O que é Easynvest? Conheça a corretora ideal para quem quer começar a investir

Com a poupança rendendo pouco, cada vez mais brasileiros se interessam em diversificar a sua carteira de investimentos. A Easynvest é uma opção interessante para aqueles que buscam um serviço de tradição e que, como o nome sugere, não seja um bicho de sete cabeças para que os novatos no ramo não tenham dificuldade de adentrar o mundo dos investimentos.

Quer saber o que é Easynvest e como começar a investir com a corretora? Esse artigo te explica.

O que é Easynvest?

A Easynvest é uma corretora home stocker que possibilita a negociação no mercado de capitais por meio da internet. Seu objetivo é tornar o mundo dos investimentos mais acessível mesmo para o público que não tem experiência na área.

A corretora foi aberta em 1968, ainda sob a alcunha de Título Corretora de Valores SA, e alçou voos no terreno digital já em 1999, antes mesmo da virada do milênio. Deste modo, Easynvest se tornou uma das primeiras do Brasil a oferecer o chamado home broker, que possibilita que ações e títulos possam ser negociados virtualmente.

O home broker revolucionou o mercado financeiro ao permitir a negociação no mercado de capitais via web. Os papéis da bolsa de valores são negociados a partir da compra e venda intermediada ou não por corretoras pela internet. O método tornou-se tão popular que, hoje em dia, mais de 200 mil pessoas físicas compram e vendem ações na Bovespa via homebroker.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Faça como milhares de empreendedores e receba os melhores conteúdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

O pioneirismo da corretora não para por aí: ela foi a primeira a lançar, em território brasileiro, um app que permitisse a compra de títulos de Renda Fixa, em 2014 — motivo pelo qual, dois anos depois, sagrou-se líder do ranking de investimentos em Tesouro Direto, com cerca de 100 mil clientes.

Hoje, a Easynvest se tornou a segunda maior corretora independente do Brasil, com 400 opções de produtos financeiros, R$ 20 bilhões em custódia e 1 milhão de contas abertas. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Nubank, possibilitando que mais investidores iniciantes consigam dar os seus primeiros passos no mercado financeiro e popularizando o serviço no país.

Quais são os produtos da Easynvest?

Agora que você já sabe o que é Easynvest, hora de conhecer em detalhes os produtos que a corretora oferece.

A Easynvest oferece tanto a possibilidade de investimento em renda fixa quanto na renda variável, atendendo do público mais cauteloso até aquele mais destemido e experiente. Afinal, o que é Easynvest ao pé da letra? Investimento fácil. O principal objetivo da empresa é tornar o universo dos investimentos acessível ao público mais leigo.

Para que o produto escolhido pelo usuário da corretora seja aquele adequado às suas expectativas, é aplicado um formulário na própria inscrição no site ou aplicativo da empresa. Deste modo, serão oferecidos somente ativos que se adequem à sua realidade.

Este método é bastante comum no mercado financeiro e é popularmente conhecido pelo termo suitability, fazendo com que os clientes da corretora tenham o seu perfil de risco reconhecido e correspondido.

Renda Fixa na Easynvest

Os investimentos em renda fixa são aqueles que possuem regras de rendimento estabelecidas desde o momento da compra do título. O investidor tem sob conhecimento o prazo para retirada e a taxa de rendimento do papel. É o método mais indicado para quem ainda não tem experiência em investimentos financeiros.

Algumas opções oferecidas nestes termos pela Easynvest são:

  • Tesouro Direto (Selic, IPCA, Prefixado)
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • LC (Letra de Câmbio)
  • CRI (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)

O Tesouro Direto, uma das possibilidades de investimento oferecidas pela Easynvest, é uma das opções que mais se popularizaram nos últimos anos. Criado em 2002 pelo Tesouro Nacional, o programa permite que pessoas físicas adquiram papéis do governo federal de maneira simples e rápida, via internet.

Além da simplicidade, é um método que possibilita investimentos de valores mais baixos — a quantia mínima para compra de papéis é R$ 30 — e ainda assim há liquidez. O lucro do investimento é pautado a partir da taxa Selic, média de juros estabelecido pelo Banco Central para classificar o valor que o governo brasileiro deve pagar para empréstimos tomados em bancos.

Outras duas opções bastante populares que estão entre os investimentos disponíveis na Easynvest são o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário).

O CDB é um dos títulos mais populares de renda fixa, uma vez que oferece juros superiores ao rendimento das poupanças. É importante ressaltar que esse investimento possui dois tipos de rendimento: o pré-fixado, que tem juro definido desde o momento da compra, e o pós-fixado, que depende das variações do Certificado de Depósito Interbancário, o CDI, que determina o título de empréstimo entre instituições e bancos.

Uma opção de investimento relativamente segura, o único risco presente quando se pensar em adquirir este título é a de o banco emissor ir à falência. Entretanto, a aplicação de CDB é coberta pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que devolve o montante aplicado num período de até quatro anos. O CDB possui a incidência do Imposto de Renda e do Imposto Sobre Operações Financeiras.

Para tirar todas as dúvidas a respeito dos fundos de investimentos em renda fixa, assista ao vídeo “Tudo sobre renda Fixa! LCI, LCA, CDB e LC” do canal Me Poupe.

Renda Variável na Easynvest

A renda variável, por sua vez, é aquela escolhida por aqueles que já estão acostumados com a dinâmica do mercado de ações. Os retornos dos ativos dessa categoria são imprevisíveis. Ou seja, não é possível ter certeza a respeito de quanto o seu investimento irá render. A Easynvest oferece opções de investimentos variáveis, como estes a seguir:

  • Ações
  • Derivativos
  • Fundos
  • Exchange Traded Funds

Muito se ouve a respeito, mas o que são, afinal, as ações? As ações são uma fração do capital social de uma companhia. Ao adquirir uma ação via Easynvest, por exemplo, você está se tornando “sócio” de uma fração da empresa em questão. Deste modo, você também corre todos os riscos que o negócio possa oferecer, mas também as suas vantagens, como participar do lucro da mesma.

Os derivativos, por sua vez, se tratam daqueles contratos que, como o próprio nome sugere, derivam de um ativo subjacente ou índice. Esse ativo pode ser financeiro ou físico, com ativos de ouro, por exemplo. Este tipo de investimento costuma ser negociado a partir de contratos padronizados para que o risco das flutuações sejam reduzidos.

A Easynvest também oferece os chamados fundos de investimento, que são uma espécie de cotas para a captação de recursos. Regulamento pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), neste ativo são estabelecidas taxas para que sejam feitas novas aquisições ou vendas.

Apesar da estranheza que o termo em inglês Exchange Traded Funds possa causar a princípio, este tipo de investimento é mais simples do que parece. Este é um fundo de investimento negociado na bolsa de valores da mesma forma que uma ação é negociada. É um ativo que acompanha índices, por isso o acompanhamento de uma corretora de ações é indicada para que tudo saia conforme o esperado.

Como abrir conta na Easynvest?

Por se tratar de uma corretora home broker, ou seja, que realiza os seus serviços via web, todo o processo de inscrição é realizado online. É possível fazer o cadastro no site ou através do aplicativo Easynvest, que está disponível tanto em aparelhos de sistema Android quanto naqueles que operam em IOS.

É indicado ter em mãos informações como números de documentos de identificação, endereço e afins, para que todos os dados fornecidos não estejam equivocados. Ao abrir o site ou aplicativo, insira o seu nome completo e o seu endereço de e-mail pessoal.

Um e-mail será enviado pro endereço informado naquele primeiro cadastro, com um número de login. Este será o número que o usuário utilizará para logar no site da corretora, por isso, é importante tê-lo guardado em local de fácil acesso. Acesse o portal ou app da Easynvest e preencha com atenção os itens que a empresa solicitar.

Após finalizado o cadastro, as informações serão analisadas pela corretora e, caso todos os dados inseridos correspondam à realidade, o cadastro é aprovado. Caso não seja aprovado, é solicitado que o usuário envie uma cópia de algum documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Podem ser solicitados:

  • RG ou CNH, frente e verso, com validade vigente e expedição máxima de dez anos
  • Comprovante de residência ou
  • Contrato de locação registrado em cartório juntamente ao comprovante de endereço em nome do locador.

Quando a conta for finalmente aberta, será enviado ao cliente um e-mail contendo a assinatura eletrônica que será utilizada para administrar os investimentos e retirar recursos do site. Utilizando essa senha, é feita então a definição do perfil do cliente para que, conforme explicamos tópicos acima, lhe sejam recomendado opções de investimento que caibam nos seus bolsos e expectativas.

Em resumo, podemos destacar os passos para abertura de um perfil no Easynvest nos seguintes passos:

  1. Cadastre seu nome e e-mail no site ou aplicativo da corretora de investimentos
  2. Aguarde o recebimento do código de acesso via e-mail cadastrado
  3. Com o código em mãos, acesse novamente o site ou aplicativo e o insira no local determinado
  4. Informe os dados pessoais
  5. Caso solicitado, envie uma cópia digitalizada de um documento de identificação com foto e de um comprovante de residência
  6. Aguarde o recebimento do login e senha que determinam a aprovação da conta
  7. Acesso o site ou app com os novos dados de login
  8. Responda as perguntas que irão definir o seu perfil de investidor
  9. Comece a investir

Depois disso, é só escolher sua opção de renda fixa ou renda variável e assistir o seu dinheiro render! Neste vídeo do Easynvest é possível assistir a todo o processo de inscrição, confira:

Qual a taxa de corretagem da Easynvest?

Talvez a principal pergunta quando se pensa noque é Easynvest seja a respeito das taxas aplicadas nos papéis que estão sob a alçada da corretora. A Easynvest não aplica taxas de custódia ou custo explícito de intermediação nos investimentos de rendas fixa. Não são cobradas taxas nos seguintes investimentos:

  • LCI e LCA
  • Tesouro Direto
  • Fundos de Índice
  • Fundos Imobiliários
  • CRI e CRA
  • COE
  • Títulos Públicos

Nas ações, por sua vez, é cobrada a tradicional taxa de corretagem por ordem executada, não importa se ela se trata de ordem de venda ou ordem de compra. A taxa é a mesma para o Swing Trade e para o Day Trade e não é negociada. São cobrados os seguintes valores por ordem executada:

  • Mercado fracionário: R$ 2,49
  • Mercado padrão (de 100 em 100 unidades): R$ 4,99 por ordem executada.

Os valores de todas as taxas cobradas podem ser acessadas na seção “notas de negociação”. Elas são provisionadas no instante em que a compra das ações é efetuada.

A corretora Easynvest é confiável?

A Easynvest faz parte do time das corretoras de investimento regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia do Brasil. Para checar a regulamentação da atividade da corretora, acesso o site da CVM ou o portal do Banco Central, ambos endereços listam todas as empresas autorizadas a realizar o serviço em questão no país.

A Easynvest é uma das corretoras brasileiras certificadas pela Cetip, organização que funciona como uma espécie de cartório do mercado financeiro nacional. O mecanismo é o seguinte: ela registra toda e qualquer movimentação realizada pela corretora no nome de cada cliente. Este registro evita que haja fraudes.

Caso a corretora venha à falência, as ações e investimentos administrados por ela serão transferidos para uma outra empresa, sem que o cliente saia prejudicado ou tenha prejuízos com o imbróglio. Ou seja, a sua segurança está resguardada para que o cliente não saia perdendo em momento algum.

Com todas as informações a respeito de o que é Easynvest e com conhecimento das possíveis formas de investimento na corretora, você estará pronto para se aventurar no mundo do mercado financeiro com todo o cuidado e cautela exigidas.

Se você ainda está em dúvida se a Easynvest é a melhor opção para os seus investimentos, confira também os comparativos:

Continue acompanhando o blog da Fintech para as melhores dicas a respeito do mercado financeiro!

Comentários