Finanças Pessoais

5 livros sobre investimento para enriquecer o seu patrimônio

30 de June de 2021
5 livros sobre investimento para enriquecer o seu patrimônio<

Sabemos que, independente da classe financeira, as pessoas visam obter um maior rendimento, o qual lhes dê segurança e estabilidade, e possibilite o controle das despesas mensais.

Para os que conseguem poupar seu dinheiro, resta a dúvida de como gastá-lo ou aplicá-lo a fim de conquistar o melhor retorno possível. 

Nesse contexto, é de suma importância conhecer os tipos de investimentos existentes no mercado financeiro, dos quais podemos mencionar o Tesouro Direto, a aplicação em poupança, fundos de investimentos, e assim por diante.

Além disso, é necessário estabelecer os objetivos a curto, médio e longo prazos, conhecer o seu perfil de investidor e, o mais importante, fazer o dinheiro trabalhar para você.

Como já dizia Warren Buffett, existem duas regras únicas para investir:

“Regra nº 1: nunca perca dinheiro. Regra nº 2: nunca esqueça a regra nº 1.”

Portanto, se você deseja colocar em prática esse conselho atemporal dado pelo maior investidor do mundo, acompanhe-nos nesta leitura e conheça os 5 melhores livros para dominar a arte de investir e enriquecer seu patrimônio!

1. O Jeito Warren Buffett de Investir – Robert G. Hagstrom

Já que estamos falando de Warren Buffett, citado pela Forbes como um dos indivíduos mais ricos do planeta e considerado o investidor mais influente do mercado financeiro global, então o best-seller do The New York Times, “O Jeito Warren Buffett de Investir”, não poderia faltar na nossa lista!  

Escrito por Robert G. Hagstrom, especialista na área dos investimentos e vice-presidente sénior da Legg Mason Capital Management, esse livro faz um estudo profundo do perfil de Buffett, bem como suas habilidades, convicções e seu método para se tornar um gênio deste segmento.

Para isso, o autor detalha os aspectos que compuseram a formação do “mago de Omaha”, que são: premissas de gestão, critérios na compra de empresas, princípios financeiros e de negócios e a sua psicologia frente ao dinheiro, tal qual revela o comportamento econômico do investidor.

Simplesmente inspiradora, essa é uma leitura obrigatória para todos que queiram investir de forma consciente e a longo prazo em ações, tendo como palavras de ordem a simplicidade, paciência e racionalidade!

Capa do livro "O Jeito Warren Buffett de Investir"

2. A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações – Joel Greenblatt

Joel Greenblatt possui uma notável carreira no mundo dos investimentos, isso porque é criador do Gotham Capital, um fundo de investimento hedge, professor da Columbia University Graduate School of Business e gestor de fundos de ações nos Estados Unidos. 

Levando em conta sua vasta experiência em investimentos, o que poderíamos aprender com ele sobre o assunto? A resposta se encontra em seu grande clássico moderno das finanças, “A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações”.

O livro indica os fundamentos do método objetivo de escolha de ações para obter uma rentabilidade acima da média do mercado, o qual o autor chama de Fórmula Mágica, que foi testada por muitos anos e é baseada na análise de bons negócios a preços atrativos, por meio de indicadores de lucratividade e capacidade produtiva.

Ideal para investidores iniciantes que estão em busca de uma carteira de ações de longo prazo, essa leitura simples e didática conta com raciocínios importantes para você conseguir investimentos de alto retorno e se conservar frente ao mercado.

Capa do livro "A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações"

3. Análise Fundamentalista – José Kobori

A análise fundamentalista avalia a variação de fatores que afetam o equilíbrio entre a oferta e a demanda do mercado, buscando estabelecer a situação financeira, mercadológica e até mesmo política de uma empresa, de modo a prever a performance futura do negócio.

Este assunto, de suma importância para o mercado de ações, é amplamente abordado no livro “Análise Fundamentalista”, que foi escrito por José Kobori, empresário e investidor apontado como uma das maiores referências em finanças do Brasil.

Através de uma linguagem direta e acessível, o autor explica o tripé macroeconômico e como ele influencia nas decisões de investimento, introduzindo conceitos financeiros diversos como coeficiente de volatilidade, balanço patrimonial, fluxo de caixa, dentre outros.

Dessa forma, recomendamos essa leitura aos investidores que visam ações de longo prazo e desejam compreender a análise dos parâmetros fundamentalistas para vencer no mercado de capitais.

Capa do livro "Análise Fundamentalista"

4. Do Mil ao Milhão – Thiago Nigro

Acumular patrimônio e enriquecer significa estudar a fundo sua vida financeira, identificar as reais necessidades de mudança e ter coragem para investir. Esta é a premissa do best-seller brasileiro “Do Mil ao Milhão”, de autoria de Thiago Nigro, idealizador do canal do YouTube “O Primo Rico“, que ensina sobre finanças.

O livro é dividido em três partes: Gastar Bem, na qual traduz a importância das decisões bem pensadas com relação aos gastos pessoais; Investir Melhor, que diz respeito aos investimentos como forma de aceleração do acúmulo de patrimônio; e Ganhar Mais, isto é, o aprendizado direcionado para a criação da fortuna.

Brilhantemente, o autor mescla seus ensinamentos técnicos e emocionais sobre a administração do dinheiro, explicando, de forma simples e voltada para o público leigo, cada tipo de investimento, tudo isso com fundamento em suas próprias experiências na área financeira.

Concluímos que essa obra será um ótimo pontapé inicial para todos que queiram começar a investir seus recursos e gastá-los melhor, transformando positivamente sua educação financeira e aprimorando seus resultados, sem cortar o cafezinho!

Capa do livro "Do Mil ao Milhão"

5. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

Autor de 16 livros com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos, Gustavo Cerbasi, que é reconhecido como a maior referência em educação financeira do Brasil, apresenta em seu best-sellerInvestimentos Inteligentes” as melhores formas de investir o seu dinheiro, desde renda fixa até ações e previdência privada.

Nesta obra, que foi escrita de forma simplificada e exemplificativa, Cerbasi ensina como ponderar sobre as opções de investimentos e fugir das armadilhas financeiras, esboçando estratégias efetivas e práticas para operar nos principais mercados.

Ademais, o autor desmistifica os investimentos infrutíferos, aborda conceitos sobre educação financeira e discute brilhantemente quais as qualidades do bom investidor para se ter sucesso no mundo dos investimentos.

Isto posto, essa leitura lhe dará uma visão abrangente de diversas alternativas para alcançar a independência financeira ou simplesmente investir com segurança, de acordo com suas necessidades.

Capa do livro "Investimentos Inteligentes"

A fórmula infalível para acumular patrimônio!

A construção da riqueza se dá pela soma de três fatores fundamentais: reformulação mental a respeito de nossas crenças, mudança de hábitos e investimentos.

Quando bem definidos e executados, os componentes desta equação asseguram o sucesso do seu projeto de acúmulo de patrimônio, que fará toda a diferença para sua tão sonhada liberdade financeira.

Uma vez encontrado o caminho, basta seguir seu plano com dedicação e disciplina até que seus objetivos sejam alcançados.

Em vista disso, explore os ensinamentos dos livros sugeridos neste artigo e aproveite o momento propício para começar a investir hoje mesmo!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!