Finanças Pessoais

Formas de economizar em viagens durante as férias

11 de January de 2024
Formas de economizar em viagens durante as férias<

Economizar durante as viagens de fim de ano é um grande sonho que pode se tornar realidade.

As férias são o momento perfeito para explorar novos destinos, criar memórias inesquecíveis e relaxar, mas isso não significa esvaziar a carteira para ter uma experiência incrível. Com planejamento inteligente e algumas dicas, é possível aproveitar ao máximo, sem comprometer o orçamento. 

Buscar por hotéis no Rio de Janeiro com diárias baratas, por exemplo, pode ajudar a economizar uma boa quantia de dinheiro. A seguir, sete dicas para atingir esse propósito.

Planejamento

O primeiro passo é planejar a viagem. Ao reservar voos, hospedagem e atividades com antecedência, é possível aproveitar tarifas mais baixas e evitar custos de última hora. Para pôr essa dica em prática, vale ficar de olho em promoções sazonais.

Comparação de preços

A segunda dica é não se limitar a uma única plataforma ao buscar voos, hotéis e pacotes de viagem. Existem muitos aplicativos e sites. Utilize portais que comparam preços e reserve diretamente com os fornecedores sempre que for possível para ter acesso a descontos exclusivos e à melhor oferta disponível.

Flexibilidade nas datas

Viajar fora dos períodos de pico pode resultar em tarifas significativamente mais baixas. Considerar ajustar as datas de viagem para partir durante os dias da semana também pode ser uma boa forma de economizar.

Transporte local econômico

Ao chegar no destino, escolha opções de transporte local, em vez de depender exclusivamente de táxis ou aluguel de carros. Muitas cidades oferecem sistemas públicos eficientes e acessíveis. Além disso, explorar a pé ou de bicicleta são formas saudáveis de conhecer a região.

Alimentação consciente

Pode parecer loucura, mas existe uma forma de economizar com a alimentação, sem abrir mão da experiência gastronômica local. Em vez de fazer todas as refeições em restaurantes turísticos caros, explore mercados e estabelecimentos mais modestos. Essa experiência pode ser mais saborosa para o seu paladar e amigável para o seu bolso.

Atividades gratuitas ou com desconto

Pesquisar por atividades gratuitas ou com desconto também pode trazer benefícios para a sua economia. Muitas cidades oferecem entradas gratuitas para museus em determinados dias da semana, assim como passeios a pé ou eventos culturais. Aproveitar essas oportunidades ainda enriqueceria toda a experiência da viagem.

Cartões de fidelidade e milhas aéreas

Por último, se você possui cartões de fidelidade ou acumula milhas aéreas, deve utilizá-los de maneira estratégica. Eles podem ser excelentes formas de economizar em voos, upgrades de hotel ou atividades durante a viagem. Por isso, confira as possibilidades disponíveis nos apps.