Meio Ambiente

Mudanças de hábitos podem trazer economia no orçamento doméstico

7 de July de 2022
Mudanças de hábitos podem trazer economia no orçamento doméstico<

Água, luz, gás, internet, celular, combustível, aluguel, condomínio, mensalidade escolar e alimentação são algumas das contas com as quais uma família precisa lidar mensalmente. Ter disciplina na hora de administrar a renda é fundamental para não estourar o orçamento e garantir boas escolhas na hora das compras.

 

Em períodos de crise, a situação pode ser ainda mais complicada, afinal, se os preços sobem ou o orçamento diminui, é preciso se adequar aos novos valores, garantindo itens necessários e saudáveis. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a SPC Brasil, revelou que 48% dos brasileiros reduziram o consumo de itens supérfluos em supermercados em 2021 para não prejudicar a renda da família.

 

Estar preparado para lidar com as finanças da casa é essencial para manter as contas equilibradas. Mudar hábitos e seguir orientações indicadas pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) no dia a dia pode auxiliar nesse processo, resultando em economia no orçamento doméstico.

Mantenha o controle das contas a pagar

 

Com tantas contas para pagar no início do mês, a organização é uma das grandes aliadas em qualquer orçamento familiar. Segundo a Proteste, esse é o primeiro passo para economizar com os gastos em casa.

 

É importante que as despesas não ultrapassem os ganhos, por esse motivo, é essencial que seja realizado um planejamento financeiro que indique o real valor disponível e as contas para pagar. Uma dica fornecida pela associação para ajudar nesse processo é a criação de uma planilha no computador ou até mesmo no celular.

 

O documento deve conter a receita de todos os integrantes da família e os valores de gastos fixos no mês. Além disso, qualquer compra ou pagamento deve entrar na planilha, desde uma bolsa em uma determinada loja a um sorvete no shopping. O objetivo principal é ter um panorama real das despesas da família, ajudando a identificar os gastos.

Faça uma lista de itens essenciais para as compras

 

Saber administrar as compras no supermercado é importante para equilibrar o orçamento, já que a despesa é uma das principais da casa. Com vale-alimentação, por exemplo, é possível fazer compras essenciais. No entanto, a variedade de itens na prateleira pode tornar o objetivo de economizar um desafio.

 

Para minimizar o risco de gastar mais do que se deve, a Proteste orienta que as famílias elaborem uma lista com todos os itens primordiais. Na hora das compras, basta seguir a listagem e manter o controle para não levar para casa itens desnecessários.

Pesquise preços

 

Assim como a lista de compras, pesquisar os preços dos produtos antecipadamente também é uma forma de economizar. Muitos itens apresentam variação de preço de uma loja para outra, e comparar os valores pode fazer com que o dinheiro destinado para as compras do supermercado dure mais.

 

Vale ressaltar que algumas redes de supermercados apresentam promoções em dias da semana específicos, como a quarta-feira dos legumes e verduras e a quinta-feira da carne.

 

O mesmo pode ser feito ao comprar outros itens como roupas, calçados ou utensílios de casa Para facilitar o processo de pesquisa de preços, a internet é uma aliada. Alguns sites reúnem as principais ofertas e outros comparam preços de forma automática, o que também pode ajudar a promover uma economia no orçamento.

Escolha frutas e legumes da estação

 

Ainda em relação à alimentação, a Proteste oferece duas dicas importantes para quem quer economizar e manter uma rotina saudável. O primeiro ponto é optar pelas frutas e legumes da estação, pois costumam apresentar valores mais acessíveis e uma boa quantidade de nutrientes.

 

Outra orientação é sobre o desperdício de alimentos. Talos, folhas, sementes e cascas de algumas frutas e legumes podem ser incluídos em inúmeras receitas como bolos, caldos e sucos.

 

Diminua o tempo no chuveiro e otimize o uso da máquina de lavar

 

Tomar um banho demorado é relaxante, no entanto, esse pode ser outro vilão da economia doméstica. O tempo no chuveiro aumenta as contas de água e de luz, em casos de aparelhos elétricos. Por esse motivo, a associação orienta que o tempo do banho diminua sempre que possível.

 

O mesmo serve para máquinas de lavar, que devem ser utilizadas menos vezes e para mais peças. A dica da Proteste é separar uma quantidade maior de roupas e lavá-las de uma vez. Isso economiza água e energia.

Aproveite a luz do sol

 

Um dos hábitos mais comuns entre os brasileiros que ajuda a aumentar as contas de luz é deixar lâmpadas acesas durante o dia. A Proteste recomenda que atividades que necessitem de uma luminosidade mais forte sejam feitas durante o dia, aproveitando a luz do sol para economizar na despesa com a energia elétrica.

 

Além disso, a associação aconselha ainda que os aparelhos eletrônicos que não estiverem em uso sejam desligados da tomada, pois uma simples luz de stand-by é suficiente para consumir energia.