Você tem uma ideia incrível ou pensou em alguma facilidade que pode mudar a vida das pessoas e agora só falta o investimento para tirá-la do papel? Saiba neste artigo como ganhar dinheiro com crowdfunding para iniciar já seu negócio. 

A forma como ganhar dinheiro com crowdfunding consiste basicamente em mostrar sua ideia a várias pessoas dispostas a investir em diferentes projetos e esperar que elas se identifiquem tanto com ela a ponto de desejarem fazer parte disso.

Crowdfunding nada mais é do que um financiamento coletivo. 

Uma das plataformas de crowdfunding brasileira, a Catarse, já ajudou 10.274 projetos a serem financiados, portanto R$105 milhões foram direcionados a projetos da plataforma. 

Foram direcionados a projetos publicados no Catarse.

Antes de saber quais a plataformas brasileiras que você pode fazer a sua campanha de crowdfunding, vamos passar algumas dicas que são imprescindíveis para você ter um financiamento de sucesso. Confira.

Como ganhar dinheiro com crowdfunding: 5 dicas

1) Comece com os mais próximos

A melhor forma de testar qualquer ideia nova é perguntando para nossa família, nossos amigos, colegas de trabalho. Descubra se essas pessoas se interessariam em investir em sua campanha. Com qualquer quantia que fosse. 

Alguns de seus maiores apoiadores provavelmente serão pessoas que você conhece. Execute sua ideia de campanha primeiro com quem você conhece e confia para ver a reação delas. Você pode descobrir se sua ideia é realmente brilhante ou se é algo que somente você se interessa. 

2) Pesquise sobre sua ideia

Outra dica para você saber como ganhar dinheiro com crowdfunding com uma campanha de sucesso é analisar os projetos semelhantes ao seu. 

Com isso você pode determinar quais são as metas normais em uma categoria específica, por exemplo: campanhas de filme e vídeo tradicionalmente têm metas mais altas do que campanhas de alimentos. 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Faça como milhares de empreendedores e receba os melhores conteúdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

Além disso, pode comparar os tipos de recompensas as campanhas parecidas com a sua oferecem e como elas se vendem, se por vídeos, demonstrações de produtos, ou de alguma outra forma. 

Pense que se um investidor vê duas campanhas parecidas, uma ao lado da outra, certamente ele vai comparar ambas e optar por aquela de maior valor agregado ou que possui mais benefícios. Coloque-se no lugar dele. 

3) Conte sua história

Quando se trata de ganhar engajamento com o consumidor, uma campanha com uma boa história é uma ótima estratégia de como ganhar dinheiro com crowdfunding. 

Você experimentou algum tipo de obstáculo em seu caminho para o empreendedorismo? Um grande evento de vida influenciou sua ideia? Conte sua história na sua página de crowdfunding para fazer uma conexão com patrocinadores e incentivar o envolvimento. 

Se você não tiver uma história pessoal para compartilhar, destaques os pontos fortes sobre sua startup, seu produto ou seu propósito. 

Descreva o problema que o seu produto irá resolver ou discuta a visão da sua iniciativa. Mantenha o tom de suas mensagens bem pessoal para que os apoiadores se sintam intimamente ligados a você e ao seu projeto. É importante que eles se sintam parte de tudo.

4) Crie um evento de marketing

Como as pessoas gostam de sentir que fazem parte de algo maior, outra dica é tentar criar um sentimento de entusiasmo que convença um grande número de pessoas a contribuírem com sua campanha de crowdfunding.

Dessa forma, você pode vinculá-la a um evento de lançamento e aproveitar um feriado, evento esportivo que tenha conexão para aumentar o impulso em torno dele. 

Gastar dinheiro um pouco de dinheiro aqui pode fazer com que você ganhe mais no futuro. Por exemplo, contar com a ajuda de um especialista em relações públicas para ajudá-lo a alinhar e gerenciar a cobertura da mídia e entrevistas antes do lançamento pode fazer toda a diferença. 

Isso é especialmente útil para conectar-se com patrocinadores por meio de canais sociais e imprensa.

5) Agradeça a todos 

Agradeça a todos os seus patrocinadores diretamente. Mesmo que você receba R$10 de alguém, envie um agradecimento personalizado sempre. Aquele patrocinador de dez reais pode ter um grande público para promover sua campanha. 

Além dos patrocinadores, agradeça também aos que compartilharam sua campanha, seja por mensagem, boca a boca ou nas redes sociais. 

Apoio financeiro não é tudo. A pessoa pode não ter te dado dinheiro, mas algum amigo dela que tenha visto a publicação pode tê-lo feito. Portanto, seja grato tanto àqueles que promovem sua campanha quanto àqueles que a apoiam.

Lembre-os também de continuarem apoiando em suas redes sociais.

No vídeo abaixo, em inglês, Simon Walker, um dos principais coaches de crowdfunding do Reino Unido fala sobre esse tipo de financiamento:

Agora que você já leu algumas dicas de estratégias de como ganhar dinheiro com crowdfunding, conheça alguns sites que reúnem esse tipo de investimento. 

É lá que você vai ver que tipo de ideias estão sendo lançadas. São elas também que vão te conectar com pessoas dispostas a financiar projetos como o seu.

Como ganhar dinheiro com crowdfunding: sites

Pensar em contar com a ajuda dos seus amigos, amigos dos seus amigos, familiares, colegas de trabalho é imprescindível. Porém, muito restrito. Para isso existem plataformas que conectam você (e sua ideia) a pessoas dispostas a investir, sendo assim, um tipo de investimento para startup

De uma forma geral, esse tipo de plataforma funciona assim: 

– Primeiro você abre uma página para seu projeto

– Inclui o valor e o tempo que precisa para tirá-lo do papel

– Explica o que é, para que serve e como funciona

Feito isso você pode compartilhar com todos e qualquer pessoa que entre no site também pode ver seu projeto e investir se se identificar. 

Algumas plataformas que você pode usar para seu financiamento coletivo são:

Se você está começando sua startup, veja também como começar uma fintech em 5 passos

Comentários