A automação das estratégias de marketing vem se tornando uma opção eficiente para empresas que buscam ampliar a produtividade da equipe, aumentar a eficiência das campanhas e ampliar as taxas de conversão. Dentro desse cenário, entender o que é automação de e-mail marketing, se faz extremamente necessário. 

O e-mail marketing é uma das ações de marketing com maior retorno sobre investimento, alcançando em média $38 a cada $1 investido

Entretanto, para resultados como este, é necessário criar uma estratégia para sua campanha de e-mail marketing, que seja eficiente ao estipular que os lead caminhem pelas etapas do funil de vendas até a conversão. 

Ainda é muito comum ouvir pessoas dizendo que e-mail marketing não traz resultado, entretanto, essa não é a visão de grande parte dos especialistas: 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que e-mail é o canal mais eficaz para gerar receita.

Mas, é claro que para isso você precisa adotar algumas práticas, e a automação de e-mail marketing é uma delas. 

O que é automação de e-mail marketing?

Tornar o envio automático de e-mails para leads, essa é a maneira mais simples de explicar o que é automação de e-mail marketing. Mesmo não estando totalmente completa, essa explicação oferece uma visão macro dessa funcionalidade. 

O envio automático de e-mails para leads, entretanto, possui uma série de pontos a serem considerados e o primeiro deles é: e-mail automatizado não é sinônimo de e-mail enviado em massa, para toda a base de contatos. 

Na realidade, um dos grandes objetivos do que é automação de e-mail marketing é permitir que sua empresa passe a enviar e-mails cada vez mais personalizados e segmentados, que estejam alinhados:

  • – à persona do cliente, 
  • – aos seus interesses,
  • – à etapa da jornada de compra em que ele está. 

Por meio de uma ferramenta de automação de e-mail marketing é possível criar fluxos de e-mails que funcionam automaticamente para nutrir os leads que chegam a sua base.

Esses fluxos funcionam a partir de regras que sua equipe configura na ferramenta de automação, por exemplo, leads que chegaram a partir da landing page “A” deverão receber o e-mail “Y”. 

Essas configurações só precisam ser feitas uma vez para que o fluxo possa funcionar de maneira automática. Assim, toda vez que um lead chegar à sua base, você pode ter cadastrado um e-mail de boas-vindas, por exemplo. 

Os fluxos de e-mail marketing podem ficar muito mais avançados, por exemplo: o lead que chegou por meio da landing page “A” e recebeu o e-mail “Y”, pode receber o email “X” em dois dias, o e-mail “Z” depois de 5 dias e o e-mail “H” 10 dias após a conversão”. 

Também é possível configurar o tipo de e-mail que será enviado, de acordo com o comportamento do lead em relação ao seu material, por exemplo, o lead “A” que abrir o e-mail “Y” vai receber, dois dias depois, o e-mail “X”, mas se ele não abrir o primeiro e-mail ele deverá, em dois dias, o e-mail “J”. 

Parece complexo, mas não é. A cada campanha que você lançar é possível criar esse fluxo de e-mails no papel, considerando o comportamento do lead em relação ao material enviado, e definir qual e-mail ele vai receber por esse comportamento. Depois é só abrir a ferramenta e cadastrar os fluxos e os e-mails

Como fazer automação de e-mail marketing? 

Fazer a gestão manual de leads pode ser possível para empresas que possuem 5 leads na sua base, mas conforme a estratégia de captação de leads vai avançando, o uso de uma ferramenta se torna indispensável. 

É claro que você pode continuar a fazer manualmente, mas se vai ser feito da maneira adequada, aí já é outra história.

Isso porque a automação de e-mail marketing não se resume a enviar e-mails para os leads da base, mas também avança:

  • – na compreensão do comportamento desses leads, 
  • – na avaliação do interesse deles sobre variados temas, 
  • – na identificação da etapa da jornada de compra em que ele está, 
  • – na segmentação de leads, 
  • – qualificação de leads, 
  • – pontuação de leads e mais. 

E se você trabalha com marketing, já deve saber que todas essas questões são fundamentais para a campanha de marketing de uma empresa que busca se destacar junto a tantos concorrentes.

O envio individual de um e-mail para o lead, dificilmente vai fazê-lo avançar nas etapas do funil de vendas até a compra. Já um fluxo de e-mails relevantes, personalizados e segmentados aumentam essa chance. 

Para isso, entretanto, é preciso estratégia, é preciso entender como fazer a automação de marketing. Algumas etapas são importantes, entre elas: 

  1. entenda qual é a persona da sua empresa, 
  2. considere as etapas da jornada de compra de seus potenciais clientes, 
  3. escolha um software de de automação de marketing adequado,
  4. crie canais de captação de leads que ofereçam vantagens para diferentes personas em diferentes estágios da jornada de compra, 
  5. entenda quais materiais podem interessar aos leads de cada página de conversão e crie e-mails relevantes com informações que contribuam para responder às dúvidas dos leads e avançá-los no funil de compra, 
  6. acompanhe os indicadores de e-mail marketing para avaliar os resultados da sua estratégia.

Além do envio do e-mail e da criação dos fluxos de automação, fique atento, antes de contratar, se a sua ferramenta automação de e-mail marketing oferece recursos como: 

  1. templates editáveis, prontos e gratuitos para a criação de e-mail, 
  2. testes A/B,
  3. segmentação de leads, 
  4. pontuação de leads,
  5.  qualificação. 

Também é interessante contar com um sistema que permita a criação simples de landing pages, que são grandes responsáveis pela captação de leads. 

Cada uma dessas funcionalidades vai contribuir para o trabalho do setor de marketing de forma eficiente, ampliando a produtividade e a efetividade das ações que envolvam esses e outros canais. 

E aí? Já está pronto para colocar a mão na massa? Esperamos ter ajudado você a entender o que é automação de e-mail marketing e como usar ela a seu favor, conquistando resultados importantes para a área e para a empresa como um todo.Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Automação de Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real. Faça seu teste grátis por 15 dias e converse com um de nossos especialistas.

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