Pagamento Online

Como fazer pagamento e recebimento QR Code? Dica + vantagens

1 de February de 2024
Como fazer pagamento e recebimento QR Code? Dica + vantagens<

Os lojistas sempre buscam meios de otimizar os meios de pagamento tanto para diversificar suas formas de cobrança para melhor como também para facilitar a vida do cliente. Nos últimos anos, vimos o crescimento do pagamento e recebimento QR Code.

Em 2022, o número de consumidores que fazem pagamento por meio dessa tecnologia estava na casa de 1,5 bilhões. A expectativa é que a marca de 2,2 bilhões seja atingida até 2025, segundo dados da Juniper Research publicados pelo Olhar Digital.

Esse modelo de transação caiu tanto nas graças dos consumidores quanto dos vendedores, especialmente os microempreendedores que podem receber pagamentos digitalmente via Pix por meio dessa tecnologia.

A conveniência é um dos principais benefícios que as pessoas apontam para esse meio de fechar uma compra.

Mas afinal, o que é essa tecnologia e como funciona o pagamento e recebimento QR Code na prática? 

Nesse conteúdo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e mostrar como implementar esse recurso no seu negócio. Leia o artigo até o fim!

O que é pagamento e recebimento QR Code?

O QR Code (Quick Response Code, ou código de resposta rápida) é um recurso semelhante a um código de barras, mas bidimensional e que ocupa uma área quadrangular. Ele tem um fundo branco e uma série de pequenos desenhos gráficos pretos que são gerados automaticamente e carregam uma grande quantidade de informação específica.

Os códigos de resposta rápida servem para mil e uma utilidades, como abrir arquivos, links, coordenadas geográficas e até instruções para pagamentos, que é o tema do nosso tópico.

Quando um vendedor gera um QR Code, basta o cliente apontar a câmera do celular para o código que serão abertas instantaneamente as informações ali contidas.

Essas informações podem ser os dados bancários do vendedor para o envio do Pix ou até mesmo as instruções de uma compra específica de um produto ou serviço pelo cartão de crédito ou débito.

Atualmente, até boletos bancários também contam com pagamento e recebimento QR Code como uma opção extra ao código de barras. Fica a critério do consumidor escolher o método que mais lhe agrada.

Quais são os tipos de pagamento por QR Code?

Como já mencionamos, o pagamento e recebimento via QR Code pode ser utilizado para diversos tipos de transação, como Pix, cartão de crédito e débito, boleto bancário e até carteiras digitais, como Google Pay ou Apple Pay.

Entretanto, nem todos esses QR Codes são os mesmos. É possível classificá-los em dois tipos diferentes:

QR Code Estático

Esse tipo de QR Code é único e utilizado em situações de comércio que o valor do produto ou serviço prestado não muda. 

Como o próprio nome diz, o QR Code estático é sempre o mesmo e, consequentemente, carrega constantemente as mesmas informações de transação, como conta de destino e o valor X de determinado produto ou serviço.

Sendo assim, um novo QR Code nunca é gerado, sempre o mesmo é utilizado para fechar negócio. Esse tipo código é muito comum entre pequenos empreendedores que vendem só um tipo de produto ou só prestam o mesmo serviço. 

QR Code Dinâmico

Por sua vez, o QR Code dinâmico é sempre novo e é gerado de forma inédita de acordo com uma transação.

Por exemplo, imagine um cliente que comprou há poucas horas um livro em um marketplace por meio de pagamento Pix em QR Code. Caso agora ele volte no mesmo site para comprar um novo produto (ou até o mesmo produto), um novo código inédito e intransferível será gerado com as informações daquela compra em específico.

Em resumo, o QR Code dinâmico muda sempre que outra operação for feita. Esse tipo de código é mais valioso para empresas maiores com amplo catálogo de produtos ou serviços e que ainda desejam configurar juros, cupons de descontos e outros recursos de forma customizada para cada compra.

Quais as vantagens do pagamento e recebimento QR Code?

A grande vantagem do pagamento e recebimento QR Code é sua conveniência. Afinal, como eles são integrados a dispositivos móveis, como smartphones e smartwatches, o consumidor pode fazer o pagamento sem a necessidade do cartão físico ou de inserir uma senha. 

Basta escanear o código com a câmera do dispositivo que todas as informações da transação serão processadas instantaneamente com autenticação feita no próprio aparelho.

O processamento e confirmação da compra são rápidos, o QR Code hoje é aceito na grande maioria dos estabelecimentos (virtuais ou presenciais) e diversos meios de pagamento podem ser aliados à prática.

Pix, boleto bancário, carteiras digitais, cartão de crédito e débito via aplicações e gateways de pagamento estão disponíveis para fechar negócio convenientemente com essa tecnologia. 

Como implementar QR Code no meu negócio?

Para implementar pagamento e recebimento QR Code no seu negócio, seja ele presencial ou digital (ou ambos!), você precisa contar com a parceria de um bom gateway de pagamento que ofereça suporte para essa tecnologia.

Gateways de pagamento são plataformas que funcionam como intermediários no processamento de pagamentos entre clientes, empresas e instituições bancárias. 

Além de segurança criptográfica de ponta a ponta e de todas as conformidades regulatórias, um bom gateway também oferece a infraestrutura completa de transações financeiras e controle de recebíveis para que o lojista ofereça meios de pagamento diversos (online e offline) e perfeitamente integrados em uma plataforma central.

Ofereça QR Code e outras formas de pagamento para que seu cliente tenha uma experiência de compra completa, conveniente, agradável e segura com seu negócio, seja ele digital ou presencial.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Continue acompanhando nosso blog para mais novidades sobre meios de pagamento! Até a próxima!

Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.