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4 estratégias de fidelização de clientes para Fintechs

13 de October de 2022
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Fintechs são soluções digitais que ofertam produtos financeiros de forma totalmente digital. Essa definição engloba não apenas bancos digitais, mas também corretoras de valores e outras empresas que usam o ambiente digital para oferecer cartão de crédito, empréstimos, seguros, dentre outras alternativas que podem ser controladas pelo smartphone do cliente sem precisar ir a uma agência física. 

 

Segundo dados do Finnovation, em 2018 o Brasil contava com 377 Fintechs. Dois anos depois, o número já somava 988, seguindo uma crescente, conforme o relatório Distrito Fintech Report.

 

Tal cenário evidencia o aumento da concorrência nesse setor e a importância de entregar cada vez mais diferenciais aos clientes. Por isso, confira neste post quatro estratégias de fidelização de clientes para aplicar na sua fintech. 

 

Disponibilize canais de comunicação abertos e humanizados

 

De início, é válido ressaltar que o conceito de atendimento humanizado trata “sobre estabelecer uma comunicação direta, atenciosa e empática com o cliente – totalmente oposto ao cada vez mais frequente padrão de atendimento robotizado adotado por inúmeras empresas.” (Fonte: ZapSing)

 

Esse tipo de atendimento precisa ser um pilar da sua fintech. Conforme ranking de reclamações liberado pelo Banco Central no início deste ano (2022), o Top 5 das instituições financeiras que lideram a lista, atuam no digital.

 

Tal fato reforça a necessidade de investir nos canais de atendimento, principalmente pela razão dos problemas do cliente serem resolvidos também de forma digital. Assim, equilibre os investimentos em tecnologia, como é o caso dos bots e inteligências artificiais, com um contato humano que se aproxime do cliente.

 

Ou seja, as inovações devem vir para somar valor e não para substituir as relações que já são feitas.

 

Realize Pesquisa de Satisfação

 

Outra estratégia ligada à qualidade do contato com o cliente, é realizar pesquisas de satisfação. 

 

Denominado NPS (Net Promoter Score), essa “é a métrica que utiliza dados quantitativos e qualitativos para mensurar quanto os seus clientes estão satisfeitos (Fonte: Blog RP)”. Logo, ele mede a satisfação do seu cliente após usar o seu serviço ou produto e quais as chances deles indicarem para outras pessoas o que  é vendido pela sua marca.

 

A partir do NPS, é possível dividir os clientes em três grupos:

 

  • Clientes detratores: aqueles que tiveram experiências ruins com a marca e tendem a criticá-la;
  • Clientes neutros:  aqueles que não estão totalmente satisfeitos com o que é oferecido e tendem a migrar para concorrentes;
  • Clientes promotores: os consumidores totalmente satisfeitos e com grandes chances de indicar seu produto ou serviço para outras pessoas. 

 

O objetivo deve ser fazer pesquisas de satisfação e criar alternativas para manter o NPS sempre acima de 75%, o que garante a satisfação do seu cliente e maiores chances de que ele possa indicar sua fintech para mais pessoas. 

 

Invista na qualidade da Experiência do Cliente

 

Traduzido para o português, Customer Experience significa experiência do cliente. Essa estratégia possibilita uma experiência mais qualificada e que fortalece as percepções positivas do  consumidor sobre a empresa após interagir com ela.

 

Uma maneira de aplicar essa estratégia na sua solução digital, é buscando formas de proporcionar uma experiência única para o seu cliente. Algumas das ações que podem ser feitas para isso são:

 

  • Investir na qualidade da Experiência do Usuário no aplicativo;
  • Exceder as expectativas trazendo sempre inovações ao seu produto;
  • Qualificar o time para agir de forma empática.

 

Tudo isso, deve ser aliado a criação de um plano que demonstre os diferenciais da sua marca. Além disso, muitas fintechs já adotam também recompensas externas, como é o caso de descontos em marcas parceiras. 

 

Tenha Recompensas Externas 

 

Para levar essas recompensas externas para sua marca, é possível utilizar uma integração com um clube de vantagens.

 

No Clube de Vantagens do Rede Parcerias, sua marca tem acesso a centenas de parceiros que oferecem os melhores descontos. Além disso, também é possível incluir parceiros de sua preferência. Por isso e muito mais, essa é a melhor opção para oferecer recompensas externas nos seus produtos.

 

O Clube RP também traz outras ações para agregar valor e oferecer diferenciais ao seu cliente. São elas:

 

  • Cronograma de sorteios;
  • Concursos Culturais;
  • Curadoria de benefícios gratuitos;
  • Apoio para adquirir vouchers em marcas selecionadas;

 

E muito mais…

 

Como o clube é White Label, ele recebe a identidade da sua marca e também pode ser integrado ao seu aplicativo em uma nova aba criada. Conheça melhor o serviço e veja na prática como aplicar a estratégia na sua fintech.