Você sabe o que é SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores)? Na realidade, muita gente não sabe do que se trata ou ainda tem muitas dúvidas sobre como esse cadastro pode auxiliar para que se tenha bons resultados em licitações. 

Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre SICAF, como funciona o processo de inscrição, se existe custo, quais são as vantagens e muito mais. Não deixe de ler se você deseja participar de licitações com o poder público e ter sucesso! 

O que é SICAF?

A sigla SICAF quer dizer “Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores” e trata-se de um portal eletrônico em que todas as pessoas interessadas em participar de licitações precisam realizar um cadastro. Através do SICAF todo o processo de habilitação de possíveis participantes dos processos licitatórios é realizado de forma mais fácil. 

É importante dizer que não há restrição para cadastro no SICAF, portanto, grandes e pequenos empresas, MEIs e pessoas físicas podem se cadastrar na plataforma de maneira simples e prática. 

O cadastro no SICAF é 100% gratuito e é válido para todo o Brasil pelo período de um ano, o que quer dizer que precisa ser renovado anualmente. Também não existe prazo para o cadastramento, desde que se cumpra os requisitos necessários é possível realizar o cadastramento em qualquer época do ano. 

Como utilizar o SICAF?

Todas as etapas de cadastramento no SICAF são online, o que torna o processo ainda mais prático. Esse cadastramento é realizado em duas etapas: Certificação Digital e Portal do SICAF. Vamos explicar abaixo do que se trata cada uma dessas etapas!

1º Passo: Certificação digital – Antes de começar a preencher os dados no SICAF é importante já se criar um Certificado Digital. Trata-se de sua assinatura online e que vai entregar autenticidade aos documentos. 

O Certificado Digital deve ser em nome de pessoa física e, em caso de empresa, a assinatura deve ser de um dos sócios. 

2º Passo: Portal SICAF – Entre no site www.comprasgovernamentais.gov.br, busque a opção SICAF 100% online > Fornecedor > Primeiro acesso > Faça seu cadastro no Brasil Cidadão > Retorne à página do SICAF > Selecione a opção “Entrar como fornecedor” > Termine de realizar o seu cadastro. 

Já em relação aos documentos, eles estão expostos no art.27 da Lei de Licitações (8.666/93) e não se alteram, independente da modalidade da licitação. Entretanto, é importante dizer que não é sempre que os documentos necessários para a participação em uma licitação estarão no SICAF e, por isso, é sempre indicado verificar os editais das licitações.

Os documentos necessários para o cadastramento no SICAF são os seguintes: 

  • Dados cadastrais de pessoas jurídica.
  • Recibo e solicitação de serviços e entregas de documentos. 
  • Da empresa: Cartão do CNPJ; comprovante de endereço; contrato social e todas as alterações e documentação dos sócios (RG e CPF, comprovante de endereço, comprovante do estado civil).
  • Certidão Conjunta Receita Federal e Dívida Ativa da União.
  • Certidão Negativa do FGTS (FGTS).
  • Prova de Quitação com a Fazenda Estadual (Dívida Ativa Estadual).
  • Prova de Quitação com a Fazenda Municipal (Dívida Ativa Municipal).

Qual a importância desse sistema? 

O SICAF é um sistema unificado e uma ferramenta importante para tornar a participação de empresas ou pessoas em licitações mais simples e prática. Para se ter uma ideia melhor, basta preencher os dados e apresentar a documentação somente uma vez para participar dos processos licitatórios.

Também é importante dizer que o SICAF é válido para todo o território nacional e que a atualização de dados é feita de forma rápida. Trata-se, portanto, de uma maneira de garantir maior transparência e também acesso igual a todos que estão interessados em virar fornecedores do Governo. 

Abaixo, vamos falar sobre mais algumas vantagens do SICAF que chamam bastante atenção e tornam esse sistema ainda mais importante. 

Quais são as vantagens do SICAF?

O cadastramento no SICAF oferece uma série de vantagens bastante interessantes tanto para os licitantes quanto para o governo contratante. Selecionamos abaixo quais são as principais vantagens do SICAF!

– Maior velocidade na atualização dos dados cadastrais das empresas fornecedoras;

– Desburocratização dos processos de cadastramento e habilitação dos fornecedores;

– Diminuição de tempo e de custos com manutenção do cadastro da empresa com o Governo federal;

– Maior transparência e mais condição de participação em processos de licitações para todas as empresas;

– Divulgação em nível nacional;

– Seleção de fornecedores tento como base o fornecimento de material/serviço;

– Cadastro e atualização realizados pelo próprio fornecedor;

– Sistema totalmente gratuito;

– Redução dos custos por parte do Governo Federal, já que se trata de um portal digital único;

– Acesso de forma fácil e prática ao maior portal de compras públicas do país;

– Possibilidade de atualizações ilimitadas. 

Quais empresas podem me ajudar com o SICAF?

Agora que você já sabe o que é o SICAF e também como é simples realizar o cadastro, que tal se tornar um concorrente ainda mais sólido para vencer as licitações. Através dos serviços da RHS Licitações isso é possível.

O Net Licitações, por exemplo, é um serviço de divulgação de avisos e editais vigentes em todo o país. A cada remessa, a sua empresa fica informada sobre as oportunidades, sempre de acordo com o ramo de atividade e a área de atuação. Nesse serviço, também é disponibilizado cópia eletrônica do edital de licitação. 

Outra opção oferecida pela RHS Licitações é o Net Resultados. Trata-se de um serviço de acompanhamento dos resultados das licitações, desde a abertura das propostas até a publicação das empresas vencedoras. É possível, portanto, acompanhar todas as etapas das licitações que são publicadas nos Diários Oficiais. 

Já o Net Plus é um serviço inteligente da RHS Licitações. Através dele se faz a leitura eletrônica dos editais de licitação, garantindo assim uma triagem realmente eficiente para a sua empresa e também a redução direta de custos na operação de vendas para o governo.

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!

Comentários