Investimento

TransferWise vale a pena? Saiba tudo

9 de September de 2019
TransferWise vale a pena? Saiba tudo<

Você precisa transferir um dinheiro para fora do país, não quer pagar as taxas absurdas dos bancos tradicionais e encontrou a luz no fim do túnel? Saiba tudo se TransferWise vale a pena e comece já a poupar dinheiro.

Sim, de tão bom que parece ser a gente fica até duvidando se TransferWise vale a pena mesmo. É normal ter essa dúvida quando estamos tão acostumados a perder rios de dinheiro com as elevadas taxas de bancos.

Se você chegou até este artigo, você provavelmente já sabe que a TransferWise foi criada em 2010 com o intuito de transformar as transferências de dinheiro internacionais mais econômicas justas e simples.

Nos últimos 8 anos, mais de 4 milhões de pessoas viram que TransferWise vale a pena e movimentaram mais de $4 bilhões de dólares todos os meses. Já foram abertos também 11 escritórios, com mais de 1.300 empregados, em 4 continentes.

Agora vamos aos detalhes. Selecionamos vários aspectos importantes da empresa para você saber realmente se TransferWise vale a pena e começar a fazer suas transferências de dinheiro sem nenhum medo. Confira a seguir.

TransferWise vale a pena: prós

1) Baixo custo da transferência

O motivo principal que faz a TransferWise valer a pena é o baixo custo para transferência de dinheiro internacional. Ela pode ser até oito vezes mais barata se comparada a um banco tradicional.

Além disso, é todo o processo é bem transparente. Você pode ver detalhadamente quais as taxas estão sendo cobradas e qual a cotação está sendo utilizada.

Para ficar ainda mais claro se TransferWise vale a pena, no site é possível fazer uma comparação de preços com outros bancos banco. Veja a seguir uma simulação: ao fazer uma transferência de $1.000 dólares quanto você receberia pela TransferWise e por outros bancos:

transferwise vale a pena

Fonte: TransferWise

Dessa forma, você pode comparar cada uma das opções e também ver a transferência pelo seu próprio banco e tirar suas conclusões se TransferWise vale a pena ou não.

A taxa de câmbio utilizada para conversões de moeda é aquela mesma que você encontraria no Google ou na Reuters.

Para simplificar: a TransferWise faz a conversão da moeda utilizando o câmbio real e inclui apenas uma taxa de comissão pelo serviço que varia de acordo com a quantidade de dinheiro que você vai transferir. Nesta taxa já está incluído o IOF. Pronto, apenas isso.

2) Praticidade

Para fazer uma transferência pela TransferWise basta fazer um perfil online com algumas informações suas, é gratuito. Já quem recebe não precisa ter conta, nem perfil na TransferWise e também não paga para receber o dinheiro.

Além disso, não é necessário comprovante de endereço para começar a usar. Se você precisar transferir um dinheiro agora, basta ir até o site e fazer a transferência.

3) É seguro

Se a sua dúvida para saber se TransferWise vale a pena é por conta da segurança. Fique tranquilo, seu dinheiro está seguro com TransferWise. A empresa é regulada de forma independente pela Financial Conduct Authority (FCA) no Reino Unido e é confiável por mais de três milhões de clientes em todo o mundo.

No Brasil, a TransferWise atua como correspondente cambial dos bancos MS Bank e Banco Rendimento.

TransferWise vale a pena: Contra

Tempo

A TransferWise busca enviar o mais breve possível o dinheiro e antes de fazer a transferência você recebe uma estimativa de quanto tempo ela vai levar. Depois que você concluir é possível que ela mude.

Dessa forma, pode ser considerado um ponto negativo dentro dessa avaliação se TransferWise vale a pena.

Esse tempo vai depender dos seguintes fatores:

– Países para onde e de onde você envia, pois cada moeda é diferente. A conversão pode levar até 2 dias úteis. Dessa forma, dependendo do tempo que o banco vai levar para processar o dinheiro, pode demorar um pouco mais para a transferência ser concluída.

– Como você paga: se você optar por pagamentos com cartão vai levar menos tempo, enquanto as transferências bancárias demoram mais

No Brasil, é possível pagar via TED e boleto bancário, não sendo possível DOC ou depósito bancário. Dessa forma, é bom ficar atento aos fins de semana e feriados – que podem atrasar a autorização da transferência, pois nesse caso você terá que agendar a transação para o dia útil seguinte.

– Quando você paga: o dinheiro só é processado durante o horário de funcionamento dos bancos. Fique atento, pois se for feriado no país para onde você está enviando isso pode levar mais tempo.

– Verificações de segurança: se o seu perfil não estiver verificado no site, será necessário confirmar a sua identidade antes de enviar dinheiro. Esse processo também pode prolongar a transferência.

TransferWise vale a pena: como fazer

Para entender passo a passo de como funciona a TransferWise, a Jana Mayumi gravou um vídeo mostrando desde o início da utilização no site até fazer uma transferência. Confira abaixo:

Agora que você já sabe tudo sobre a TrasnferWise, você quer saber mais sobre as outras fintechs que existem? Conheça outros exemplos de fintech.