Como identificar marcas que investem na sustentabilidade?
Uma das maiores preocupações da atualidade é como proteger o meio ambiente e tentar recuperar os estragos florestais causados pelo ser humano durante os últimos séculos. É um trabalho árduo que precisa de muita paciência, porque alguns dos projetos sustentáveis serão vistos apenas pelas futuras gerações, mas é importante começar agora, para que os bons frutos possam surgir em um futuro mais verde e de equilíbrio com a mãe natureza.
Muitas empresas passaram a apoiar projetos voltados ao meio ambiente, alguns desses projetos, mais conhecidos como ESG, que significa governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, Social, and Corporate Governance. As pautas ESG são abordadas por grandes empresas, gigantes corporativos, que normalmente também são os principais poluidores. Mas é possível apoiar pequenos e médios negócios.
Os negócios que não possuem muito poder podem adotar inúmeros projetos ambientais. Por exemplo, há empresas de têxtil que evitam jogar fora os restos de tecidos, assim utilizando-os para outros produtos, como bolsas, cintos e sapatos sustentáveis. Esses acessórios, normalmente, são mais baratos em comparação aos outros produtos, mas estão de acordo com o projeto de reutilização. Aliás, a pauta moda sustentável está sendo cada vez mais discutida no meio fashion.
Se você apoia ou se interessa por projetos que visam o futuro do meio ambiente, fique com a gente, vamos falar sobre como você pode identificar empresas que são amigas da sustentabilidade e possuem verbas internas para projetos próprios ou doam para ONGs e instituições ambientais.
Indústria alimentícia
O desperdício de vegetais e verduras é debatido por muitos mercados e produtores de alimentos. A falta de destino para os alimentos, que na maioria das vezes estão em bom estado, faz com que eles parem no lixo. Mas é uma realidade que está sendo mudada.
As empresas ligadas à produção de alimentos passaram a doar aqueles que não foram escolhidos pelos clientes durante as compras. Muitas frutas, legumes e verduras são descartados por serem “feios”, por isso começou uma campanha que está ganhando muita visibilidade nas redes sociais, se chama “não julgue pela casca”, você pode procurar se informar se o mercado onde costuma fazer compras é contra o desperdício.
Indústria têxtil
O exemplo da indústria têxtil foi usado no início do artigo, mas vamos reforçar a importância de apoiar empresas que produzem peças de roupas e acessórios com projetos sustentáveis, porque o têxtil é um dos mercados que mais poluem no mundo.
As empresas do mundo fashion utilizam materiais que demoram para se deteriorar, e alguns deles nunca serão decompostos, por exemplo, jeans e plástico. A solução é utilizar os cortes jeans, que normalmente são jogados fora, para fazer outras peças e acessórios.
O plástico comum pode ser substituído por plástico reciclado. Quando o plástico é fruto de reciclagem, a empresa deve sinalizar com o símbolo da sustentabilidade, que são três setas verdes que formam um triângulo. Assim é fácil escolher os seus futuros acessórios.
Indústria de cosméticos
As empresas que fabricam produtos voltados ao bem-estar da pele, dos cabelos e das unhas também podem apoiar projetos de sustentabilidade. Por exemplo, alguns produtos, principalmente para o cabelo, utilizam óleo de palma, que não pode ser extraído de florestas virgens, pois destrói o meio ambiente e coloca em risco a vida da fauna e flora nativas.
Se você gosta de utilizar shampoo, condicionador ou cremes que têm na composição óleo de palma, então você pode procurar o selo de “plantação própria” ou “reflorestamento”. No caso de plantação própria, a empresa colhe o material que ela mesma plantou, ou seja, não invade nenhum território, e o selo de reflorestamento significa que a empresa paga pelos danos que causa.