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E-commerce fora do ar? Saiba como evitar a instabilidade do sistema!

9 de January de 2023
E-commerce fora do ar? Saiba como evitar a instabilidade do sistema!<

O e-commerce fora do ar representa um grande prejuízo para o lojista. Afinal, quando isso acontece deixa-se de vender naquele momento.

Uma pesquisa realizada com 3,5 mil consumidores apontou que 51% das pessoas não estão dispostas a esperar nem mais de dois segundos para o site carregar.

Isso mostra que se o seu site apresentar um baixo desempenho, você perde não só a venda daquele momento, como também um potencial cliente.

O problema se agrava quando acontece em épocas festivas nas quais as chances de vender mais aumentam.

E como se livrar desse problema?

Para evitar a lentidão e instabilidade no e-commerce, separamos neste artigo algumas dicas fundamentais.

Por que um e-commerce fica fora do ar?

Antes de falar sobre como evitar a instabilidade do e-commerce é preciso entender o que o faz ficar fora do ar. Existem alguns erros mais comuns, como:

  • erro no código – ocorre quando uma atualização ou manutenção é feita no código do site e há um erro de digitação neste momento;
  • plug-in – todo e-commerce possui um plug-in que existe para adicionar funcionalidades ao site. No entanto, parte deles são desenvolvidos por terceiros e podem apresentar problemas;
  • domínio expirado – o domínio tem que ser renovado para continuar ativo. Dessa forma, por esquecimento se você não renovar o domínio o e-commerce sai do ar;
  • erro de servidor – todo e-commerce é hospedado em algum lugar, e se o host enfrentar problemas como mau tempo pode ficar fora do ar;
  • pico de tráfego – em épocas festivas há um aumento do tráfego do site, e se ele não estiver preparado para isso, pode ficar fora do ar;
  • ataque cibernético – as pequenas empresas são grandes alvos de ataques de hackers, que também podem fazer o e-commerce ficar off por um tempo;
  • erro de DNS – o DNS elimina a necessidade de humanos memorizarem endereços IP, mas também podem ser os principais causadores de falhas do site.

Como é possível ver, não há um único problema que faz o e-commerce ficar fora do ar. Por isso, é importante identificar qual o problema para posteriormente corrigi-lo.

Como evitar que o e-commerce fique fora do ar?

Para evitar o e-commerce fora do ar é preciso tomar algumas medidas preventivas que ajudam a mitigar os problemas. Vamos falar sobre algumas delas que você pode adotar.

Investir em uma boa hospedagem

Economizar na hospedagem do site é um dos grandes erros cometidos pelos empreendedores. Pois você pode enfrentar complicações desnecessárias.

Portanto, escolher grandes plataformas de hospedagem ajuda a ter uma alta disponibilidade e uma maior tranquilidade de acordo com o aumento das visitas e compras.

Isso evita, dessa forma, que em épocas festivas como Natal e Black Friday você enfrente problemas de instabilidade no seu site, acarretando em perdas de vendas, bem como em consumidores insatisfeitos.

Atualize constantemente o seu site

Quando falamos de tecnologia, é importante compreender que esse é um setor totalmente dinâmico, e por isso novos recursos são adicionados constantemente à plataforma.

Em vista disso, é preciso contar com uma plataforma que tenha um planejamento de evolução contínua. Ou seja, com entregas periódicas e que contribua no processo de melhoria.

Monitore o desempenho do e-commerce

Monitorar constantemente o tráfego de dados, integração, transações e outros itens garantem mais estabilidade e desempenho da plataforma.

Assim fica mais fácil avaliar pontos que precisam de melhoria na estrutura, quais foram as tentativas de fraudes e invasão à segurança da sua página.

Entenda que como o e-commerce possui um volume transacional mais elevado, ele é mais visado do que outros sites, por isso o monitoramento é tão importante.

Ao monitorar o desempenho do seu e-commerce fica bem mais fácil identificar problemas com antecedência e criar soluções para eles.

Execute testes e crie backups

Outro ponto importante é sempre que houver melhorias ou correção de bugs, realizar testes preventivos para simular o comportamento da plataforma em diversos cenários.

Isso tem que acontecer antes mesmo da atualização no ambiente de produção. É importante esclarecer que os backups regulares também são primordiais, caso ocorra algum tipo de imprevisto.

Afinal, fica mais fácil restabelecer o serviço com mais rapidez caso aconteça algum tipo de imprevisto no site, evitando que ele fique fora do ar.

Use um CDN

CDN é a sigla para Content Delivery Network que nada mais é que uma rede de servidores que entrega um sistema de conteúdo em cache de sites.

Ele ajuda a distribuir a carga para diversos servidores, ao invés de colocá-los em um servidor central. Isso evita que o seu site trave em horário de pico.

Para empresas que atendem clientes de inúmeras localidades isso acelera o tempo de carregamento do site, independente de onde estiverem.

A ferramenta é muito útil para e-commerces em que a pessoa não só vai entrar no site como também fazer download das coisas dele.

Integre seu ERP ao e-commerce

Por fim, integre o seu e-commerce ao ERP para que diversos dados funcionem com ainda mais eficiência. Dentre eles podemos citar a questão logística, os pedidos, o atendimento ao cliente e até mesmo a gestão de estoques do seu negócio.

Além disso, o próprio processo de implantação do e-commerce se torna mais simples e eficiente, o que evita falhas que levariam a situações com o site fora do ar.

Por que esses cuidados são importantes?

Esses cuidados são fundamentais, pois evitam que você perca venda no momento mais importante, que são as datas festivas como dia das mães, Black Friday e Natal.

Afinal, são nessas ocasiões que os sites apresentam mais congestionamento por conta de um aumento no volume de visitas e de transações. Afinal, é onde o consumo cresce não só no Brasil como em diversos outros pontos.

Tanto para quem vende nacionalmente quanto internacionalmente, esses picos são situações preocupantes, mas que podem ser contornadas, conforme mostramos.

Por isso, a manutenção preventiva, bem como os cuidados citados acima fazem uma grande diferença para que você não perca clientes potenciais na sua empresa.

Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.