Meio Ambiente

Saiba quais são os impactos dos elementos químicos no meio ambiente

20 de May de 2022
Saiba quais são os impactos dos elementos químicos no meio ambiente<

Quais são os produtos químicos mais consumidos diariamente? A indústria é capaz de transformar substâncias químicas nos mais variados produtos, que podem ser usados como motores da própria indústria ou pelas famílias, com aplicações mais simples. 

O fórum da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB, é o responsável por fiscalizar atividades produtoras de poluição, além de destacar a importância do uso consciente dos recursos minerais. 

Entre os elementos com risco de escassez pelo uso excessivo destacam-se o cobalto, usado em cerâmicas e equipamentos odontológicos, o crômio, usado para pigmentos e tintas, e o paládio, usado principalmente na fabricação de instrumentos cirúrgicos. 

O problema do uso excessivo é essencialmente seu descarte. São resíduos sólidos, rejeitos líquidos e gases tóxicos liberados incorretamente no meio ambiente, colaborando para a deterioração da camada de ozônio, a contaminação do solo e a poluição dos oceanos. 

Assim, o impacto de tais elementos também deve ser pensado por transportadoras que fazem o deslocamento de tais materiais, por isso existe uma gerenciadora de riscos. 

A seguir, explicamos melhor quais são os impactos desses produtos no meio ambiente.  

Sobre a deterioração da camada de ozônio 

A camada de ozônio é a região da estratosfera responsável especialmente por proteger a superfície dos raios ultravioletas (UV). A maior parte da radiação emitida pelo Sol é filtrada pela atmosfera, o que permite a vida na Terra. 

O problema é que essa camada de proteção vem sendo atacada por diversos elementos tóxicos lançados diariamente, através do descarte inadequado do lixo das indústrias. 

Além de diminuir a proteção contra esses raios, os gases tóxicos causam câncer de pele e transtornos no sistema imunológico, além de ser um dos responsáveis pelo efeito estufa. 

Sobre o efeito estufa e o aquecimento global 

Há gases que trabalham para a manutenção do aquecimento terrestre, absorvendo a radiação do Sol e impedindo que ela seja refletida de maneira generalizada no espaço. Entre esses gases estão o dióxido de carbono, o óxido nitroso, o metano e os compostos de carbono e flúor. 

O problema é que esses gases não devem ser usados em altas concentrações, como fazem as indústrias. Isso porque eles podem causar um aumento excessivo de calor, o que ocasiona o chamado efeito estufa. 

Sobre a contaminação da vegetação 

Existem algumas substâncias liberadas por esse lixo químico descartado no meio ambiente de maneira inadequada. Esses elementos são os principais causadores da contaminação do solo e, consequentemente, da vegetação, que tem seu crescimento inibido. 

Um deles, o dióxido de enxofre, é emitido como resíduo gasoso das grandes indústrias. Pode causar transtornos respiratórios e problemas cardiovasculares, além de propiciar danos ao meio ambiente através da chuva ácida, que contamina os cursos de água e o solo. 

Por sua vez, o dióxido de nitrogênio produz o ácido nítrico, que também aumenta a acidez das chuvas. Por ser corrosivo, altera a composição do solo e das águas, destruindo florestas e danificando monumentos históricos, edificações e estruturas metálicas. 

Sobre a contaminação das águas 

Nossos recursos hídricos também sofrem com o descarte de lixo químico, capaz de inviabilizar o acesso do ser humano a lagos e lagoas, mananciais e rios. Podem ser descartados periodicamente insumos sintéticos, pesticidas, hidrocarbonetos, entre outros materiais tóxicos. 

A vida aquática também é atingida pelo descarte de nitrogênio, fósforo e outros compostos capazes de comprometer a oxigenação do ambiente e causar a extinção das espécies marinhas presentes. 

Como garantir o descarte correto desses elementos químicos? 

Os critérios para o descarte desse tipo de resíduos são preestabelecidos pela Lei 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. A pena para quem descumprir a conduta adequada de descarte de lixo pode ser advertência, multa e até prisão. 

A Lei observa as consequências para a saúde pública e para o meio ambiente, a legislação de interesse ambiental e a situação financeira do infrator, no caso de multas. 

As penas restritivas de direitos são as seguintes: prestar serviços à comunidade; ter seus direitos interditados temporariamente; ter suas atividades parcialmente ou totalmente suspensas; pagar multa em dinheiro; permanecer em recolhimento domiciliar previamente estabelecido. 

Daí a importância de fiscalizar os hábitos de descarte das empresas mais próximas de casa. Levando o caso às autoridades caso essas regras sejam descumpridas. 

 

Pronto, agora você já sabe como os elementos químicos podem impactar o meio ambiente. Faça sua parte e mantenha-se vigilante!