Fintech

30 startups fintech brasileiras para você ficar por dentro e se inspirar

20 de December de 2018
30 startups fintech brasileiras para você ficar por dentro e se inspirar<

O Brasil tem se tornado um mercado cada vez mais atrativo para negócios que inovam no mercado financeiro. As crises política e financeira estimularam diversas pessoas a empreenderem e criarem soluções para melhorar a situação do país. Neste cenário é que surgiram diversas empresas e startups fintech no Brasil, e no mundo.

Os cases de sucesso não são poucos. Se considerarmos um intervalo de menos de 10 anos, quando começaram a surgir as primeiras empresas, já são mais de 400 fintechs criadas, uma abertura de capital na bolsa, R$ 400 milhões em investimento somente no último ano e a conquista do brasileiro: hoje, uma a cada três pessoas já utilizam serviços oferecidos por fintechs.

Para te mostrar quais são os negócios que mais têm se destacado neste segmento, separamos uma lista com 32 fintechs brasileiras que você precisa conhecer.

Mas, antes, o que acha de relembrar o que é uma startup fintech? Confira uma breve explicação no vídeo abaixo.

Startups fintech no Brasil

1. Banco Interstartups fintech brasil

  • Tipo: Banco
  • Fundadores: Rubens Menin Marcos A. Cabaleiro Fernandez
  • Início das operações: 1994, em Belo Horizonte

O Banco Inter surgiu em 1994 como a Financeira Intermedium e em 2018 recebeu a licença para operar como banco. Mas, foi só em 2017 que a empresa passou por uma modernização e passou a operar nos modelos de uma fintech.

O Banco Inter foi o primeiro banco digital do Brasil e a primeira startup fintech brasileira a abrir capital na Bolsa de Valores. Recentemente, ele acabou de alcançar o marco de 1 milhão de correntistas.

  2. Foxbit

startups fintech brasil

  • Tipo: Corretora de criptomoedas
  • Fundadores: João Canhada e Guto Schiavon
  • Início das operações: 2014, em São Paulo

A Foxbit é a principal startup fintech brasileira no segmento de criptomoedas. Sediada em São Paulo, traz liquidez, segurança e agilidade para comprar e vender bitcoin. Atualmente, a empresa é a maior corretora de bitcoins do país.

3. iZettle

startups fintech brasil

  • Tipo: Sistema de gestão financeira + Meios de pagamento
  • Fundadores: Jacob de Geer e Magnus Nilsson
  • Início das operações: 2010, em Estocolmo

A iZettle é uma empresa de pagamentos móveis com sede em Estocolmo, na Suécia. Por mais que o mercado de meios de pagamento já esteja em uma fase mais estável no Brasil, a fintech chega com uma proposta diferente: focar em um sistema de gestão financeira para pequenas empresas e integrar esse sistema com a maquininha de pagamentos.

Recentemente, a iZettle foi comprada pelo PayPal por U$2,2 bilhões. A aquisição foi positiva, já que é uma forma do PayPal aumentar a parcela de participação em alguns mercados como Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, França, Finlândia, Grã-Bretanha, Países Baixos, Itália, México, Noruega e, claro, Suécia.

4. Moip

  • Tipo: Meios de pagamento
  • Fundadores: Daniel Fonseca, Igor Senra e Leonardo Mendes
  • Início das operações: 2008, em Minas Gerais

O Moip é uma empresa de solução de meios de pagamentos para lojas virtuais e físicas, assinaturas online e marketplaces. Ao todo, são mais de 15 opções de meios de pagamento e ferramentas de gestão de risco e disputa.

Além disso, o Moip faz parte da alemã Wirecard, avaliada em mais de R$20 bilhões e especializada em meios de pagamento. Com isso, a fintech faz parte de uma rede presente em todos os continentes.

5. Nubank

  • Tipo: Banco
  • Fundadores: David Vélez, Edward Wible e Cristina Junqueira
  • Início das operações: 2013, em São Paulo

O Nubank é um dos melhores exemplos de empresas fintech no Brasil. Ele foi um dos pioneiros no país e atua como administrador de cartões de crédito digital e, há pouco tempo, passou a oferecer mais operações referentes a um banco digital. Recentemente, ele foi indicado como uma das startups fintechs mais inovadoras do mundo pelo estudo 2017Fintech100, elaborado pela KPMG e a H2Ventures.  

6. Acesso Card

Fundada em 2010, a Acesso Card tem como missão reinventar a conta bancária para todos por meio do cartão de crédito pré-pago. Você pode recarregar seu cartão de crédito pré pago por boleto ou depósito, sem precisar se associar a uma conta corrente. Isso te permite ter um cartão de crédito para compras em locais físicos ou online no Brasil e no mundo, facilmente

7. Acqio

A Acqio iniciou suas atividades em 2014 com o objetivo de tornar mais ágil os meios de pagamento, por meio de soluções rápidas e práticas: com sua máquina de débito e crédito, é possível vender em até 12x e receber em até 4 dias corridos.

8. Agilize

A Agilize é especializada em contabilidade online e oferece uma plataforma para a gestão financeira. Além disso, a empresa também auxilia no processo de abertura de novas empresas (alô empreendedores!).

9. Arquivei

A Arquivei tem como objetivo tornar mais simples o gerenciamento de documentos fiscais. Em sua plataforma, é possível integrar com o site da Secretaria da Fazenda e compartilhar os documentos diretamente com o contador.

10. Banco Next

Fundado pelo Bradesco, o Banco Next é totalmente digital e oferece conta e cartão de crédito internacional sem taxas. Ao lado do Banco Inter, é uma das maiores apostas do segmento de bancos digitais.

11. BeBlue

O BeBlue é uma das maiores ferramentas de cashbak, que reembolsa o usuário com parte do dinheiro gasto em compras feitas em estabelecimentos cadastrados.

12. Benfeitoria

A Benfeitoria é uma plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo), que também é considerada uma startup fintech. Por meio dela, é possível financiar projetos de vários valores e a plataforma cobra apenas uma taxa de gerenciamento da campanha.

13. Bidu

Fundada em 2011, a Bidu é uma corretora de seguros online. Por meio da plataforma, é possível comparar os orçamento e optar pela escolha que fizer mais sentido.

14. ContaAzul

Fundada em 2012, em Joinville, a ContaAzul é um sistema de gestão online para micro e pequenas empresas. Por meio dele é possível controlar o financeiro, as vendas, o estoque e ainda emitir a nota fiscal.

15. Creditas

A Creditas surgiu 5 anos atrás para desburocratizar o segmento de empréstimos financeiros. Ela reúne as melhores taxas e te ajuda a escolher a que mais se adequa ao seu negócio e utiliza um diferencial: você pode usar um veículo ou imóvel como garantia do seu pagamento.

16. e-notas

A E-Notas é uma fintech brasileira especializada na automatização da emissão de notas fiscais, a partir da integração com diversos meios de pagamentos.

17. Easycrédito

A Easycrédito é uma plataforma online especializada em auxiliar as pessoas a terem mais acesso à crédito e outros produtos financeiros por meio da emissão de cartão de crédito e empréstimos consignados.  

18. Ebanx

Fundado por Wagner Ruiz, João Del Valle e Alphonse Voigt, o Ebanx tem a missão de facilitar a compra em sites internacionais. Por meio da criação de uma conta na plataforma, você consegue comprar em sites do mundo todo sem precisar fornecer suas informações.

19. FaturaSimples

Fundada em Recife, a Fatura Simples é uma startup focada em otimizar o faturamento de pequenas e médias empresas, a partir da gestão financeira, automação de cobranças, emissão de notas fiscais e boletos bancários.

20. Guia Bolso

O Guia Bolso é um aplicativo de controle de finanças pessoais e que, hoje, já possui mais de 3 milhões de usuários. Assim como o Nubank, foi indicado como uma das Fintechs mais inovadoras do mundo pelo estudo 2017Fintech100, elaborado pela KPMG e a H2Ventures.

21. Gyra+

A Gyra+ é uma plataforma que tem como objetivo democratizar o crédito para pequenas e médias empresas por meio da tecnologia e do compartilhamento de informações.

22. Meliuz

Fundada em Belo Horizonte, o Meliuz é uma das principais fintechs focadas em cashback no país. Com a empresa, é possível ter parte do dinheiro de volta ao comprar em locais parceiros.

23. PagSeguro

Fundado em 2006, o PagSeguro é uma das referências em meios de pagamentos no país. Atualmente, ela atua na captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito, tanto no meio físico (com suas máquinas sem aluguel), quanto no meio eletrônico (com suas soluções de pagamento on-line).

24. PicPay

O PicPay é um aplicativo que funciona como uma carteira digital. O programa permite fazer compras pelo smartphone com cartão de crédito ou transferir dinheiro entre outros usuários da plataforma.

25. Negocie Online

A Negocie Online é uma assessoria digital de cobrança e recuperação de crédito. Fundada por profissionais com ampla experiência no mercado de Contact Center, a empresa tem a missão de usar computação cognitiva para revolucionar os serviços de atendimento ao consumidor.

26. Nfe

A Nfe é tem como principal objetivo automatizar a emissão de notas fiscais da sua empresa. A partir de suas integrações, ela permite emitir a nota fiscal automaticamente e enviá-la direto para o cliente, reduzindo o custo de operação.

27. Pluga

A Pluga é uma fintech brasileira especialista em integrações de softwares para tornar os processos da sua empresa mais ágeis e seguros. Ela é especialista, também, em conectar os meios de pagamentos ou outros serviços financeiros de forma simples e prática.

28. Stone

Fundada em 2013, a Stone é uma das principais fintechs de meios de pagamento no Brasil. Em 2016, a empresa trabalhou na aquisição da operação brasileira da processadora americana Elavon, uma das maiores do mundo.

29. Ta Certo

A Ta Certo é uma corretora de seguros online. Em sua plataforma, é possível reunir diversos orçamentos e analisar o que faz mais sentido para você.

30. Toro Investimentos

A Toro Investimentos foi criada em 2010 para ser uma fintech de investimentos e educação financeira. Desde o ano passado, opera na bolsa e tem uma nova estratégia para captação de novos clientes: a empresa investiu em uma plataforma digital e modelo de precificação inéditos no mercado.

31. Treasy

A Treasy é uma fintech brasileira especializada em sistemas de gestão orçamentária,planejamento e de controladoria para empresas. Ela ajuda empresas a ter mais previsibilidade em sua gestão orçamentária com a união do software e a consultoria de profissionais especializados.

32. Vakinha

Assim como a Benfeitoria, a Vakinha atua como uma plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo).

Nesta lista, separamos 32 exemplos de empresas e startups fintechs no Brasil que têm se destacado no mercado e que podem inspirar você a tirar o seu negócio do papel e a empreender no segmento financeiro.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades no universo das fintechs!