Tudo sobre o que é automação de e-mail marketing, como fazer e qual a importância para a área?
A automação das estratégias de marketing vem se tornando uma opção eficiente para empresas que buscam ampliar a produtividade da equipe, aumentar a eficiência das campanhas e ampliar as taxas de conversão. Dentro desse cenário, entender o que é automação de e-mail marketing, se faz extremamente necessário.
O e-mail marketing é uma das ações de marketing com maior retorno sobre investimento, alcançando em média $38 a cada $1 investido.
Entretanto, para resultados como este, é necessário criar uma estratégia para sua campanha de e-mail marketing, que seja eficiente ao estipular que os lead caminhem pelas etapas do funil de vendas até a conversão.
Ainda é muito comum ouvir pessoas dizendo que e-mail marketing não traz resultado, entretanto, essa não é a visão de grande parte dos especialistas: 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que e-mail é o canal mais eficaz para gerar receita.
Mas, é claro que para isso você precisa adotar algumas práticas, e a automação de e-mail marketing é uma delas.
O que é automação de e-mail marketing?
Tornar o envio automático de e-mails para leads, essa é a maneira mais simples de explicar o que é automação de e-mail marketing. Mesmo não estando totalmente completa, essa explicação oferece uma visão macro dessa funcionalidade.
O envio automático de e-mails para leads, entretanto, possui uma série de pontos a serem considerados e o primeiro deles é: e-mail automatizado não é sinônimo de e-mail enviado em massa, para toda a base de contatos.
Na realidade, um dos grandes objetivos do que é automação de e-mail marketing é permitir que sua empresa passe a enviar e-mails cada vez mais personalizados e segmentados, que estejam alinhados:
- – à persona do cliente,
- – aos seus interesses,
- – à etapa da jornada de compra em que ele está.
Por meio de uma ferramenta de automação de e-mail marketing é possível criar fluxos de e-mails que funcionam automaticamente para nutrir os leads que chegam a sua base.
Esses fluxos funcionam a partir de regras que sua equipe configura na ferramenta de automação, por exemplo, leads que chegaram a partir da landing page “A” deverão receber o e-mail “Y”.
Essas configurações só precisam ser feitas uma vez para que o fluxo possa funcionar de maneira automática. Assim, toda vez que um lead chegar à sua base, você pode ter cadastrado um e-mail de boas-vindas, por exemplo.
Os fluxos de e-mail marketing podem ficar muito mais avançados, por exemplo: o lead que chegou por meio da landing page “A” e recebeu o e-mail “Y”, pode receber o email “X” em dois dias, o e-mail “Z” depois de 5 dias e o e-mail “H” 10 dias após a conversão”.
Também é possível configurar o tipo de e-mail que será enviado, de acordo com o comportamento do lead em relação ao seu material, por exemplo, o lead “A” que abrir o e-mail “Y” vai receber, dois dias depois, o e-mail “X”, mas se ele não abrir o primeiro e-mail ele deverá, em dois dias, o e-mail “J”.
Parece complexo, mas não é. A cada campanha que você lançar é possível criar esse fluxo de e-mails no papel, considerando o comportamento do lead em relação ao material enviado, e definir qual e-mail ele vai receber por esse comportamento. Depois é só abrir a ferramenta e cadastrar os fluxos e os e-mails.
Como fazer automação de e-mail marketing?
Fazer a gestão manual de leads pode ser possível para empresas que possuem 5 leads na sua base, mas conforme a estratégia de captação de leads vai avançando, o uso de uma ferramenta se torna indispensável.
É claro que você pode continuar a fazer manualmente, mas se vai ser feito da maneira adequada, aí já é outra história.
Isso porque a automação de e-mail marketing não se resume a enviar e-mails para os leads da base, mas também avança:
- – na compreensão do comportamento desses leads,
- – na avaliação do interesse deles sobre variados temas,
- – na identificação da etapa da jornada de compra em que ele está,
- – na segmentação de leads,
- – qualificação de leads,
- – pontuação de leads e mais.
E se você trabalha com marketing, já deve saber que todas essas questões são fundamentais para a campanha de marketing de uma empresa que busca se destacar junto a tantos concorrentes.
O envio individual de um e-mail para o lead, dificilmente vai fazê-lo avançar nas etapas do funil de vendas até a compra. Já um fluxo de e-mails relevantes, personalizados e segmentados aumentam essa chance.
Para isso, entretanto, é preciso estratégia, é preciso entender como fazer a automação de marketing. Algumas etapas são importantes, entre elas:
- entenda qual é a persona da sua empresa,
- considere as etapas da jornada de compra de seus potenciais clientes,
- escolha um software de de automação de marketing adequado,
- crie canais de captação de leads que ofereçam vantagens para diferentes personas em diferentes estágios da jornada de compra,
- entenda quais materiais podem interessar aos leads de cada página de conversão e crie e-mails relevantes com informações que contribuam para responder às dúvidas dos leads e avançá-los no funil de compra,
- acompanhe os indicadores de e-mail marketing para avaliar os resultados da sua estratégia.
Além do envio do e-mail e da criação dos fluxos de automação, fique atento, antes de contratar, se a sua ferramenta automação de e-mail marketing oferece recursos como:
- templates editáveis, prontos e gratuitos para a criação de e-mail,
- testes A/B,
- segmentação de leads,
- pontuação de leads,
- qualificação.
Também é interessante contar com um sistema que permita a criação simples de landing pages, que são grandes responsáveis pela captação de leads.
Cada uma dessas funcionalidades vai contribuir para o trabalho do setor de marketing de forma eficiente, ampliando a produtividade e a efetividade das ações que envolvam esses e outros canais.
E aí? Já está pronto para colocar a mão na massa? Esperamos ter ajudado você a entender o que é automação de e-mail marketing e como usar ela a seu favor, conquistando resultados importantes para a área e para a empresa como um todo.Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Automação de Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real. Faça seu teste grátis por 15 dias e converse com um de nossos especialistas.