Finanças Pessoais

O que é SPC? Tudo o que você precisa saber sobre o Serviço de Proteção ao Crédito

27 de June de 2021
O que é SPC? Tudo o que você precisa saber sobre o Serviço de Proteção ao Crédito<

Não, não estamos falando do Só Pra Contrariar, saudoso grupo de pagode dos anos 90.

Provavelmente você já deve ter ouvido dizer que quando uma dívida não é quitada, o nome da pessoa vai para a lista do SPC.

Esse é um dos maiores pesadelos de qualquer brasileiro: ter o nome sujo na praça.

Mas, afinal, o que é SPC? Como funciona o SPC na prática? Como saber se o meu nome foi parar no SPC? E o que fazer quando isso acontecer?

A resposta para cada uma dessas perguntas você confere ao longo deste conteúdo. Continue a leitura até o final para descobrir também se é mito ou verdade o que dizem sobre a dívida “desaparecer” depois de 5 anos.

Leia também: Confira 9 dicas para sair das dívidas e nunca mais voltar

O que é SPC?

Podemos começar definindo o que é SPC explicando o que significa essa sigla. Pois bem, SPC é Serviço de Proteção ao Crédito.

Criado em 1955 na cidade de Porto Alegre (RS), o SPC foi originalmente uma iniciativa de um grupo de empresários que visava promover a troca de informações a respeito dos pagamentos de seus clientes.

Atualmente, o objetivo central do SPC continua o mesmo: reunir dados e informações sobre dívidas em aberto a fim de garantir a proteção do comércio e do crédito. No entanto, esse serviço hoje se expandiu para todo o território nacional.

A criação do Serviço de Proteção ao Crédito é assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor.

O SPC Brasil é gerenciado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e é alimentado por dados fornecidos por empresas filiadas à CNDL e pertencentes ao setor de comércio e serviços.

Dentro de sua finalidade, que é proteger o crédito e as relações comerciais, o banco de dados do SPC Brasil é tido como o maior e mais completo de toda a América Latina.

Hoje em dia, o Serviço de Proteção ao Crédito possui mais de 1 milhão de empresas associadas em todo o Brasil, desde pequenos e médios comerciantes até grandes redes atacadistas e varejistas.

Importante: não confunda SPC com SERASA, que é uma outra empresa que presta serviços semelhantes de análise de crédito!

Confira também em nosso blog: 

Se você quer mais detalhes sobre o que é o SPC, confira este vídeo do Dr. Grana:

Como funciona o SPC?

Agora que você já sabe o que é SPC, é importante entender também como funciona o Serviços de Proteção ao Crédito na prática.

Quando uma pessoa efetua uma compra com pagamento a prazo e não honra esse compromisso firmado com a empresa que vendeu o produto ou serviço, os dados do devedor e da dívida são enviados para o banco de dados do SPC Brasil.

Assim, a pessoa inadimplente passa a ficar com o nome “sujo” na praça. Isso significa que dificilmente ela conseguirá ter acesso a crédito ou efetuar uma nova compra a prazo, pois as empresas costumam consultar se o nome da pessoa consta na lista do SPC.

Como verificar se meu nome está no SPC?

Para saber se o seu nome está na lista de inadimplentes do Serviço de Proteção ao Crédito, você tem duas opções.

A primeira consiste em ir pessoalmente até a Câmara dos Dirigentes Lojistas de sua cidade. Portando seu CPF e um documento de identificação original com foto, você consegue verificar gratuitamente se o seu nome está negativado no SPC.

Caso você prefira fazer essa verificação sem precisar sair de casa, você pode acessar o site do SPC Brasil pelo computador ou celular.

No entanto, é cobrada uma taxa para realizar a consulta do seu CPF no banco de dados do SPC.

Meu nome foi parar no SPC: e agora?

Quando você realiza a consulta do seu CPF no banco de dados do SPC, o sistema te mostra o valor das dívidas em aberto e a quais empresas você está devendo.

Se após a consulta você constatar que o seu CPF encontra-se na lista de negativados do SPC, você deve procurar imediatamente a empresa para a qual você deve e quitar a sua dívida.

Depois que a dívida for paga, a empresa tem até 5 dias úteis para remover o seu CPF da lista de negativados do SPC.

Se você está procurando crédito pessoal, uma dica é recorrer às fintechs.

Entenda isso melhor dando uma olhada nesse infográfico:

Veja também: Como escolher a melhor startup de crédito? Saiba tudo!

É verdade que a dívida prescreve depois de 5 anos?

Uma quase “lenda urbana” que ronda o Serviço de Proteção ao Crédito se refere ao suposto “desaparecimento” da dívida após 5 anos de sua inscrição no banco de dados do SPC.

Na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam. De fato, após 5 anos sem quitar uma dívida específica, o nome da pessoa inadimplente é removido do SPC e passa a ficar “limpo” na praça.

No entanto, a dívida não é perdoada ou “caducada”. A empresa ainda tem direito de cobrar o valor que lhe é devido. No entanto, o nome do devedor não fica mais negativado.

Bom, conseguiu entender o que é SPC e como funciona o Serviço de Proteção ao Crédito?

Agora que você já conhece mais sobre o SPC, procure manter todas as suas dívidas em dia e fuja da inadimplência.