Fintech

Aprenda como usar TransferWise: passo a passo [Comece agora]

23 de September de 2019
Aprenda como usar TransferWise: passo a passo [Comece agora]<

Você precisa transferir dinheiro da sua conta do Brasil para uma conta de outra moeda? Existe uma forma barata e bem simples de fazer a transferência. Veja como usar TransferWise neste passo a passo.

Imagine que você acabou de se mudar para Portugal e precisa comprar euros. Ou, então, que você tem um amigo e ele está vindo para o Brasil visitar a família e, por isso, precisa comprar reais.

Já pensou que vocês podem simplesmente trocar moedas e evitar as altas taxas dos bancos se tiverem contas em bancos desses países?

Mas e agora? Você não tem um amigo em Portugal para fazer isso. Calma, alguém já pensou e criou um serviço para isso. Aprenda como usar TransferWise passo a passo abaixo e fuja das altas taxas dos bancos. Vamos te explicar tudo.

Como usar TransferWise passo a passo

Passo 1: Crie sua conta

O primeiro passo para aprender como usar TransferWise é criar uma conta. Você vai precisar informar seu email e criar uma senha. Também é possível criar sua conta com o seu perfil do Facebook ou do Google, basta selecionar essa opção.

A TransferWise pode ser usada no desktop, mas ela também possui um app. Ambos têm o mesmo objetivo: facilitar suas transferências bancárias e fazer com que você economize com elas.

como usar transferwise passo a passo

Passo 2: Configure sua transferência

Para fazer sua primeira transferência, você pode usar a calculadora da TransferWise. Lá você inclui a moeda e a quantia de dinheiro que vai enviar, depois escolhe a moeda de destino. Vai aparecer o valor automaticamente da conversão.

Na mesma tela você consegue ver as taxas cobradas e valor do câmbio para aquela transação.

Você pode escolher tanto a transferência por TED como o pagamento por boleto bancário.

A transferência por TED é mais rápida e barata. Para o exemplo abaixo, o valor da transação seria de R$ 26,38, enquanto que a transferência paga por meio de boleto bancário ficaria em R$ 33,20.

A TransferWise utiliza o câmbio comercial para as transações, no valor final já estão incluídas as taxas e o IOF. Lá você também pode comparar o valor transferido com outros bancos. E ver o tanto de dinheiro que está economizando.

É tudo bem transparente e você pode confiar. A TransferWise possui diversos investidores como a Virgin, PayPal, Skype, Betfair, Simple.com e outros.

Além disso, no Brasil, a TransferWise atua como correspondente cambial dos bancos MS Bank e Banco Rendimento.

como usar transferwise passo a passo 1

Passo 3: Clique no botão “Começar”

Depois que estiver tudo certo e você tiver definido o valor, é só clicar no botão começar.

Você terá que dizer se está enviando dinheiro como pessoa física ou empresa. Para enviar do Brasil ou para o Brasil só existe a opção como pessoa física. Fazer a transação como empresa ainda não é possível por aqui.

Depois, é necessário incluir também seu nome completo, data de nascimento, telefone e endereço.

Passo 4: Defina quem vai receber seu dinheiro

Agora é o momento de definir quem vai receber o seu dinheiro. A próxima etapa do passo a passo de como usar TransferWise inclui também aceitar as condições da empresa.

Você deve estar ciente de que a utilização da TransferWise não deve ser feita com fins comerciais ou de serviço. A única finalidade da transferência do dinheiro deve ser disponibilidade de recursos no exterior ou manutenção de residentes.

como usar transferwise passo a passo 2

Quem receberá seu dinheiro? Neste passo você vai responder a essa pergunta e também enviar informações básicos sobre o beneficiário, como os dados bancários.

Quem vai receber o dinheiro não precisa ter conta na TransferWise.

como usar transferwise passo a passo

Como você pode ver na imagem acima, será necessário informar também o IBAN, que é o número internacional de conta bancária utilizado pelos bancos para fazer transferências entre países.

Passo 5: Confira todos os dados

Agora é hora de conferir e ver se está tudo certo. Dados do beneficiário, nome, quantia, cotação, data de previsão da transferência, IBAN. Tudo! Preste bastante atenção a cada informação.

Se for preciso ainda dá para corrigir e alterar informações.

Feito isso, é só clicar em “confirmar”.

Passo 6: Faça o pagamento do valor

Como a transferência da TransferWise não é uma transferência propriamente dita, é preciso fazer o pagamento do valor.

Nesta etapa de como usar TransferWise passo a passo você deve escolher como vai preferir fazê-lo. Isso vai depender do país de onde você enviar o dinheiro.

Se você enviar do Brasil, pode pagar por boleto bancário ou transferência TED.

Cada um dos métodos de pagamento possui os próprios passos, como o boleto bancário que ao final gera o boleto com código de barras para pagamento. Mas todos são bem simples e intuitivos e levam apenas alguns minutos.

Passo 7: Agora é só aguardar!

Prontinho. Agora é só aguardar. Se você optou por boleto bancário, deverá fazer o pagamento logo após o recebimento do documento gerado ou se optou pelo TED é só aguardar. O dinheiro já está a caminho.

Basicamente, para resumir como usar TransferWise (passo a passo), veja o que acontece com seu dinheiro:

como usar transferwise

Se você prefere aprender como usar TransferWise passo a passo por meio de vídeo, confira as dicas de Patrícia Alves no YouTube. 

Agora que você já sabe exatamente como usar a TransferWise com o passo a passo que fizemos, que tal saber mais sobre fintechs? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo!