4 estratégias de fidelização de clientes para Fintechs
Fintechs são soluções digitais que ofertam produtos financeiros de forma totalmente digital. Essa definição engloba não apenas bancos digitais, mas também corretoras de valores e outras empresas que usam o ambiente digital para oferecer cartão de crédito, empréstimos, seguros, dentre outras alternativas que podem ser controladas pelo smartphone do cliente sem precisar ir a uma agência física.
Segundo dados do Finnovation, em 2018 o Brasil contava com 377 Fintechs. Dois anos depois, o número já somava 988, seguindo uma crescente, conforme o relatório Distrito Fintech Report.
Tal cenário evidencia o aumento da concorrência nesse setor e a importância de entregar cada vez mais diferenciais aos clientes. Por isso, confira neste post quatro estratégias de fidelização de clientes para aplicar na sua fintech.
Disponibilize canais de comunicação abertos e humanizados
De início, é válido ressaltar que o conceito de atendimento humanizado trata “sobre estabelecer uma comunicação direta, atenciosa e empática com o cliente – totalmente oposto ao cada vez mais frequente padrão de atendimento robotizado adotado por inúmeras empresas.” (Fonte: ZapSing)
Esse tipo de atendimento precisa ser um pilar da sua fintech. Conforme ranking de reclamações liberado pelo Banco Central no início deste ano (2022), o Top 5 das instituições financeiras que lideram a lista, atuam no digital.
Tal fato reforça a necessidade de investir nos canais de atendimento, principalmente pela razão dos problemas do cliente serem resolvidos também de forma digital. Assim, equilibre os investimentos em tecnologia, como é o caso dos bots e inteligências artificiais, com um contato humano que se aproxime do cliente.
Ou seja, as inovações devem vir para somar valor e não para substituir as relações que já são feitas.
Realize Pesquisa de Satisfação
Outra estratégia ligada à qualidade do contato com o cliente, é realizar pesquisas de satisfação.
Denominado NPS (Net Promoter Score), essa “é a métrica que utiliza dados quantitativos e qualitativos para mensurar quanto os seus clientes estão satisfeitos (Fonte: Blog RP)”. Logo, ele mede a satisfação do seu cliente após usar o seu serviço ou produto e quais as chances deles indicarem para outras pessoas o que é vendido pela sua marca.
A partir do NPS, é possível dividir os clientes em três grupos:
- Clientes detratores: aqueles que tiveram experiências ruins com a marca e tendem a criticá-la;
- Clientes neutros: aqueles que não estão totalmente satisfeitos com o que é oferecido e tendem a migrar para concorrentes;
- Clientes promotores: os consumidores totalmente satisfeitos e com grandes chances de indicar seu produto ou serviço para outras pessoas.
O objetivo deve ser fazer pesquisas de satisfação e criar alternativas para manter o NPS sempre acima de 75%, o que garante a satisfação do seu cliente e maiores chances de que ele possa indicar sua fintech para mais pessoas.
Invista na qualidade da Experiência do Cliente
Traduzido para o português, Customer Experience significa experiência do cliente. Essa estratégia possibilita uma experiência mais qualificada e que fortalece as percepções positivas do consumidor sobre a empresa após interagir com ela.
Uma maneira de aplicar essa estratégia na sua solução digital, é buscando formas de proporcionar uma experiência única para o seu cliente. Algumas das ações que podem ser feitas para isso são:
- Investir na qualidade da Experiência do Usuário no aplicativo;
- Exceder as expectativas trazendo sempre inovações ao seu produto;
- Qualificar o time para agir de forma empática.
Tudo isso, deve ser aliado a criação de um plano que demonstre os diferenciais da sua marca. Além disso, muitas fintechs já adotam também recompensas externas, como é o caso de descontos em marcas parceiras.
Tenha Recompensas Externas
Para levar essas recompensas externas para sua marca, é possível utilizar uma integração com um clube de vantagens.
No Clube de Vantagens do Rede Parcerias, sua marca tem acesso a centenas de parceiros que oferecem os melhores descontos. Além disso, também é possível incluir parceiros de sua preferência. Por isso e muito mais, essa é a melhor opção para oferecer recompensas externas nos seus produtos.
O Clube RP também traz outras ações para agregar valor e oferecer diferenciais ao seu cliente. São elas:
- Cronograma de sorteios;
- Concursos Culturais;
- Curadoria de benefícios gratuitos;
- Apoio para adquirir vouchers em marcas selecionadas;
E muito mais…
Como o clube é White Label, ele recebe a identidade da sua marca e também pode ser integrado ao seu aplicativo em uma nova aba criada. Conheça melhor o serviço e veja na prática como aplicar a estratégia na sua fintech.