Cada vez mais têm surgido novas fintechs. Elas estão tomando conta do setor financeiro por facilitar a vida das pessoas e tornar os processos mais baratos. E por conta disso, fica aquela dúvida, como as fintechs ganham dinheiro se eu não pago ou pago pouco pelos serviços?

Não é de surpreender que todos queiram conhecer a estratégia e o modo pelo qual as empresas de fintech ganham dinheiro. Neste artigo, vamos abordar um pouco de cada modelo para entender como as fintechs ganham dinheiro.

A indústria de fintech experimentou um crescimento exponencial nos últimos anos globalmente. Isto levou a um volume sem precedentes de investimentos neste setor, juntamente com uma série de novas empresas de tecnologia financeira no mercado.

De acordo com um estudo realizado pelo boostLAB, do BTG Pactual, em parceria com a aceleradora ACE Cortex, o valor investido em fintechs de meios de pagamento no Brasil alcançou a marca de R$ 1,5 bilhão em 2018. Isso mostra um crescimento superior a sete vezes o montante arrecadado em 2016 (R$203 milhões).

Embora nos primeiros anos de vida a maioria das startups esteja focada mais em seu crescimento do que no seu lucro, ainda assim alguns modelos de negócios já começam ganhando algum dinheiro.

Saiba como as fintechs ganham dinheiro, seja a curto ou a longo prazo.

Como as fintechs ganham dinheiro: 8 exemplos

1) Pagamentos

As empresas de pagamentos são como o PayPal. O PayPal é uma plataforma para transações pessoais e comerciais, transferências, pagamentos e serviços de crédito.

Quando você usa essa fintech para comprar de um comerciante, é necessário pagar uma taxa de 3%. Cobrar uma taxa pelo serviço oferecido é uma forma de como as fintechs ganham dinheiro.

2) Empresas de transferência de dinheiro

A maioria das fintechs de pagamento e serviços de transferência de dinheiro cobram comissões por facilitar a transação, no entanto geralmente elas são bem mais baixas do que aquelas cobradas no mercado tradicional.

Empresas de tecnologia financeira como a Transferwise e WorldRemit empregam um modelo de corretagem quando cobram uma taxa além de converter moedas para seus clientes (elas também podem marcar a taxa de câmbio como parte da receita).

Inscreva-se em nossa Newsletter

Faça como milhares de empreendedores e receba os melhores conteúdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

A Venmo concentra-se nos clientes empresariais, ela facilita as transações entre as empresas e seus clientes.

Ela possui um feed social em seu aplicativo atualizado toda vez que seus amigos gastam dinheiro, as parcerias da Venmo com varejistas permitem que os varejistas alcancem novos clientes. Para isso Venmo cobra 2,9% + $ 0,30 por transação e é mais uma forma de como as fintechs ganham dinheiro.

3) Empresas de empréstimos

Fintechs como o Lending Club são essencialmente corretores de empréstimos, elas conectam pessoas que precisam de empréstimos com aquelas que estão dispostas a emprestar dinheiro.

Em troca desse matchmaking, elas recebem uma porcentagem da transação, sendo a forma de como essas fintechs ganham dinheiro.

4) Empresas de insurtech

Este é um modelo emergente que conecta os beneficiários diretamente com as seguradoras. As companhias de seguros aproveitaram o potencial do setor de tecnologia financeira e adotaram a inovação como parte de sua estratégia corporativa.

As empresas de seguros também entraram na onda da revolução da tecnologia de ponta para fornecer melhores produtos e serviços para seus clientes. Isso está ajudando as seguradoras a comercializarem seus produtos de maneira mais eficiente e a adoção de tecnologia está tornando a disponibilidade de seguros muito mais barata.

Um dos exemplos de insurtech é o Democrance, que se traduz como a democratização do seguro. Embora a empresa não venda as apólices de seguro diretamente, ela oferece uma plataforma digital conectando clientes de baixa renda a seguradoras em parceria com empresas de telecomunicações. Ela recebe por transação.

5) Geração de leads

Outra maneira de como as fintech ganham dinheiro é cobrando taxas por captação de cliente. Nesse caso, as taxas de serviço não dependem de transações para gerar receita.

Esse modelo de negócio envolve o recebimento de uma taxa para enviar clientes para empresas parceiras. Essas empresas não atendem o cliente final – elas direcionam esse cliente para outra empresa.

A formas como as fintechs ganham dinheiro nesses modelos são por tráfego, leads ou quando um cliente potencial se torna um cliente de fato. Alguns dos mercados de seguros e empréstimos funcionam dessa maneira.

6) Robo-advisors

Os robo-advisors são gerenciadores de portfólio de investimentos automatizados, como Betterment e Wealthfront.

Eles cobram uma taxa de assinatura fixa para administrar seu dinheiro ou também há a possibilidade de cobrar uma taxa aos clientes com base em uma porcentagem dos ativos que gerenciam.

7) Crowdfunding

Existem também diferentes tipos de modelos de crowdfunding que são outra forma das fintechs ganharem dinheiro e gerar receita. Estes podem ser classificados em modelos baseados em doações, recompensas e equidade.

O modelo de crowdfunding tem sido fundamental para fornecer uma opção para uma região atingida pela crise de liquidez. Um exemplo do modelo de crowdfunding é o Silatech. Esta empresa lançou uma plataforma de crowdfunding dedicada ao financiamento de jovens empresários árabes.

Este modelo funciona com três elementos:

  1. Uma pessoa que inicia o projeto (aquele que precisa de financiamento),
  2. Colaborador (aquele que contribuirá para o projeto) ,
  3. Moderador (aquele que age como intermediário entre o iniciador e o colaborador).

Algumas empresas de fintech negociam as transações. Em troca, elas recebem algum tipo de taxa ou comissão. É importante observar que deve haver uma transação para a empresa de fintech receber uma taxa de corretagem nesse modelo.

8) Empréstimo P2P

Normalmente, existem duas maneiras pelas quais as plataformas de empréstimo on-line ganham dinheiro. Eles cobram uma taxa de originação para quem pega o empréstimo e uma taxa de reembolsos para o credor.

Por exemplo, o prestador de serviços on-line cobra uma taxa de originação de 1% a 5% para empréstimos. O tamanho médio da taxa cobrada aos investidores é de cerca de 1% do valor total.

Como as fintechs bancos digitais ganham dinheiro

Se a sua curiosidade de saber como as fintechs ganham dinheiro são especificamente sobre os bancos digitais, Luciana Fiaux explica no vídeo abaixo, confira:

Como exemplificado acima, existem vários modelos interessantes através dos quais as empresas de fintech geram receita.

No entanto, esta é apenas a ponta do iceberg. Com inovações futuras, pode-se esperar muito mais escalabilidade na indústria de fintech através da adoção de modelos inovadores no futuro.

Embora ainda não se saiba se as empresas de fintech são lucrativas, os exemplos acima demonstram definitivamente que é possível gerar dinheiro em uma indústria que depende muito da tecnologia.

Quer saber mais sobre o mundo das fintechs? Assine nossa newsletter e fique por dentro.

Comentários