Como adotar práticas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos
Até que um cliente possa comprar algo entre as prateleiras do supermercado, uma série de processos tiveram de ser executados. Tudo isso está associado a algo que chamamos de cadeia de suprimentos, responsável por organizar cada uma das etapas no mercado.
Esse cenário complexo faz com que muitas sejam as possibilidades de erro em um negócio. Então, isso pode afetar o seu desempenho no mercado, prejudicando a relação entre uma companhia e o seu público por coisas que sequer fazem parte de suas atividades.
Estamos falando de uma situação bastante comum de ser vista quando olhamos para a seção de comentários de uma loja online, em que um produto pode receber avaliações ruins não pela sua qualidade, mas pela demora ou extravio da sua entrega, por exemplo.
Desse modo, para garantir que uma venda de guincho elétrico 12v receba uma melhor atenção no mercado digital, é importante que todos os processos que envolvem essa venda sejam melhor organizados. Afinal, tudo isso pode afetar o desempenho do seu negócio.
Claro que isso continua sendo uma responsabilidade da empresa, sendo necessário fazer acordos com as melhores transportadoras disponíveis no mercado. Então, o mesmo pode ser dito sobre fornecedores, parceiros comerciais e uma série de diferentes companhias.
Esse tipo de responsabilidade passa para os mais diversos tipos de empreendimentos, sendo algo válido desde a uma grande companhia até mesmo uma pequena loja digital, em busca de expansão em relação ao seu público.
É por coisas do tipo que antes de fazer uma compra, um possível cliente pode avaliar uma série de componentes, começando por grama sintética preço, a qualidade desse material, o tempo de entrega dessa encomenda, além de tudo que feche tal venda.
Trazer uma boa resposta para todos esses itens é o que pode fazer com que uma empresa consiga se destacar dentro do seu segmento, recebendo uma percepção positiva por parte do seu público, tudo ao receber em mãos um produto que responda às suas necessidades.
Agora, para que um cliente possa clicar na tela do seu celular e poucas horas depois receber um produto em casa, uma série de ações tiveram que ser planejadas e executadas, cabendo a um negócio cuidar de toda essa cadeia para que ele possa crescer no mercado.
O que compõe uma cadeia de suprimentos
Como já foi adiantado anteriormente, uma cadeia de suprimentos é um conceito que envolve todas as etapas que garantem com que um produto ou serviço seja oferecido ao público, garantindo a sua satisfação em cima das demandas que foram levantadas.
Quanto maior for o tamanho de um negócio, mais complexo se torna esse sistema, sendo esse o cenário das grandes lojas de departamento do país, lidando com a venda e armazenamento dos mais diferentes tipos de mercadorias que estejam ali presentes.
Frente a tudo isso, para que um cliente possa comprar por um braço galvanizado para luminária pública e o receba em suas mãos, uma série de etapas devem ser concluídas, passando por segmentos internos, entre eles:
- Produção;
- Fornecimento;
- Estoque;
- Transporte;
- Venda.
Lembrando que qualquer problema que ocorra em uma dessas etapas pode afetar diretamente nos resultados a serem alcançados por um negócio.
Isso porque, uma baixa no fornecimento de matérias-prima pode afetar no preço a ser praticado, por exemplo.
Outros tópicos externos podem ter grande impacto nesse sentido, como um alto período de chuvas, prejudicando as estradas, que pode acabar levando a demora da entrega de uma mercadoria, não apenas até um cliente, mas também no transporte de diferentes armazéns.
Trabalhar com toda essa atenção é algo que precisa ser considerado pelos mais diferentes tipos de serviços, pois até mesmo o ofício de perfuração de estacas, algo que antecede uma obra, pode depender da chegada dos materiais e equipamentos necessários.
A questão aqui é que um bom sistema de cadeia de suprimento não deve ser visto apenas por um viés comercial, existindo outros pontos a serem considerados, tudo para que a melhor experiência seja oferecida ao público, considerando também suas demandas.
E como ao público moderno, é possível associar um maior interesse à causa ambiental, trabalhar com esse conceito é algo que pode tornar a sua gestão de cadeia muito mais benéfica a um empreendimento.
Valor da sustentabilidade em sua gestão de cadeia
Garantir um sistema sustentável em seu negócio é algo que pode trazer grandes benefícios a ele, até por reconhecer o valor que o público está dando ao tema, antes de encomendar tábua de pinus para uma obra ou qualquer outro tipo de material no mercado.
Esse mesmo tipo de atenção deve ser garantida às aplicações de uma cadeia de suprimentos, com a adoção de práticas sustentáveis, o que pode levar ao alcance de benefícios para o seu negócio, entre eles:
- Promoção de valores corporativos;
- Incentivos fiscais de investimento;
- Adequação a leis e regulamentos;
- Possível otimização dos seus serviços;
- Melhores resultados financeiros a longo prazo.
Tudo isso pode ser garantido contando que uma empresa passe a adotar métodos sustentáveis em cada uma de suas etapas no mercado, com isso valendo até para serviços de alpinismo industrial, consertando peças em altura, mantendo uma fábrica funcionando.
Logo, para que tamanho desempenho seja alcançado e também reconhecido pelo público, algumas atividades específicas devem ser adotadas, cada uma delas voltada a garantir o citado tópico da sustentabilidade.
Práticas sustentáveis à sua cadeia de suprimentos
Da mesma forma em que várias são as etapas que fazem parte desse tipo de cadeia, múltiplas são as possibilidades de garantir a aplicação de um sistema sustentável ali dentro, algo que pode ser alcançado através de ações como essas:
Mapeamento de componentes
Muitos são os elementos que fazem parte da cadeia de suprimentos de um negócio, sendo importante ter uma definição clara de tudo isso, de modo a identificar o que poderá ser feito para melhorar a gestão da empresa em relação às atividades sustentáveis.
Nesse ponto, é importante, por exemplo, trabalhar com fornecedores que sejam reconhecidos por sua atenção à causa sustentável, indo desde quem ofereça tijolo refratário para uma obra como quem atua com o transporte de componentes ali.
Análise de ciclo de vida
A durabilidade de um produto no mercado é outro ponto que deve ser considerado, levando em conta que quanto maior for a duração de uma mercadoria, menor será a produção de lixo entre outros materiais a serem usados para fabricar outras peças.
Por mais que isso possa afetar o número de vendas de um negócio, pode ser mais válido para uma companhia colocar no mercado produtos de maior durabilidade. Então, isso é reconhecido positivamente pelo público, ao ponto de pagar mais por tal adequação.
Rotulagem ambiental
A embalagem de um produto é algo que deve ser levado em conta, de modo a atrair uma maior atenção a uma mercadoria, e em alguns casos até mesmo uma experiência diferenciada. Nesse sentido, é importante contar também com um projeto sustentável.
Nesse sentido, é válido desenvolver embalagens que possam estar alinhadas a um projeto de sustentabilidade, indo desde a redução de materiais até o uso de recursos recicláveis, reduzindo assim, o impacto ambiental a ser causado por essa companhia em particular.
Redução de resíduos
Por mais que esteja atrelado ao tópico anterior, esse tipo de ação merece uma atenção em especial, principalmente por se tratar de algo que pode ser trabalhado por praticamente todas as etapas que fazem parte de um sistema de cadeia de suprimentos.
A importância aqui é buscar reduzir a quantidade de resíduos produzidos, seja com o volume de caixas a serem usadas em um transporte, aos materiais usados em sua produção, até mesmo a quantidade de papéis usados na emissão de documentos.
A partir disso, torna-se possível oferecer ao público um serviço alinhado à causa ambiental, optando por algo mais sustentável o possível, com tais sugestões valendo desde um trabalho em altura como as atividades de um pequeno empreendimento.
Ter atenção a tudo isso é algo que precisa ser considerado por qualquer empreendedor. Hoje em dia, é uma maneira não só de estar aberto a novas oportunidades no mercado, mas também de ficar alinhado às demandas que estão associadas ao público.
Dessa maneira, se uma audiência mostra-se cada vez mais preocupada com o ambiente ao seu redor, o mesmo deve ser feito em relação aos negócios que estão em busca de alcançar tal audiência, fazendo de tudo para oferecer um serviço diferenciado.
Logo, esses são motivos o suficiente para que uma companhia passe a adotar um sistema sustentável em todas as suas atividades, com atenção também para a sua cadeia de suprimentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.