Indo além do lucro: conheça as empresas B que valorizam a sustentabilidade
As empresas B são aquelas que produzem, lucram e movimentam a economia, além de promoverem vantagens socioambientais para toda a população. Conheça mais sobre esse modelo de negócio e as suas atuações no mercado.
De uns tempos para cá, pensar em sustentabilidade deixou de ser um mero luxo e se tornou uma pauta de extrema urgência. Afinal, diante das mudanças climáticas, lideranças do mundo inteiro estão em busca de ações capazes de impactar minimamente o meio ambiente e, com isso, garantir um futuro mais seguro para as novas gerações. E, dentro desse raciocínio, surgiram as famosas empresas B. Já ouviu falar?
Atualmente, este modelo de negócio tem como objetivo valorizar e incentivar, tanto o desenvolvimento social quanto o ambiental. O mais interessante, inclusive, é que existem organizações que adotam esse mecanismo e atuam nos mais variados nichos do mercado. Por exemplo: se você deseja alugar um veículo mais barato, pode contar com a Movida — uma companhia nacional e que também se preocupa com o bem-estar do planeta.
Assim, queremos te apresentar melhor o conceito de empresa B para te deixar por dentro desse assunto tão importante. Abaixo, entenda melhor o tema e conheça as corporações que estão motivadas a criar um impacto mais positivo no mundo.
Tudo sobre o sistema B
De modo geral, podemos dizer que o Sistema B consiste em um movimento internacional, em que empresas de variados nichos buscam aliar o seu lucro com o desenvolvimento ambiental e social.
Estamos falando de organizações que possuem uma grande preocupação com o mundo e, consequentemente, estão em busca de soluções capazes de promover um cenário mais saudável, seja em relação ao meio ambiente ou à população como um todo.
Dessa maneira, as organizações que atuam dentro desse movimento são conhecidas como empresas B, ou simplesmente B corps – em inglês. Vale destacar que tal ideia surgiu ainda em 2006, nos Estados Unidos, com a ajuda da B-Labs.
A ideia era recriar o conceito de sucesso dentro da economia. Afinal, será que obter êxito é somente ter bons lucros? Ou, os ganhos reais também envolvem conquistas concretas para toda a sociedade e o planeta?
Em terras brasileiras, essa prática começou a ser vista em 2012, com a ajuda do Comitê pela Democratização da Informática (CDI) — uma organização sem fins lucrativos e que, por meio de recursos tecnológicos, oferece mais inclusão social à população. Bem interessante!
As principais características de uma empresa B
Para ser, de fato, considerada uma empresa B, é necessário que a organização apresente certas características. A seguir, contamos quais são as principais delas.
- Propósito: a corporação precisa ter um propósito por trás de seu modelo de negócio. Ou seja, contar com ações destinadas a oferecer impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade;
- Cláusulas B: esse tipo de posicionamento deve ser ampliado para todos os envolvidos na empresa — desde os acionistas até os seus funcionários e principais tomadores de decisões;
- Comprometimento: trabalhar para uma melhora frequente é um dos pontos que se destacam em uma empresa B. Essas organizações precisam sempre conquistar resultados melhores, além de investir na transparência de dados e em uma gestão cada vez mais preparada para novos desafios.
Exemplos de empresas B para ter no radar
Até aqui, já sabemos o que é uma empresa B. Mas, e na prática? Será que você sabe quais são os nomes do mercado que estão se destacando nos últimos anos? Felizmente, existem diversas organizações que são classificadas como empresas B. Veja alguns exemplos:
- Mol Editora;
- Movida;
- Reserva;
- Block Force;
- Box Print;
- Diagonal Transformação;
- Carambola e muito mais!
E aí, gostou de conhecer as características das empresas B e alguns exemplos de nomes que atuam no mercado? Esperamos que sim! Agora, aproveite para compartilhar essas informações com os seus amigos para deixá-los por dentro de um assunto tão importante. Até breve!