O que é SPC? Tudo o que você precisa saber sobre o Serviço de Proteção ao Crédito
Não, não estamos falando do Só Pra Contrariar, saudoso grupo de pagode dos anos 90.
Provavelmente você já deve ter ouvido dizer que quando uma dívida não é quitada, o nome da pessoa vai para a lista do SPC.
Esse é um dos maiores pesadelos de qualquer brasileiro: ter o nome sujo na praça.
Mas, afinal, o que é SPC? Como funciona o SPC na prática? Como saber se o meu nome foi parar no SPC? E o que fazer quando isso acontecer?
A resposta para cada uma dessas perguntas você confere ao longo deste conteúdo. Continue a leitura até o final para descobrir também se é mito ou verdade o que dizem sobre a dívida “desaparecer” depois de 5 anos.
Leia também: Confira 9 dicas para sair das dívidas e nunca mais voltar
O que é SPC?
Podemos começar definindo o que é SPC explicando o que significa essa sigla. Pois bem, SPC é Serviço de Proteção ao Crédito.
Criado em 1955 na cidade de Porto Alegre (RS), o SPC foi originalmente uma iniciativa de um grupo de empresários que visava promover a troca de informações a respeito dos pagamentos de seus clientes.
Atualmente, o objetivo central do SPC continua o mesmo: reunir dados e informações sobre dívidas em aberto a fim de garantir a proteção do comércio e do crédito. No entanto, esse serviço hoje se expandiu para todo o território nacional.
A criação do Serviço de Proteção ao Crédito é assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor.
O SPC Brasil é gerenciado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e é alimentado por dados fornecidos por empresas filiadas à CNDL e pertencentes ao setor de comércio e serviços.
Dentro de sua finalidade, que é proteger o crédito e as relações comerciais, o banco de dados do SPC Brasil é tido como o maior e mais completo de toda a América Latina.
Hoje em dia, o Serviço de Proteção ao Crédito possui mais de 1 milhão de empresas associadas em todo o Brasil, desde pequenos e médios comerciantes até grandes redes atacadistas e varejistas.
Importante: não confunda SPC com SERASA, que é uma outra empresa que presta serviços semelhantes de análise de crédito!
Confira também em nosso blog:
- Como conseguir empréstimo para autônomo? Online é seguro?
- Como conseguir crédito para minha empresa e expandir o negócio
Se você quer mais detalhes sobre o que é o SPC, confira este vídeo do Dr. Grana:
Como funciona o SPC?
Agora que você já sabe o que é SPC, é importante entender também como funciona o Serviços de Proteção ao Crédito na prática.
Quando uma pessoa efetua uma compra com pagamento a prazo e não honra esse compromisso firmado com a empresa que vendeu o produto ou serviço, os dados do devedor e da dívida são enviados para o banco de dados do SPC Brasil.
Assim, a pessoa inadimplente passa a ficar com o nome “sujo” na praça. Isso significa que dificilmente ela conseguirá ter acesso a crédito ou efetuar uma nova compra a prazo, pois as empresas costumam consultar se o nome da pessoa consta na lista do SPC.
Como verificar se meu nome está no SPC?
Para saber se o seu nome está na lista de inadimplentes do Serviço de Proteção ao Crédito, você tem duas opções.
A primeira consiste em ir pessoalmente até a Câmara dos Dirigentes Lojistas de sua cidade. Portando seu CPF e um documento de identificação original com foto, você consegue verificar gratuitamente se o seu nome está negativado no SPC.
Caso você prefira fazer essa verificação sem precisar sair de casa, você pode acessar o site do SPC Brasil pelo computador ou celular.
No entanto, é cobrada uma taxa para realizar a consulta do seu CPF no banco de dados do SPC.
Meu nome foi parar no SPC: e agora?
Quando você realiza a consulta do seu CPF no banco de dados do SPC, o sistema te mostra o valor das dívidas em aberto e a quais empresas você está devendo.
Se após a consulta você constatar que o seu CPF encontra-se na lista de negativados do SPC, você deve procurar imediatamente a empresa para a qual você deve e quitar a sua dívida.
Depois que a dívida for paga, a empresa tem até 5 dias úteis para remover o seu CPF da lista de negativados do SPC.
Se você está procurando crédito pessoal, uma dica é recorrer às fintechs.
Entenda isso melhor dando uma olhada nesse infográfico:
Veja também: Como escolher a melhor startup de crédito? Saiba tudo!
É verdade que a dívida prescreve depois de 5 anos?
Uma quase “lenda urbana” que ronda o Serviço de Proteção ao Crédito se refere ao suposto “desaparecimento” da dívida após 5 anos de sua inscrição no banco de dados do SPC.
Na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam. De fato, após 5 anos sem quitar uma dívida específica, o nome da pessoa inadimplente é removido do SPC e passa a ficar “limpo” na praça.
No entanto, a dívida não é perdoada ou “caducada”. A empresa ainda tem direito de cobrar o valor que lhe é devido. No entanto, o nome do devedor não fica mais negativado.
Bom, conseguiu entender o que é SPC e como funciona o Serviço de Proteção ao Crédito?
Agora que você já conhece mais sobre o SPC, procure manter todas as suas dívidas em dia e fuja da inadimplência.