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O que é marketing omnichannel e qual a sua relevância?

3 de November de 2021
O que é marketing omnichannel e qual a sua relevância?<

Ter uma boa estratégia de marketing é essencial para qualquer empresa, mas você sabe exatamente o que é marketing omnichannel? Esse termo ficou bastante popular nos últimos anos e não é para menos, afinal é um tipo de estratégia voltada para entregar a melhor experiência possível para os clientes.

De maneira simplificada, essa tática pode ser descrita como o uso  de todos os canais de comunicação disponíveis de maneira integrada. O resultado para as empresas é uma melhora nas vendas e, consequentemente, do lucro, além de uma maior interação e o conhecimento sobre as necessidades dos usuários. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Então você veio ao lugar certo, pois neste artigo nós da Fintech explicamos o que é, qual a relevância e  como dar início a essa estratégia em poucos passos. Confira!

Afinal, o que é marketing omnichannel?

Esse é um termo que é muito falado atualmente, mas você já se perguntou o que é marketing omnichannel? Em primeiro lugar, essa palavra é uma junção de duas outras. A primeira é: “omni”, que tem origem no latim e significa algo como “todo” e “channel”, que foi pega do inglês e pode ser traduzida como “canal”. 

Desse modo, o termo significa, literalmente, “todos os canais”. Para explicar de uma forma mais simples, essa é uma estratégia de marketing na qual uma empresa utiliza vários meios, ou canais, de comunicação com o cliente e todos funcionam de maneira integrada

Ou seja, cada um serve como uma complementação do outro. O objetivo é melhorar a experiência dos usuários, deixando todo o processo de compra e venda mais prático e prático. Isso serve para fidelizar o consumidor e, consequentemente, aumentar os lucros. 

Como o marketing omnichannel funciona na prática?

Pode parecer complicado, mas a experiência omnichannel funciona de maneira simples. Para entender melhor: determinada loja, com sede física, resolve criar um site e/ou aplicativo para aumentar as vendas

O cliente pode comprar por qualquer um desses canais, tem a possibilidade de tirar dúvidas através do chat, aplicativo de mensagens ou redes sociais, que podem estar conectados com os canais de venda digital, de maneira rápida. 

Por fim, ele ainda pode escolher se deseja receber o produto em casa ou fazer a retirada direto na loja. Isso é marketing omnichannel. 

A empresa utiliza todos os meios de comunicação e venda que tem a seu dispor, todos eles funcionam em conjunto para trazer a melhor experiência possível para o usuário e, no final, todos os envolvidos saem ganhando. 

Porém, é preciso destacar que para que isso funcione no dia a dia é importante levar em consideração algumas coisas: a primeira é a usabilidade do site ou aplicativo, que deve ser leve e fácil de navegar. 

A segunda é a rapidez das respostas nos canais oficiais. Por último, oferecer um bom atendimento presencial. Sem todos esses aspectos, a empresa pode até fazer marketing omnichannel, mas ele não terá os resultados esperados. 

Qual a relevância da experiência omnichannel para as empresas?

Hoje em dia é cada vez mais relevante que as empresas ofereçam uma experiência omnichannel para os seus clientes. Isso, especialmente, porque estamos em uma sociedade cada vez mais conectada e que busca agilidade em todos os processos. 

O marketing omnichannel, como já explicamos anteriormente, oferece justamente isso. Por ter um foco maior nas necessidades dos clientes, utilizar essa estratégia garante que elas  sejam supridas e, logo,  as chances de esses consumidores voltarem a fazer negócios com a marca aumentam. 

Para você ter uma noção da importância disso, uma pesquisa feita pelo Hubspot mostrou que as pessoas têm mais chance de voltar a fazer negócios com uma empresa quando as suas necessidades são atendidas. O marketing omnichannel, no caso, é mais uma ferramenta para se chegar a isso. 

Aliada a isso, está a questão de que essa estratégia também atende às novas necessidades das empresas, uma vez que elas precisam estar onde os seus clientes estão e serem vistas, e facilmente acessadas, por eles.  

Este vídeo do canal da Lett explica muito bem o que é e qual é a importância dessa estratégia de marketing para o seu negócio:

Como dar início a uma estratégia de marketing omnichannel?

Depois de ver o que é marketing omnichannel, deu para perceber a relevância dessa estratégia para as empresas hoje em dia, principalmente com as mudanças a respeito de como tudo é feito, não é mesmo? 

Com isso, pode surgir a grande dúvida, que é: como dar início a ela? Bem, é preciso saber que para que ela seja efetiva e traga os resultados esperados é preciso ter um investimento, especialmente de pessoal, visto que pode ser uma grande mudança em como as coisas são feitas. 

Porém, os resultados são satisfatórios e nem é tão complicado quando se imagina. Pensando nisso, nós separamos a seguir um pequeno passo a passo de como dar início a essa estratégia sem dores de cabeça: 

  • prepare todos da empresa para lidar com os desafios que proporcionar uma experiência omnichannel para os clientes pode trazer; 
  • analise a sua estratégia atual e veja como ela pode ser melhorada; 
  • procure a opinião dos clientes a respeito de todas as etapas; 
  • estabeleça metas concretas;
  • use a tecnologia ao seu favor; 
  • não se esqueça de analisar e mensurar todos os dados

Com estas etapas já é possível estabelecer e dar início a um plano inicial de marketing omnichannel. Isso porque você conseguirá definir um local de início, as ferramentas que serão usadas e até um método de análise para conferir se os resultados foram bons e o que pode ser ajustado. 

Omnichannel e multichannel são a mesma coisa?

No meio de tantos termos é comum ficar meio confuso sobre o que significa cada um, como é o caso do marketing omnichannel e multichannel. Eles podem até parecer ser a mesma coisa, mas mesmo tendo algumas semelhanças, não são. 

No primeiro, como já falamos, as empresas usam vários canais e todos são integrados. Isso não acontece no marketing multichannel. Essa estratégia até aproveita a variedade de canais e faz com que a marca esteja presente em diversos deles. Contudo, cada um funciona de maneira independente

E aí, conseguiu entender o que é marketing omnichannel e como ele funciona? Então aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos e também se inscreva na nossa newsletter, assim você não perde nenhum conteúdo!