para o público em geral, tais regras não são bem entendidas.


Quer saber um pouco mais sobre como as empresas de cashback ganham dinheiro? Confira o vídeo abaixo:

Como as empresas de cashback ganham dinheiro? Todos  são beneficiados!

Como buscamos exemplificar no artigo, todos são beneficiados na adoção de um sistema de cashback. 

Por meio dele, o lojista consegue alcançar maior público qualificado, o que resulta no aumento de suas vendas. A empresa de cashback, por sua vez, consegue oferecer um portfólio diverso de opções para seus clientes.

E por fim, os consumidores investem seu dinheiro em lojas específicas, criando uma relação de confiança com as marcas que consome, além de economizarem em compras futuras.

Assim, como diz a tradução de cashback, o “dinheiro de volta” faz a economia circular e todos saem ganhando.

O assunto, com certeza, não se esgota neste artigo. Para saber ainda mais sobre o tema, consulte nossos conteúdos: